sexta-feira, 1 de maio de 2009

"O SENTIDO DA PALAVRA DESCANSOU EM GÊNESIS 2.2"

Pr. eu quero saber qual o sentido da palavra descansou em Gênesis 2.2 , afinal Deus não se cansa!Quero entender melhor este asunto. Aguardo resposta. Jéssica Jullian. Olá minha querida irmã Jéssica Para entendermos esta palavra precisamos recorrer aos termos originais Vejamos Gn 2.1-3 1. Vaychulu hashamayim vehaarets vechol tsvaam.v.1 (E foram concluídos os céus, a terra e tudo que lhe concerne). 2. Vaychal Elohim bayom hashvii melachto asher asah vayishbot bayom hashvii mikol melachto asher asah.v.2 (E terminou Deus, no dia sétimo toda a sua obra que fizera, e cessou no dia sétimo toda a sua obra que fizera). 3. Vayvarech Elohim et yom hashvii vaykadesh oto ki vo shavat mikol melachto asher bara Elohim laasot. V.3 (E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou, porque nele cessou toda a sua obra que criara fazendo). Em uma lenda antiga, Deus fala para os filhos de Israel e lhes diz: “ Meus filhos, se vocês aceitarem Meus preceitos (mitsvót), Eu lhes darei o mais precioso dos presentes.”
" E qual será este precioso presente?", perguntaram os filhos de Israel.
" O mundo vindouro foi a resposta".
"Diga-nos como é o outro mundo", replicaram os filhos de Israel.
E Deus responde: "Eu já dei o Shabat para vocês. O Shabat é uma amostra do mundo vindouro".
Através da história, o Shabat tem sido de importância central na vida judaica. Desde os tempos bíblicos em diante, ele tem sido observado como um dia de descanso e rejuvenescimento espiritual. ele tem acrescentado deleite à vida que, de outra forma, seria insípida. As famílias se reuniam no Shabat. Os pais e os filhos jantavam juntos. Oravam juntos. Estudavam juntos. Cantavam juntos. Eram uma família. A essência do Shabat é expressa em Êxodo 20.8-11 "Estejas lembrado do dia de sábado para santificá-lo. Seis dias trabalharás e farás toda tua obra. E o sétimo dia é o sábado do Eterno, teu Deus; não farás nenhuma obra...e repousou (o Eterno) no sétimo dia..." Respeitar o Shabat, os rabinos acrescentaram é o caminho para a salvação pessoal. ( "Se Israel observasse tão somente dois Sabatót consecutivos, o mundo seria redimido" - Shabat 118a.
Mas e o que é trabalho e o que é descanso? O que é trabalho e o que é prazer? Será o descanso um fenômeno puramente físico? O trabalho de uma pessoa pode ser prazer para um outro? O prazer de uma pessoa pode ser trabalho para outra?
Entre outras coisas, este assunto graça sobre o que os judeus têm se perguntado desde o tempo de Rabi Akiva, que foi encontrado por seus alunos, sentado e chorando no Shabat. " Mestre, porque você está chorando no Shabat?" eles perguntaram. "O Shabat não deve ser um dia de prazer?"
Enxugando as lágrimas, Akiva respondeu: " Este é o meu prazer".
O Shabat como dia de descanso tem sua origem na Bíblia, onde o relato é enfático. Depois de criar o mundo em seis dias, Deus repousou no sétimo.
O Shabat é repetidamente mencionado como uma dia de descanso para os servos bem como para os amos, e como o dia em que comemora a redenção de Israel da escravidão do Egito.
O Shabat é considerado o dia mais importante do calendário judaico, mais importante até do que o Iom Kipúr (Dia do Perdão). A Bíblia estabelece que a pena por profanar o Iom Kipur é a excomunhão, Lv 23.30 enquanto a pena por violar o Shabat é a morte, Ex 31.15
Na verdade o Shabat é ainda a cessação do trabalho e, descreve, no caso de Gênesis, o descanso de Deus. Não que Deus se canse, pois, Ele "não Se cansa e nem Se fadiga". É quase unânime que quando o Criador pronunciou Sua aprovação sobre tudo o que tinha feito, inclusive o homem, a coroa da criação, declarou a conclusão da obra. Naquele momento Ele nada mais criaria ou não iria dar início a qualquer outra coisa. Por conseguinte, o homem deve não apenas abster-se de seus esforços mundanos, mas tambem entrar num estado de descanso em e com Deus. Somente a presença e o favor de Deus é que tornam possível este descanso.
Na cultura ocidental, a interpretação daquela expressão é em outra escala. Entendemos descanso como o ato de descansar. Com Deus não é assim que funciona. Ainda, mesmo em nossa cultura, poderemos teologizar, dizendo que Deus como Absoluto e Onipotente, poderia fazer o mundo em um só dia, entretanto Ele o fez em seis. Podendo querer nos ensinar a paciência, organização, equilíbrio, etc.
Enfim, a lição que podemos extrair, dentre muitas é : a observância do Shabat [um dia de descanso - um dia para o Senhor (se bem que todos os dias pertencem ao Senhor)] é o sinal que testemunha que o Eterno é o Criador do Universo e que completou Seu trabalho no sétimo dia. Nós, entretanto, devemos abster-nos de todo o trabalho criativo no "sábado(Shabat)" ( digo em relação ao materialismo, servilismo, trabalho excessivo) para demosntrar que não somos os donos deste mundo, mas somente os servidores de Deus para cumprir Seus mandamentos.
Espero que tenha ajudado a você querida Jéssica.
A Paz do Senhor Jesus Cristo

6 comentários:

  1. Pr. obrigada pela resposta! foi muito esclrarecedora. são nesses momentos que percebemos a importância de buscar a palavra ou o texto original.Fico feliz de ter uma página como essa onde podemos tirar dúvidas e obter respostas confiáveis e esclarecedoras!

    A Paz do Senhor!

    Jéssica Julliana

    ResponderExcluir
  2. Pr. então segundo o q o sr escreveu, evemos guardar o sábado?
    como podemos fazer isso no nosso sistema, em q o domingo, é o dia de descanso?

    ResponderExcluir
  3. Querida Irmã Gigi, não disse que devamos guardar o sábado. Seria a guarda do sábado o selo de Deus nos dias atuais? Não depois da morte Cristo. Não há no Novo Testamento, nenhum assertiva, ou escritor inspirado no Novo Testamento que pomulgue que Jesus ensinou a guardar o sábado. A confusão é que, esquecemos-nos uqe o Israel segunda a carne, possuía dois selos: gardar o sábado, Ex 31.17" Entre mim e os filhos de Israel será um sinal para sempre; porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, e ao sétimo dia descansou, e restaurou-se", e a circuncisão, Gn 17.9-14"Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações.Esta é a minha aliança, que guardareis entre mim e vós, e a tua descendência depois de ti: Que todo o homem entre vós será circuncidado.E circuncidareis a carne do vosso prepúcio; e isto será por sinal da aliança entre mim e vós.O filho de oito dias, pois, será circuncidado, todo o homem nas vossas gerações; o nascido na casa, e o comprado por dinheiro a qualquer estrangeiro, que não for da tua descendência.Com efeito será circuncidado o nascido em tua casa, e o comprado por teu dinheiro; e estará a minha aliança na vossa carne por aliança perpétua.E o homem inncircunciso, cuja carne do prepúcio não estiver circuncidada, aquela alma será extirpada do seu povo; quebrou a minha aliança.

    O povo de Deus não tem, nem precisa desses sinais identificadores de uma nação eleita. Ademais o ensino de Paulo aos Efésios 1.13 " Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa", indica ser o selo de Deus, nesse nosso tempo,o recebimento do Espírito santo,2Tm 2.19 "Todavia o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade", 1Co 9.2 "Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor", Jo 6.27"Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou", Rm 4.11"E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que crêem, estando eles também na incircuncisão; a fim de que também a justiça lhes seja imputada".
    Por último, amada irmã, dos dez mandamentos registrados em Êxo 20, o Novo Testamento ratifica apenas nove, excetuando-se o quarto, que fala da guarda do sábado. Em nehum lugar do Novo Testamento, no entanto, é encontrado o mandamento de se guardar o sábado. Jesus , quando acusado pelos judeus de violar o sábado, afirmou que " o sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado; de sorte que o Filho do homem é Senhor também do sábado" Mc 2.27,28. Evidentemente que com estas palavras jesus defende o princípio moral do quarto mandamento do Decálogo, condenando, de forma explicita o cerimonialismo, e revela a sua autoridade divina sobre o sábdo, para cumprí-lo, abolí-lo ou mudá-lo.
    Dentre tantos motivos que temos para guardar-mos o domingo e não o sábado temos:
    1. Cristo ressuscitou no primeiro dia semana
    2.O primeiro dia da semana foi o dia especial das manifestações de Cristo ressuscitado. Manifestou-se cinco vezes no primeiro domingo e outra vez no domingo seguinte
    3. O Espírito Santo foi derramado no dia de Pentecoste, um dia de domingo
    4. Os cristãos dos tempos apostólicos costumavam se reunir aos domingos para celebrar a Santa Ceia do senhor, pregar, e separar suas ofertas para o Senhor.

    Leia-se abaixo o que os pais da Igreja escreveram sobre o domingo:
    A. Barnabé " De maneira que nós observamos o domingo como regozijo, o dia em que Jesus ressuscitou dos mortos"
    B. Justino Mártir " Mas o domingo é o dia em que todos temos nossa reunião comum, porque é o primeiro dia da semana, e Jesus Cristo, nosso Salvador, neste mesmo dia ressuscitou da morte"
    C. Inácio " Todo aquele que ama a Cristo, celebra o Dia do Senhor, consagrado à ressurreição de Cristo como o principal de todos os dias, não guardando os sábados,mas vivendo de acordo com o Dia do Senhor, no qual nossa vida se levantou outra vez por meio dele e de sua morte. Que todo amigo de Cristo guarde o dia do Senhor!"
    D.Dionísio de Corinto " Hoje observamos o dia santo do Senhor, em que lemos sua carta"
    E. Vitorino " No Dia do Senhor acudimos tomar nosso pão com ações de graça, para que não se creia que observamos o sábdo com os judeus, o qual Cristo mesmo, o Senhor do sábado, aboliu, em seu corpo".

    Por fim querida Irmã, "Nnguém, pois, vos julgue por causa de comida bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.Cl 2.16,17

    Que o Senhor, Deus do sábado e Senhor do domingo, nos ajude a melhorar nosso serviço em relação a Ele.
    A Paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Pr. fica um dúvida acerca do assunto ainda... devemos guardar o domingo então?Se sim, o devemos guardar com o povo de israel guardava o sabado, n poendo faezr grandes esforços, andar longas distancias?
    Quem trabalha todos os dias, estah pecando?

    ResponderExcluir
  5. Querida Gi,
    A pergunta já foi respondida
    Leia e releia a resposta, por favor
    que o Senhor te conceda entendimento
    Paz

    ResponderExcluir
  6. bom dia paz e graça uma duvida, pastor em genesis 2.2 fala ora,havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito,descansou nesse dia de toda a obra que fizera.
    entao quero saber Deus trabalhou no sétimo dia no casa no sábado?

    ResponderExcluir