quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O VESTUÁRIO EM ISRAEL

Eneci de Almeida pergunta:

Pastor o Sr poderia postar algo sobre o vestuário em Israel.

 

Olá Pr Eneci. Quanto tempo!!

Meu amado irmão. É claro que não temos condições de postar todos os detalhes das vestimentas em Israel, entretanto, vou sintetizar o máximo possível.

O modo de vestir-se dos israelitas mudou aos poucos no decorrer dos séculos. Notemos a evolução de, pelo menos cinco artigos básicos de vestuário.

Deus fez vestimentas para Adão e Eva. "Fez o Senhor Deus vestimenta de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu" (Gn 3.21). Esta vestimenta (Hb, Kethon) era uma camisa simples feita de pele de animal. Mais tarde, os hebreus começaram a fazer camisas de linho ou de seda (para pessoas importantes). Assim, lemos que José usava "uma túnica talar de mangas compridas" (Gn 37.3), que ERC traduz como "túnica de várias cores".

Embora o Kethon tenha permanecido como costume do povo comum, outra forma de vestido chamada simlah entrou em moda. Sem e Jafé tomaram esta vestimenta para cobrir a nudez de seu pai (Gn 9.23). A princípio, os israelitas faziam a simlah de lã, porém mais tarde usava-se pêlo de camelo. Tratava-se de uma vestimenta exterior semelhante a um lençol grande com um capuz, e os judeus a usavam como roupa de frio. Os pobres a usavam como vestido básico de dia e como capa de noite (Êxodo 22.26-27).

Em casa, em ocasiões especiais, os israelitas usavam o beged. Isaque e Rebeca vestiram seu filho Jacó com esta roupa, que eles consideravam a melhor (Gn 27.17). Os israelitas consideravam o beged um distintivo de famílias importantes. Depois de instituídos os rituais do templo, os sacerdotes passaram a usar o beged.

O quarto artigo de vestuário, o lebhosh (que significa "vestir"), era de uso geral. Contudo, com o tempo tornou-se uma vestimenta exterior tanto para os ricos como para os pobres. Assim, diz a Bíblia que Mordecai usava um lebhosh de pano de saco (Ester 4.2), enquanto um lebhosh mais requintado podia servir de "veste real" (Ester 8.15).O Salmista referiu-se a esta vestimenta quanto escreveu: "Repartem entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica deitam sortes (Salmo 22.18).

Finalmente, a addereth era usada para indicar que o usuário era uma pessoa de importância (Js 7.21). Esta vestimenta era também um tipo de capa ou abrigo exterior. Tal capa ainda é usada hoje por muitos na Palestina, sem levar em conta sua posição social.

Esses exemplos demonstram como mudou o uso de certas vestimentas à medida que mudou a sociedade judaica. E a manufatura dessas vestes mostra a disponibilidade de diferentes materiais têxteis em cada época da história.

2 comentários:

  1. nao gostei desse texto nao tinha nada do que eu procuro!!!!!pessimo

    ResponderExcluir
  2. Acho importante colocar a fonte!

    ResponderExcluir