quinta-feira, 7 de maio de 2009

LÁGRIMAS SECRETAS - "Cura para as Vítimas de Abuso Sexual na Infância" - Dan B. Allender - Prefacio : Dr Larry Crabb

Eu queria que as coisas fossem simples. Gostaria que todos os problemas pudessem ser resolvidos facilmanete através da sincera determinação em obedecer a Deus, de investir tempo regularmente na leitura de sua Palavra e em fervorosa oração. De certo modo, eles podem. O coração que se preocupa de modo sincero com seu compromisso de seguir a Cristo vai conhecer um amor altruísta, vai ser consumido pela maravilha de Deus, e proporcionar alegria a outros será um prazer tão greande para essa pessoa que as preocupações passarão a ter uma merecida segunda prioridade.
Mas nossos corações são enganosos. A simples decisão de render-se completamente aJesus pode dar início a um processo bom; mas existe dentro de nós uma legião tão grande de coisas más, feias e difíceia de serem tratadas, que preferimos nos omitir ao invés de nos rendermos totalmente.
Às vezes tentamos provar a nós mesmos que Deus está contente com nosso grau de maturidade, ao passo que, de fato o Espírito Santo está gentilmente nos levando às regiões mais escuras da nossa alma, as quais fazemos de conta que não existem.
Cristãos que têm a coragem de seguir o Espírito pelas regiões menos amigáveis de nossas almas passam por maus momentos quando acham que o processo de amadurecimento acontece de um modo calmo e tranquilo. Eles encaram o fato de que viver em um mundo decaído muitas vezes expõe as pessoas aa experiências que nenhum filho de Deus jamais imaginou enfrentar; e nossas reações a estas experiências são muitas vezes manchadas por nossa própria ruína.
Quando as pessoas são confrontadas - ainda que não por sua própria vontade- com terríveis pecados e crimes contra Deus, como abuso sexual, forças poderosas começam a agir dentro delas de modo a fazê-las odiar a experiência de dar-se a outras pessoas. Exortá-las a que "confiem dem Deus" geralmente causa frustração e provoca dúvidas atrozes sobre a realidade e validade da fé cristã.
Um dos grande desafios da igreja de hoje é trocar um modelo simplista de santificação por uma compreensão do Evangelho que seja ao mesmo tempo simples e contundente, penetrando com poder no íntimo de almas arruinadas e cheias de pecado. Esta mudança exige um trabalho pioneiro voltado à questão de problemas como abuso sexual na infância. Problemas que, pelo fato de não permitirem que reconheçamos tão facilmente a vitória absoluta de Cristo, tendem a ser ignorados.
Se este esforço pioneiro é bíblico, ele deve enfatizar que a imagem de Deus é o ponto central ao redor do qual deve-se desenvolver uma visão sólida da personalidade; deve ratificar que nossa propensão ao pecado - e não os pecados que foram cometidos contra nós - é que é o nosso maior problema; deve proclamar que o perdão - e não a plenitude - é a nossa maior necessidade neste momento; deve asseverar que o arrependimento - não insights - é que vai promover a verdadeira dança.
Aconselho a você meu leitor,vítima ou não de abuso sexual, a mergulhar nas páginas desse magnífico livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário