sábado, 9 de maio de 2009

"AS CINCO FASES DO SONO"

O que é o sono?
Os especialistas no assunto dizem que passamos cerca e um terço(1/3) de nossa vida dormindo. Será? Dizem que dormir bem é essencial. Eles, os médicos, sabem que o processo do sono é regido por um relógio biológico muito bem ajustado num ciclo de 24 horas, moldados geneticamente e seu funcionamento sincrônico depende de fatores externos, como iluminação, ruídos, odores, hábitos, tipos de colchões, vida social, etc. Um hormônio chamado melatonina - produzido no cérebro pela grãndula pineal é o principal agente ou peça do mecanismo dessa engrenagem. Deus faz mesmo as coisas perfeitas. Não acham? Este hormônio entra em funcionamento logo que o sol se põe, avisando o organismo que é hora de se preparar para dormir. É óbvio que isso começa, a temperatura cai, como também a pressão arterial. Lembram que damos uma piscadela de olho como cochilo? Então, é isso aí! rsrs.
Quando passamos uma madrugada em claro, é como se estivessemos levemente bêbados. Há prejuízos na coordenação motora, também o raciocínio fica com sua capacidade precária. Já que não dormimos, deixamos o organismo em pendência de cumprir as tarefas que lhe compete.
Se não dormimos as consequências são gradativas, mas, ocorrem. Envelhecimento precoce, um certo tipo de "nanismo". Pior ainda, para aqueles que dependem psicotrópicos para dormir. Que tristeza. Infelizmente com a modernidade, as "doenças modernas", tem se tornado uma verdadeira fonte de renda e de enriquecimento para os diversos consultórios de psicologia, psiquiatria, parapsicologia, etc. A solução, nem sempre é encontrada com satisfação total do corpo. As cicatrizes são eternas.
De acordo com o Manual do Sono, este se divide em pelo menos cinco fases
Adormecimento - dura alguns minutos, talvez 15min. Ocupa de 3 a 5 por cento da noite de sono. É a chamada popularmente de zona de transição entre o estar acordado e dormindo. A tensão muscular diminui em razão das onda irregulares produzidas pelo cérebro. Os batimentos cardíacos e a respiração ficam suaves, os pensamento divagam pelo "mundo da mente". È tanto que se a pessoa for acordada, logo dirá que não estava dormindo. Você já passou por isso?
Sono mais leve - A temperatura do corpo reduz. Os ritmos cardíacos e respiratórios também reduzem. O cérebro emite as ondas lentas. È dito que a metade do tempo total do sono é ocupada nesta fase, cerca de 20minutos. è onde se cruza o limite entre estar acordado e dormindo. Note que se você nos olhos de alguém que esteja nessa fase do sono, levantando até mesmo uma das pálpebras, ela não acordará. É porque os olhos não respondem mais a um estímulo.
Sono profundo 1 - O cérebro emite ondas amplas e lentas. È a fase rápida. Cerca de 5% do tempo do sono ocorre nela.
Sono profundo 2 - Aqui o corpo se recupera do cansaço diário. È onde os hormônios do crescimento são liberados e as células e órgãos recuperados. dura cerca de 55minutos, correpondendo a 20% da noite. è o momento da total inconsciência. Nem se ocorrer uma tempestade ela acorda.
Sono REM - ( - Rapid Yes Moviment -Movimento Rápido dos Olhos) - É onde a atividade cerebral está na sua plenitude de ação. Neste momento, desencadeia os sonhos. Não movimentação dos músculos, estão paralisados, o ritmo cardíaco e respiratório aumentam e a pressão arterial, ao contrário do processo inicial, aumenta. Acontece a chamda "faxina geral" na memória. Ele grava as informações importantes(o cérebro é muito inteligente) e, descarta as inúteis. Muito embora os músculos do tronco, os braços e pernas estejam paralisados, os dedos das mãos e dos pés podem mexer-se. Já viu?
Esta fase é muito parecida com a vida de muitas pessoas. Elas sonham, entretanto devem sonhar, mas sonhar de acordo com vontade soberana de Deus, o Autor das vidas. O Momento REM é o período em que, se a pessoa fora acordada, somente recordará os fragmentos dos sonhos. Veja se você também não passou por isso!?. Sonhou, mas não lembra o sonho. Que coisa! Não se parece com o caso daquele rei que sonhou e queria que seus sábios dissessem o sonho e desse a sua interpretação?
Por fim, os médicos ainda dizem que, nas primeiras horas da noite predominam as fases 3 e 4. Pela manhã, percorre-se de quatro a cinco vezes o circuito do sono completo.
Disse o salmista: " Em paz me deitarei e dormirei porque Senhor, só Tu me fazes repousar em segurança"
Que você tenha um bom sono e belos sonhos.

Um comentário:

  1. Pastor quantas horas no minimo uma pessoa deve durmir, sem prejudicar a sua saúde?

    ResponderExcluir