terça-feira, 2 de junho de 2009

"AS INSTITUIÇÕES EM ISRAEL - PARTE IX - OS ZADOQUISTAS"

Zadoqueus. Na extrema direita dos saduceus estava o grupo conhecido com os zadoqueus. Embora não mencionados em o Novo Testamento, este grupo é importante, porque mostra outra tendência entre os saduceus, talvez dando uma chave quanto à sua origem. Em 1896, um fragmento de um documento foi encontrado numa sinagoga no Cairo.
Publicado em 1910, com o título Fragmentos de uma Obra Zadoquita , este termo entrou em todas as discussões acerca do judaísmo sectário. A descoberta de outros documentos na comunidade de Qumram, do Mar morto, sugere alguma relação entre os zadoqueus, os essênios e a comunidade de Qumram. Um movimento de reforma foi iniciado entre os sacerdotes ( filhos de Zadoque), entre os saduceus, durante o início do segundo século a C.
Quando a reforma fracassou, eles foram para Damasco e estabeleceram uma comunidade sob um novo conjunto de regulamentos, denominado “o novo concerto”. Alguns, então, encontraram seu caminho em direção às comunidades ao redor do Mar Morto. Eram missionários fervorosos, em busca de um mestre de justiça que chamasse Israel de volta ao arrependimento e apareceria no advento do Messias. Eles aceitavam toda a palavra escrita, mas rejeitavam a tradição oral. Eram muito abnegados na vida pessoal e leais aos regulamentos da pureza levítica. Deram grande ênfase à necessidade de arrependimento.

2 comentários:

  1. existe uma igreja em são paulo cujo nome é comunidade zadoque. Essa igreja é um lugar onde se reunem muitos roqueiros, e lah saum cantadas musicas de white metal, q é o metal critão, é um ambiente escuro, como se fosse mesmo um lugar onde se tem shows de rock.
    a pastora da minha ex igreja foi lah, com o seu neto; ela disse que entrou com o pé atrás, mas que depois acabou sentindo a presença de Deus. o que o senhor acha disso? é uma estrategia, ou uma armadilha?

    ResponderExcluir
  2. Como disse em uma postagem sobre "Música na Igreja" e também "Como saber se uma coisa é biblicamente Correta",minha querida Gigi, imagine de fato se fosse essa a maneira correta de se pregar o Evangelho. Que coisa! Será que Deus precisa fazer uso de sse tipo de expediente para salvar?
    Não confundamos as coisas! De fato Deus deseja que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade. Isso é ponto pacífico, entretanto, isso não significa que " o importante é ser salvo~o resto não interessa". Pergunto: Essas músicas cantadas lá, louvam, glorificam e exaltam a Deus? Ou simplesmente balançam o os "esqueletos", a carne, mexem com a sensualidade??
    Está muito claro. É uma estratégia com armadilha, pois,imagino o que deve sentir estas pessoas, tanto os adeptos quanto os praticantes.
    Vida transformada? Acho pouco provável1 Presença de Deus não deve ser confundida com arrepios pelo corpo.
    Cuidado!!
    Deus te ajude!
    Paz

    ResponderExcluir