quarta-feira, 6 de maio de 2009

A CORRUPÇÃO DA DOUTRINA BÍBLICA - PARTE I

Por algum tempo venho percebendo a dificuldade que se apresenta para se definir "Doutrina". É bem verdade que essa dificil definição tem levado muitas igrejas, inclusive a abolir os chamados "Cultos de Doutrina", pois, agindo assim, pensam, os líderes, pastores etc., que evitarão possíveis exageros quanto ao costume. Enganam-se redondamente, haja vista que a falta da "Doutrina" tem permitido que "falsas doutrinas", "erros doutrinários", "falsos ensinos", "falsos princípios", "idéias errôneas", etc., invadam nossas Igrejas e, de certa forma, os crentes, não sendo "doutrinados" na sã doutrina do Senhor tornam-se presa fácil do nosso adversário.
Doutrina é um ensino normativo, terminante, final, extraído das Sagradas Escrituras, concernetes a FÈ em Deus e a PRÁTICA da vida cristã; ensino esse devidamente desdobrado em pormenores e embasado com a apropriada referenciação bíblica. Veja que Paulo escrevendo a Tito disse: " ...a sã doutrina do Senhor" ( Tt 2.1).
Por outro lado há um exagerado crescimento da "falsificação da doutrina". São distorções, aberrações, adulterações, desvios, inovações e truncagem das verdadeiras doutrinas bíblicas. Falsificar a doutrina é formular doutrina antibíblica; isto é, perverter a sã doutrina com falsa base em textos bíblicos mutilados e quase sempre isolados do seu contexto. Consideremos como um sinal dos tempos, o surgimento cada vez maior de doutrinas falsas. Vd Mt 15.9;24.11;1Tm 4.1; 2Pe 2.1; 1Jo 4.1; Cl 2.22.
A Distorção da doutrina bíblica vem em grande parte das igrejas neopentecostais e de outros grupos similares, mas também das seitas falsas, como Igreja Local, Igreja da Unificação, Igreja Messiãnica, Ciência Cristã, Testemunhas de Jeová, Mormonismo, Tabernáculo da Fé, Voz da Verdade, Igreja "Só Jesus". Grande parte dos falsos ensinos está relacionada às operações, ministérios e manifestações do Espírito Santo.
Não podemos esquecer que a Bíblia fala dos desviados da doutrina, 2Tm 2.18; 4.4.
Existem também os falsos ensinos que são, doutrinas bíblicas falsificadas, adulteradas.
Falsas doutrinas que são pseudo-doutrinas, isto é, doutrinas forjadas; nunca foram doutrinas bíblicas. Inclusive, dentro das Assembléias de Deus (antiga e nova).
Há também as falsas religiões, que são antibíblicas, que vêm dos primórdios da humanidade.
Mudam de nome, mas mantém o mesmo conteúdo.
Nao poderia esquecer as falsas seitas que é um falso movimento religioso derivado de uma ou mais religião, verdadeira ou falsa.
Por último, os falsos princípios, idéias e crenças filosóficas.
Prosseguirei aqui por uma semana com uma série de exemplários que pdoerão coibir possíveis erros e, talvez dirimir dúvidas.
A todos que me acompanharem, solicito sua postagem, comentário , pergunta e sugestão.
Que o Senhor nos ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário