domingo, 31 de maio de 2009

" TOMAI TODA A ARMADURA DE DEUS"

Texto: Efésios 6. 10-17
Um Internauta que não se identificou, mas me enviou um post como anônimo, pediu para dar um pequeno "lampejo' sobre o texto de Efésios 6.10-17.
Aí está meu amado "irmão" Internauta, anônimo! Que Deus te abençoe e sejas instruído com este singelo comentário..
Éfeso era um importante porto na costa oeste da Ásia Menor, localizado perto da atual Izmir. Efésios revela o ‘mistério’ da igreja como nenhuma outra epístola. A intenção ‘secreta’ de Deus é revelada nos seguintes pontos: 1- formar um corpo para expressar a plenitude de Cristo na Terra; 2- fazer isso unindo as pessoas, tanto os judeus quanto os gentios, dentre os quais Deus habita; 3- equipar, habitar e amadurecer seu povo a fim de que eles estendam a vitória de Cristo sobre o mal.
Em efésios Cristo é revelado das seguintes maneiras: I- Ele é o redentor – aquele em quem e por quem a história será definitivamente consumada; II- Ele é o pacificador que reconciliou o homem com Deus; III- Ele é o tesouro em que são encontradas as riquezas inescrutáveis da vida; IV- Jesus é o doador dos dons do ministério à sua igreja; V- Ele é o marido modelo, dando-se sem egoísmo para realçar sua noiva; VI- Ele é o Senhor, poderoso na batalha, o vencedor.
Enquanto estava preso em Roma, por volta de 62/63 d.C. , Paulo escreveu Efésios, Filipenses, Colossenses e Filemon, confinado e aguardando julgamento. Escreve esta carta e envia através de Tíquico. Ele esta algemado a um soldado romano às 24 horas do dia. Então usa a figura do soldado para falar do "soldado de Cristo". Na carta aos Efésios Paulo estabelece padrões:
1. Para a vida pessoal. Efésios 1.3 - Efésios 2.13 2. Para a vida na comunidade cristã. Efésios 4. 6 e Efésios 5. 1-2 3. Para a vida familiar. Efésios 5. 22, 25 e 6. 1
Efésios 6. 10 “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do”seu poder..." São palavras de despedida. Presente imperativo v.10 "Fortalecei-vos": Não podemos ser fortalecidos por nós mesmos. Não somos fortalecidos uma vez e pronto. É um fortalecimento contínuo. Minuto a minuto. João 15. 1-5. “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. Sem Jesus o crente não consegue este fortalecimento.
1. POR QUE ESTE FORTALECIMENTO É NECESSÁRIO?
Porque o conflito a ser enfrentado é muito grande. v.11 “Tomai toda armadura de Deus...”
A armadura completa inclui escudo, espada,lança, elmo, e couraça. Armadura de um soldado era freqüentemente uma amostra de esplendor.(grande brilho,magnificência, grande brilho da luz) O texto indica que Deus é quem providencia a armadura. A palavra grega tem sentido militar indicando assumir um posto de vigia.Também indica ficar e sustentar-se numa posição crítica durante a batalha. A palavra indica ainda uma luta corpo a corpo.
A luta não é contra forças humanas, mas malignas. V.12 “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.”
A ordem em que às peças são descritas, é a mesma que o soldado usava para vestir sua farda. v.13 "Portanto, tomai toda a armadura de Deus..." A palavra era usada como um termo técnico militar descrevendo a preparação final necessária antes do início da batalha, com o propósito de ficar firme contra. Embora a palavra possa significar chegar à vitória, aqui significa “ter feito tudo o necessário” e tudo o que a crise exige para rechaçar o inimigo e manter a posição.
A. O cinto. Efésios 6.14. “Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;” Os soldados romanos usavam de um a três cintos para prender a espada e para proteger a região abdominal do corpo. O cinto não fazia parte da armadura, mas servia para amarrar a roupa. Cingir-se é um ato preparatório para realizar algum trabalho.
Ilustração de Lucas 12. 35 “Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias. - E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que, quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe.”

Cingir-se de que? Da verdade.Verdade igual à integridade. Sinceridade. Jó 1. 8 “E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? “Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.”

B. A couraça da justiça. Efésios 6. 14b. Couraça = A palavra denota uma peça da armadura que pode indicar qualquer coisa que, a qualquer tempo, protegesse o corpo entre os ombros e os lombos. O soldado romano mediano usava uma peça de metal, mas aqueles que podiam pagar usavam a melhor disponível. O que é justiça? É dar a cada um o que cada um merece?

Só Deus sabe fazer isso! Qual deve ser nosso alvo? Sermos justos / honestos com os outros. Mateus 5. 37 “Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” Ao falar sobre os outros, ao agir diante dos outros. C. As sandálias. Efésios 6. 15 “E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;” Pode ser referir à caliga um forte e pesado sapato usado pelos soldados romanos, ou ao calceus um sapato menos grosseiro que era usado pelos oficiais.

Haviam pregos nas solas das sandálias do soldado romano para dar firmeza. Vejamos João 16.33. Precisamos de firmeza. “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” "Deixai que o evangelho da paz, como sapatos em vossos pés, para dar firmeza". A idéia é: Estar pronto para atacar com o Evangelho. Para colocar o evangelho sempre que as oportunidades surgirem. Seja um mensageiro da paz que os corações necessitam.

D. O escudo. Efésios 6. 16 “Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno”. Refere-se ao escudo grande retangular. È o scutum dos soldados romanos que tinha uma estrutura metálica e, às vezes, uma massa de metal no centro. Frequentemente as várias camadas de couro eram ensopadas e socadas na água antes da batalha, a fim de apagar os dardos incendiários do inimigo. Cobria todo o corpo. Na ponta das flechas havia combustível e fogo. Alguns escudos eram protegidos por couro. Quais as flechas lançadas contra nós hoje? Impureza, medo, dúvida, língua mal dizente.A fé é a arma invicta. Nunca perde.

E. O capacete. Efésios 6. 17 “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;”
Uma proteção ao redor da cabeça, elmo, capacete. O soldado romano usava um elmo de bronze, equipado com protetores para o rosto. O elmo era um item decorativo e caro que tinha por dentro uma camada de feltro ou esponja que tornava suportável carrega-lo. Nada mais leve que um machado ou martelo pesado poderia quebrar um elmo pesado. A salvação que temos em Cristo é a nossa grande proteção. Perdoa os pecados passados. Protege de pecados futuros.
F. A espada. Efésios 6.17b. “e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;” É a Palavra de Deus. Conforme Hebreus 4. 12 “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

5 comentários:

  1. Eu acho que o anônimo sou eu,
    esqueci-me do e-mail que tinha enviado.

    Mui grato pela explanação.

    meu nome é Wallace, tem no perfil do Blog.

    a paz dO Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Ok meu amdo irmão "ekklesia" Que Deus seja contigo.
    A Paz do Senhor

    ResponderExcluir
  3. muito interessante.
    Que o Senhor Deus t abençoe pastor.
    A Paz do Senhor Jesus!!

    ResponderExcluir
  4. Pb. Marcus Vinicius da annunciação11 julho, 2009 09:55

    Caro João,

    Estou agrupando material que fale sobre Levitas, dentro do contexto da divisão atribuida aos filhos de Levi, Merari, Coate e gerson. Hoje quando se fala em Leitas, as pessoas associam a louvor (Músicos). Eu vejo neste texto que esta relacionado a divisão de trabalhos na casa do Senhor.
    Você teria algum material que fosse acresentar.

    Que o Senhor Deus t abençoe pastor.

    Pb. Marcus Vinicius da Annunciação.

    ResponderExcluir
  5. Meu amado irmão Marcus Vinivius
    Em breve postarei também este assunto. está na Pauta dentre tantas prioridades.
    Deus te abençoe!!
    PAz

    ResponderExcluir