terça-feira, 15 de dezembro de 2009

ANJOS E DEMÔNIOS

Anjos e Demônios

Nos últimos anos tem havido um ressurgimento muito divulgado do ocultismo no Ocidente. Isso tem coincidido com um forte movimento, em outras partes do mundo, de retorno às práticas religiosas tradicionais. Muito mais pessoas agora estão conscientes da realidade do mundo dos espíritos do que uma ou duas gerações atrás. E, quando examinamos a Bíblia, descobrimos que Deus criou um universo do qual os seres não-materiais formam parte muito real.

Não somos tão autônomos como antes supúnhamos. A experiência das pessoas, em muitas partes do mundo atual, coincide com os ensinamentos de Jesus de sugerir que as forças externas pessoais (anjos, demônios, espíritos) podem influenciar e realmente influenciam o comportamento dos seres humanos.

O mundo dos espíritos na Bíblia. A Bíblia faz clara diferenciação entre Deus e o universo criado. A criação dos céus e da terra não se refere apenas ao lado material do universo, mas também ao lado espiritual. O impulso dos ensinamentos bíblicos é que o mundo dos espíritos (o invisível) pertence à ordem criada. Os seres humanos, naturalmente, fazem parte tanto da criação material quanto da espiritual. Isso significa que, exatamente como temos a capacidade de nos relacionar com Deus, o Espírito não-criado, também estamos abertos à influência de outros seres puramente espirituais.

Não estamos querendo dizer que Deus criou tanto seres espirituais bons quanto maus. Os seres demoníacos devem ter passado para o mal depois de sua criação. Mas um entendimento apropriado do mundo espiritual na Bíblia exige que os anjos e os demônios sejam classificados como parte da criação. Espíritos são, portanto, parte do mesmo reino da experiência dos seres humanos. Isso explicaria por que, para os judeus, para os cristãos primitivos e para tantos povos do mundo de hoje, as atividades dos espíritos na vida diária parecem normais e são até previsíveis.

Anjos. Deus realizou os seus propósitos neste mundo por diversos meios. Um deles foram seus mensageiros especiais, os anjos. Eles são espíritos a serviço de Deus. Os anjos proclamam a vontade e o plano de Deus aos seres humanos; ajudam os que estão em dificuldades. Apesar de seu desempenho especial, não devem ser adorados nem receber nenhuma honra devida a Deus somente. Eles são servos de Deus para o nosso bem e nossa salvação.

Demônios. A existência dos demônios está ligada à de satanás. Como Satanás, os demônios estavam antes entre os seres angélicos do bem. Mas, como ficamos sabendo em Judas 6, eles "não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação". A presença do mal na boa criação de Deus vai, naturalmente, ser sempre um escândalo. Os demônios são anjos de Satanás no mundo; eles realizam seu propósito de trabalhar contra os propósitos de Deus.

A crença nas atividades do seres espirituais perturba muita gente no mundo de hoje. Alguns vêem as narrativas do Novo Testamento a respeito da possessão demoníaca como claros exemplos de doenças mentais. Mas muitos outros (se não todos) crêem sem problemas nas atividades dos espíritos. A possessão demoníaca é bastante compreensível para eles. O erro desse grupo é que às vezes desconsidera também a enfermidade mental. Ser "possuído" por um espírito de "fora" é bem diferente de uma desordem nervosa ou mental.

O Novo Testamento apresenta-nos diversas narrativas de expulsão de demônios no ministério de Jesus e dos apóstolos. Desconsiderar esses seres seria algo leviano. A possessão demoníaca é exatamente tão real quanto a desordem psicológica, e perturbar muitas pessoas hoje em dia. Como escreveu o apóstolo Paulo: "Pois não temos de lutar contra a carne e o sangue, e, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestiais". Esses "poderes cósmicos" não atacam apenas vidas individuais; também infectam as estruturas das nações.

Por meio de Sua morte e ressurreição, Jesus derrotou o poder da morte e Satanás. Pelo Seu nome os apóstolos curaram os enfermos e expulsaram demônios, pois não há outro nome acima do nome de Jesus. Os cristãos travam uma importante guerra espiritual, na qual são convocados a declarar a vitória que Jesus Cristo já obteve. Quando demonstram o Seu poder sobre os espíritos do mal, enfraquecem o governo de Satanás e fortalecem o reino de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário