sexta-feira, 8 de maio de 2009

"As quatro desculpas utilizadas por Moisés"

1. “Quem sou eu, que vá a Faraó?” Êx 3.11. Moisés conhecia melhor que ninguém o orgulho do rei egípcio e o poderio do Egito; já tentara livrar a Israel fazia quarenta anos e havia fracassado. Deus respondeu-lhe: “Certamente eu serei contigo.” Não seria uma luta de Moisés versus Faraó mas de Moisés apoiado pelo Senhor versus Faraó. Anteriormente, Moisés teve de aprender a não confiar em si mesmo. Agora tinha de aprender a confiar em Deus. O Senhor deu-lhe um sinal de que apoiaria: os israelitas adorariam a Deus no mesmo local onde Moisés se encontrava nesse momento: no monte Sinai. É bom que o obreiro cristão compreenda suas limitações para reconhecer ao mesmo tento o poder ilimitado de Deus que o sustenta, porém não deve ocultar-se atrás de sentimentos de indignidade como escusa para não fazer a obra para a qual o Senhor o chama. 2. “Em nome de quem me apresentarei diante de meu povo?”
Êx 3.13. Talvez Moisés sentisse que se não tivesse o apoio da autoridade do nome de Deus, não seria aceito pelos israelitas, ou talvez desejasse ter uma nova revelação do caráter divino, pois os nomes de Deus revelam quem ele é. Deus revelou-se como “Eu sou o que sou”. O nome indica que Deus tem existência em si mesmo e não depende de outros. Tem existência sem restrições. É como o fogo na sarça que ardia, mas não se consumia. Seus recursos são inesgotáveis e seu poder é incansável. Ele dá, mas não se empobrece, trabalha mas não se cansa. Sustenta sempre o que faz como o que é, de maneira que seu povo pode depender dele e ele é suficiente para enfrentar todas as necessidades deles. 3. “Os israelitas não vão acreditar que eu sou o mensageiro de Deus
Êx 4.1. Em resposta, o Senhor concedeu-lhe três sinais miraculosos que seriam suas credenciais. Cada sinal significativo: A serpente fazia parte da coroa dos Faraós e era símbolo de poder no Egito; a lepra era considerada pelos hebreus como sinal do juízo de Deus; e água representava o rio Nilo, deus do Egito, fonte de sua vida e poderio. 4. “Não tenho facilidade de palavra” Êx 4.10. Deus fez seu servo compreender que alegava impotência ante o Deus onipotente. Acaso não podia Deus facilitar-lhe a capacidade de falar bem? Não lhe havia criado a boca? Não obstante, o Senhor designou a Arão, irmão de Moisés como porta-voz deste. A chamada de Moisés realmente foi significativa, à luz de seu passado e treinamento. Na corte de Faraó ele percebeu que teria de entrar em choque com as autoridades. Não foi sem razão que relutou em solicitar livramento para Israel. Deus assegurou a ajuda divina a Moisés provendo-lhe milagres que o acreditassem diante dos israelitas. Tendo-lhe sido assegurado que Arão seria o seu porta voz, Moisés anuiu à chamada e retornou ao Egito. Qual a desculpa que você utiliza para não atender a chamada de Deus?

Nenhum comentário:

Postar um comentário