segunda-feira, 18 de maio de 2009

COMO SABER SE UMA COISA É PECADO?

Haja vista à insistência de email´s que recebo com indagação do que é pecado, o que se pode ou não fazer, o que deve ou não fazer. Explicar ou responder essas pergntas requer muito cuidado, e o primado das Escrituras, pois, uma má interpretação de um texto pode ser a "porta" de escape e entrada para muitas heresias e erros doutrinários, sobretudo exagero. Estou re_postando de forma bem suave e, no decorrer das indagações e sugestões, esclarecerei à luz da Bíblia. Vejam abaixo o que postei no mês de abril:

Por vezes, sou interrogado, interpelado por algumas pessoas, crentes também não crentes, mas interessadas em saber o que é ou não correto. Confesso que num mundo tão relativista, sociedade tão pluralista, mundo globalizado, "sinto dificuldades" de explicitar o ponto de vista bíblico, haja vista nem sempre dispor de um momento acadêmico. Isto posto, postarei de forma resumida, pelo menos um norteador que poderá ajudar a direcionar o leitor em dúvida, a seguir um caminho comedido e dirigido pela Palavra de Deus que, em tudo nos direciona. Pergunte-se sempre quando for agir e depender de orientação:

1º Esta coisa tem aprovação divina ?

2º Esta coisa, depois de feita ou concretizada redunda em Glória para Deus?

3º Esta coisa, depois de concretizada ou feita suscita dúvida moral?

4º Esta coisa, depois concretizada ou feita produz bom testemunho?

5º Esta coisa, depois de feita ou concretizada produz remorso?

6º Esta coisa, depois de concretizada ou feita prejudica o próximo?

7º Esta coisa, depois de feita ou concretizada deixa dúvida??

Enfim, a questão não é saber se é ou não pecado, pois, nem tudo é pecado, e, as vezes constitui-se como embaraço que conduzirá ao pecado. O importante é observar o que as Escrituras dizem a respeito de qualquer que seja o assunto a ser ensejado. Que Deus te oriente segundo o beneplácito de Sua absoluta vontade!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. pois é seguindo essas perguntas chegamos a conclusão do asunto. pelo menos nós que temos o Espírito Santo em nossas vidas logo identificamos quando é pecado ou não e mesmo quando praticamos o pecado logo algo dentro de nós nos traz a responsabilidade e as consequencias daquela atitude, é certo que as veses pecamos sem perceber pois somos humanos mas há pessoas que estão tão acostumadas a viver no pecado que nem percebem mais o erro e aceitam aquilo como verdade e/ou prática conciente ou inconciente; já ouvi pessoas também utilizarem versículos bíblicos ,mal interpretados claro, como base que permite tal atitude diserem até que só se torna pecado se nosso coração ou mente condena e isso saiu da boca de crente!
    bom, na minha opinião toda analise antes de tomar alguma atidude é válida e nada melhor que procurar as respostas na bíblia e orando a Deus sei que às veses é difícil pois o natural do homem é querer responder pelos seus atos, ser ancioso e impulsivo, e quem as veses não é?mas com tudo isso Deus nos ajuda a discerni as coisas quando mostramos que somos dependentes Dele.

    ResponderExcluir
  3. Fala meu pastor... Uma das atitudes que observo para saber se o que vou praticar é pecado é esquadrinhar o meu coração, pois conforme está escrito, se o meu coração não me condena, tenho paz com Deus... Um grande abraço na paz de Cristo... Paulo Sabino...

    ResponderExcluir
  4. Prezao e querido irmão Paulo sabino. Permita-me discordar do amado irmão! Com todo o respeito que tenho pela sua pessoa, discordo quando o irmão diz que "Uma das atitudes que observo para saber se o que vou praticar é pecado é esquadrinhar o meu coração...". Acho que o irmão "pegou" pesado! ESQUADRINHAR = {Buscar com cuidado e diligência, e até nos menores recantos; pesquisar; espionar; estudar com cuidado; perscrutar}. Desculpe-me amado, porém, essa função ou ação, o homem não tem condições mínimas de fazê-lo, senão o Espírito de Deus, O Próprio Deus sim, Ele é o único que pode fazê-lo. Ademais, podemos até mesmo tentar entretanto ficaremos pelas "beiras", sobretudo quando o assunto diz respeito à contraposição daquilo que mais desejamos. Pela nossa própria natureza, não temos condições, ainda que ínfimas de assim proceder.
    Por outro lado, precisamos considerar o que bem falou o profeta Jeremias" enganoso é o coração do homem mais que todas asc coisas. E quem o conhecerá/esquadrinhará?
    De fato, consigo perceber o que amado pretendeu dizer, entretanto, há que se ter cuidado, pois quando asseveramos, corremos o risco de, mesmo sem intenção,corroborar para uma má interpretação de doutrinas bíblicas.
    No caso em tela, sobre o qual o amado se refere,o versículo " se o meu coração não me condena, tenho paz com Deus", neste ponto, está totalmente fora do contexto exposado...
    Espero que o amado tenha entendido.

    Um grande abraço em vc e em toda a família!
    Saudades...
    Paz.....

    ResponderExcluir