sábado, 30 de maio de 2009

"O ESPÍRITO SANTO E OS DONS ESPIRITUAIS - PARTE I

Texto Bíblico 1Co 12.1-10
Introdução
A beleza de uma noiva está nos seus adornos. Assim a beleza da Igreja está nos dons espirituais que o Espírito Santo traz e distribui entre os seus servos, pois através deles, ela é envolvida pela glória de Cristo.
A experiência do batismo com o Espírito Santo introduz o crente em uma nova dimensão da vida cristã, criando condições excepcionais para a edificação, o testemunho e a vitória da igreja. Naturalmente o que se segue, isto é, após o batismo com Espírito Santo, são os dons espirituais, verdadeiros presentes do amor que Cristo oferece e autorga à Noiva.
Os dons espirituais não são virtudes, talentos ou habilidades humanas. Não são recursos ou esforços terrenos. São privilégios, dádivas do Espírito Santo à Igreja de Cristo, através dos crentes batizados com o Espírito Santo, Atos 19.6.
A - A CLASSIFICAÇÃO DOS DONS ESPIRITUAIS.
Dons espirituais são capacidades que Deus concede aos crentes para que O sirvam. Don espiritual é uma concessão especial e sobrenatural de capacidade divina na pessoa humana para serviço especial na execução do propósito divino através da Igreja.
Cada crente tem pelo menos um dom. “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” 1Pe 4.10.
O capítulo 12 de 1 aos Coríntios apresenta nove dons. A saber.
Paulo trata de dons espirituais, analisando-o num contexto de divisões e frouxidão moral numa igreja a qual nenhum dom faltava. 1Co 1.7
I. DONS DE SABER - 1Co 12.8,10
Esses dos manifestam a multiforme sabedoria de Deus,
Estes dons operam como olhos espirituais da Igreja, da parte de Deus e ao mesmo tempo com a mente de Deus através da Igreja.
1. A palavra da sabedoria.
Este dom destina-se à tarefa de dirigir, administrar, solucionar problemas e ganhar almas, Ec 10.10;Tg 1.17; At 6.3,10; 15.28; Pv 4.7-9; 1Co 2.6-10. Estêvão era cheio desse dom.
2. A palavra da ciência.
Revela as profundezas de Deus, o conhecimento sobrenatural dos mistérios divinos, At 13.1; 14.9; Jo 2.25; At 9.10,11,12,18; 26.24,25.
3. O discernimento de espíritos.
Revela a verdadeira fonte e natureza das manifestações espirituais. Identifica, previne, discerne, percebe, vê e esquadrinha. At 5.1-11; 8.19-21. Esse dom operou em Pedro. Lembremos de Simão, o Mago com fingimento.
II. DONS DE PODER - 1Co 12.9,10
Esses dons manifestam o poder de Deus. Eles operam como as mãos espirituais da Igreja, da parte de Deus.
1. A Fé. Excelentes para grandes empreendimentos, para momentos de perseguição e para a obra de intercessão, At 4.18-20. “Não falar e não ensinar”.
2. Dons de Curas. No plural, devido a multiforme manifestação divina para eliminar enfermidades. Abrem uma fonte de saúde e bem estar. At 9.34,35. Enéas estava enfermo havia 08 anos
3. Operação de Maravilhas. Revela o poder de Deus para coisas absolutamente extraordinárias e miraculosas, At 9.40; (a ressurreição de Dorcas) 19.11,12(a ressurreição de Êutico); 20.9.
4. Em Jesus esses dons operam em sua plenitude. At 2.22 a) “maravilhas” = demonstração de poder (dunamis) b) “prodígios” = operações de maravilhas (teras) c) “ sinais” = sinal comprovador, autenticador (semeion)
III. DONS VERBAIS – 1Co 12.10 Esses dons manifestam a mensagem de Deus. Eles operam como a boca espiritual da igreja, da parte de Deus.
1. A profecia. O dom de profecia é o que comunica a mensagem de Deus ao crente ou à Igreja. A profecia não se destina a orientar assuntos particulares das pessoas, como casamento etc. A profecia é para exortar edificar e consolar, 1Co 14.3. É um dom muito desejado, mas muito melindroso, e distinto do dom ministerial de profeta, citado em Ef 4.11. A assembléia de Atos 15, tinha a presença de profetas, entretanto quem dirigiu foi Tiago,v.13.
2. Variedade de Línguas. As línguas estranhas na Igreja neo-testamentária podem ser sinal e dom. Elas podem ser sinal do batismo com o Espírito Santo (At 2.4; 10.46 ) ou podem ser as línguas variadas do dom. As línguas estranhas abrem um novo caminho ao crente para sua vida de oração, adoração, intercessão, glorificação e edificação pessoal.
3. Interpretação de línguas. Este dom revela o mistério contido nas línguas estranhas. Às vezes os dons de variedade de línguas e interpretação de línguas correspondem ao de profecia e produzem um motivo especial de louvar ao nome do Senhor Jesus, 1 Co 14.5.
B - O PROPÓSITO DOS DONS ESPIRITUAIS.

Deus nada faz sem propósito definido. Logo, há importantes propósitos nos dons espirituais. Eles se destinam a: 1. Glorificar a Pessoa de Cristo, Jo 16.14. 2. Revelar a Igreja como corpo de Cristo, manifestando sua unidade espiritual. 3. Equipar a Igreja para a gigantesca tarefa de evangelismo mundial, Mc 16.20; Rm 15.19,29. 4. Promover a edificação universal da Igreja, 1Co 14.3,12,26. 5. Tudo “o que for útil”, como superar e neutralizar heresias e filosofias satânicas; confirmam a Palavra de Deus, Mc 16.15-20; Hb 2.3,4.

Ao outorgar à sua Igreja o privilégio do dom de participar dos dons espirituais, o Senhor deseja que cada membro cresça espiritualmente a caminho de uma perfeição espiritual, a plenitude da maturidade cristã, a própria imagem do Senhor Jesus. Não nos esqueçamos de que todas as coisas devem sempre ser feitas decentemente e com ordem, 1Co 14.40. E assim o santo nome do Senhor será engrandecido.

C - PRECAUÇÕES QUANTO AO USO DOS DONS ESPIRITUAIS.

1. Em primeiro lugar, tenhamos cuidado com o que a Bíblia afirma e não acrescentemos nada ao que ela não afirma. É incorreto mencionar dom de expulsar demônios, dom de visão, dom de cantar, etc., porque a Bíblia jamais os menciona.

2. Os dons não são de nossa propriedade. O fruto do Espírito permanece conosco e em nós, mas os dons são MANIFESTADOS para a ocasião em que se fazem necessários. Os dons não são nossos, são do Espírito Santo. 3. Os dons não são um atestado de santidade. A Bíblia não diz PELOS DONS, mas PELOS FRUTOS os conhecereis, Mt 7.16,17. 4. O espírito do profeta está sujeito ao profeta. Devemos ser prudentes, humildes, moderados, submissos e cautelosos no exercício dos dons espirituais, 1Co 14.32; Mt 25.14,15. 5. Os dons não são concedidos para proveito pessoal e egoístico. São para glorificar a Cristo e não ao homem, 1Co 12.4,11; Lc 9.51-55; 1Co 14.23. 6. Os dons não substituem a Palavra de Deus. A Palavra é inspirada pelo Espírito e o Espírito confirma a Palavra, Jr 1.12. Jesus lutou contra Satanás, no poder do Espírito, usando a palavra de Deus, Mt 4.1-11. O Espírito e a palavra estão sempre em perfeita harmonia. Homens cheios do Espírito são homens cheios da Palavra, Ef 5.18,19; Cl 3.16.

D - ATUALIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS.
1. A dispensação do Espírito não chegou ao seu fim. Por isso, todos os sinais e evidencias que começaram a se manifestar no Dia de Pentecoste continuarão até o Dia do Arrebatamento. Se somos a mesma Igreja, temos de experimentar o mesmo poder.
2. Os dons são necessários até o fim. É verdade que um dia os dons cessarão, 1Co 13.8. Mas esse dia ainda não chegou. Até que chegue, busquemos com zelo os melhores dons, 1Co14. Que os pastores recebam o dom de sabedoria; os mestres recebam o dom da ciência; os intercessores recebam a fé; os evangelistas recebam a operação de maravilhas e os dons de curar e a igreja profetize, fale e interprete as línguas, aleluia!
3. O arrebatamento será o limite. Esperamos a Jesus todos os dias. E o esperamos trabalhando, usando os dons, como um poderoso equipamento. E quando ele vier, prestaremos contas de tudo quando fizermos, na graça do Senhor, no amor de Deus e nos dons do Espírito Santo. Assim seja.

7 comentários:

  1. E a formula para conseguir ter os dons? Ja que nao se pode comprar com dinheiro, como Simao, o magico quis em atos 8. Sera que seria com muita oracao e jejuns, Deus faz essa barganha? Que tal umas campanhas para receber todo esse poder? Orar muito de madrugada, quem sabe? Afinal a fila eh menor, como dizem, com grande ar de sabedoria. E para que serve entao o costume de jejuar para Deus curar fulano ou ciclano. Tem ate pastor que afirma, tem hora que nao adianta so orar, temos que fazer um jejum para Ele agir. Sera? Deus se alimenta disso? E se a primeira campanha de jejum nao der resultado, vem mais sete, (afinal sete eh o numero magico de Deus), Ele vai ficar muito feliz e dara o que pedirmos?
    Pra que os dons afinal, se temos toda essa bagagem religiosa e todo esse costume anti-biblico? Eh so barganharmos com Deus, coloca-lo contra a parede e pronto. Pra que fe, dons, promessas incontestaveis, se podemos negociar? Eh mais facil e nao da nenhum trabalho em ficar lendo a biblia e discernir o plano de Deus.

    ResponderExcluir
  2. não é mencionado o dom da visão,

    mas é mencionado visões de Deus,

    isso é.

    ResponderExcluir
  3. Meu amado irmão Gilson, este dom não se compra com dinheiro, mas, Deus nô-lo dá por Sua livre e espontânea graça. Não acredito em "campanha" para receber, sim, que Deus olha para a sinceridade do coração, pois que, como Tiago bem o diz, "...peça a Deus...". A exigência, acredito torna-se maior pelo fato de que aquele que deseja deve buscar.
    quanto a "barganhas", nem é necessário comentar, haja vista que Deus não pode ser trazido a tamanha "baixeza".
    Os dons, conforme exposei, devem servir, por assim dizer de adorno para com aquilo que a Igreja de Cristo desenvolve na terra. Também considero ser de capital importância que se reconheça a necessidade dos "DONS" nos dias hodierno

    ResponderExcluir
  4. E o que dizer das denominações de igrejas que são cessacionistas (os dons cessaram na era apostólica), mas se veêm ao fato de que os dons acontecem na igreja?

    Eu já ouvi algumas vezes, dizem que p espírito atuante são de demônios,

    recomendo, pois, que fales na próxima parte deste excelente artigo sobre isto também.

    Amém.

    ResponderExcluir
  5. Ok meu amado "ekklesia", na próxima parte, postarei com mais esses detalahes.
    Que o Senhor te abençoe!!

    ResponderExcluir
  6. Amado pastor, pra começar está bom. Bom, bom, bom, bommmmmmm não tá... mas tá bom, rsrsrs.
    Eu quero mais, sempre mais! Minha curiosidade aliada a tua sapiência formarão uma bela dupla. Agora achei a fonte!
    Estou ansiosa para ver o desenrolar desse e outros estudos. Mas, por ora, ficarei esperando pelo tema concernete aos dons, conforme o que lhe pedi.
    Obrigada, mestre!
    Bjs, Tati.

    ResponderExcluir
  7. Pastor, o senhor disse q a profecia n vem acerca de casamento e coisas do tipo, mas e quando vem? sera que é emocionalismo, ou é mesmo a reveção de DEus?

    Gostaria de saber também a diferença entre dom de prefecia e visão

    A Paz do Senhor Jesus!!

    ResponderExcluir