sexta-feira, 29 de maio de 2009

"AS INSTITUIÇÕES EM ISRAEL- PARTE VIII - OS HERODIANOS'

Herodianos. Os saduceus de extrema esquerda eram conhecidos como os herodianos. Tirando o nome da família de Herodes, eles baseavam suas esperanças nacionais nessa e olhavam para ela com respeito ao cumprimento das profecias acerca do Messias. Eles surgiram em 6 d.C., quando Arquelau, filho de Herodes, o Grande, foi deposto, e Augusto, enviou um procurador, Copônico. Os judeus que favoreciam a dinastia herodiana eram chamados ‘herodianos’. Este grupo é mencionado em Mateus 22.16 e Marcos 3.6; 12..13.

Os herodianos formavam um partido mais político que religioso. Eram um com os saduceus em religião, divergindo apenas ou noutro ponto político. Jesus previne em Mateus 16.6, os discípulos contra o fermento dos saduceus e em Marcos 8.15, previne contra os herodianos. Este era o da hipocrisia, aquele o da extorsão, do crime , da injustiça, da violação. [1]Vários historiadores concordam em comum que, os herodianos apareceram devido à crença de alguns judeus acharem que Herodes, o Grande, fosse o Messias ( até hoje essa teoria não foi provada).

A origem desta seita encontra-se na contextura político social da Palestina. O fato de Herodes, o Grande assumir o trono na Judéia, feriu a consciência de muitos judeus que olhavam para o que Moisés escrevera em Deuteronômio 17.15 “Certamente estabelecerás como rei sobre ti aquele que o Senhor teus Deus escolher. A um dentre os teus irmãos estabelecerás como rei sobre ti; não poderá por sobre ti um estrangeiro que não seja teu irmão”. Herodes e seus descendentes eram Idumeus, estrangeiros, portanto, usurpadores do trono judeu, dignos do ódio dos conservadores fariseus. Baseados nesta passagem surgiram as doutrinas. Fariseus e herodianos eram inimigos figadais e irreconciliáveis. De vez em quando deflagrava na palestina uma revolta contra os herodianos que apoiavam os publicanos.

Todo o ódio que os judeus votavam contra Herodes, canalizaram, mais tarde contra os herodianos e Fariseus. Herodianos e Fariseus, uniram-se contra Cristo e urdiram, planos para o apanharem, fracassando, porém, sua investida, Mt 22.17. Herodes, o Grande, admitia outra doutrina que muito feria os judeus. Consistia em violar a lei de Moisés para construir templos de idolatria aos romanos e seus imperadores. Os judeus não toleravam semelhante insulto e constantemente se revoltavam contra os herodianos. [1] Jerônimo, Tertuliano, Epifâneo, Crisóstomo, Teófilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário