sábado, 23 de maio de 2009

"AS INSTITUIÇÕES RELIGIOSAS EM ISRAEL - PARTE VII - OS ESSÊNIOS"

Essênios . Vem do grego, ‘Esssênoi’ = curador – comunidade religiosa judaica que floresceu entre o I sec. a C. e o I sec. d.C. Estes representavam o desenvolvimento na extrema direita entre os fariseus. Eram uma ordem distinta, na sociedade judaica, mais que uma seita dentro dela. Sendo o elemento mais conservador dos fariseus, eles enfatizavam a observação minuciosa da lei. Formavam uma rigidamente devota.
Eram a sobrevivência dos ‘hasidins’ ( já mencionados), mais estritos, influenciados pela filosofia grega. Com as descobertas do Mar Morto, a partir de 1947, o assunto ficou mais claro pra nós. Parece que eles aguardavam um messias que iria combinar as linhagens real e sacerdotal, numa estrutura escatológica. Provavelmente os essênios nasceram dos assideus do período Macabeu. Eram homens retos que pressionados pela perseguição refugiaram-se no deserto. No princípio eram grupos isolados sem qualquer organização nem política, nem religiosa. Talvez a esta primeira fase da história dos essênios se refira o “Documento de Damasco”.
Este Documento faz alusão a um período em que um grupo do povo andou sem rumo por 20 longos anos, até que apareceu o “Mestre da Justiça”, que organizou os essênios. É bem provável que este ‘Mestre da Justiça” tenha sido o autor das “Regras da Comunidade” e dos “Salmos de Ação de Graças”. Este “Mestre da Justiça”, foi um sacerdote, que contou com o apoio de outros sacerdotes que se separaram do templo de Jerusalém. A vida comunitária dos Essênios [1]Antes de levantar o sol, não dizem uma palavra sobre termos comuns, mas recitam certas orações que recebem de sus pais; depois disso são enviados por seus superintendente a exercitar as artes nas quais são peritos, e nestas trabalham com grande diligência até a hora Quinta ( 11 horas da manhã) . Então tornam a reunir-se todos no mesmo lugar, vestem túnicas, banham seus membros em água fria. Após esta purificação, recolhem-se numa estância, na qual não se permite entrar pessoa de outra qualquer seita; e vão com o garbo à sala das refeições, como se estivessem indo a um templo santo, e ali se sentam. Vem o padeiro e põe dante deles pães, mas com muita ordem; e o copeiro leva-lhes `a mesa um prato de comida, de uma só qualidade e pões na frente de cada um. Um sacerdote dá graças antes da refeição, sendo ilícito comer, sem antes ter dado graças; o mesmo sacerdote, terminada sua refeição, torna a render graças. Assim, tanto ao começar alguma refeição como ao terminar, louvam a Deus, como aquele que lhes proporciona os alimentos 1. As Doutrinas Essênias a) consideravam-se servos de Deus, não imolavam animais b) viviam em aldeias, fugindo à vida contaminada nos grandes centros c) não ajuntam tesouros d) não fabricam arcos ou flechas, nem espadas, lanças e nem as possuem e) não existem entre eles escravos f) são monoteísta convictos g) praticam a moral h) guardam o Sábado i) ensinam a piedade e a santidade j) respeitam os anciãos k) cuidam dos enfermos com carinho e amor l) ensinam a amar todos os homens m) criam que eram incapazes de praticar o bem tendo em vista suas limitações, por isso confiavam na força de Deus n) esperavam dois messias o) aceitam a ressurreição e a vida além túmulo p) em doutrina, seguiam fielmente o Antigo Testamento.

Um comentário:

  1. A tirar a paret dos dois messias, e o sábado, eles faziam aquilo q nos critãos devemos fazer.

    ResponderExcluir