segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Há justos que mendigam o pão?

 

Pr João – Como vão as coisas ai no Brasil? E a família?

Responda-me, por favor: O Justo mendiga o pão?

 

Therenser, Califórnia

 

Meu amado irmão Therenser

A Paz do Senhor....

Tudo bem? Aqui no Brasil as coisas continuam conforme as manchetes!

Estamos todos na presença do Senhor.

 

Davi declara: "... jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão" (Sl 37.25). Mas obviamente isso não é sempre verdade. Muitos dos milhares que passam fome no mundo hoje são cristãos. Até mesmo a Bíblia falou de "um certo mendigo, chamado Lázaro" que estava no céu (Lc 16.20). A afirmação de Davi parece ser claramente falsa.

Várias coisas devemos ter em conta com relação à afirmação de Davi. Antes de mais nada, a rigor esta não é uma declaração universal – é simplesmente o que Deus disse sobre sua própria experiência. Ele começa dizendo: "fui moço e já agora, sou velho, porém jamais vi..." (v.25).

Segundo, ele não diz que o justo nunca passa fome, mas simplesmente que ele, Davi, jamais viu o justo "mendigar o pão". Há um a diferença.

Terceiro, o contexto de sua afirmação era a economia judaica no Antigo Testamento em que ninguém precisaria passar fome, uma vez que a lei permitia que o necessitado rebuscasse nos campos (cf Lv 19.10; Dt 24.21). Com esse sistema, geralmente não havia necessidade de se "mendigar o pão" - ele podia ser respigado de graça nos campos.

Finalmente, como ocorre no livro de Provérbios, esta afirmação não é para ser tomada de forma universal, mas apenas como uma regra geral numa sociedade organizada de acordo com a lei de Deus, segundo a qual aqueles que vivem retamente em geral não terão necessidade de mendigar o pão.

Que Deus abençoe o amado e também sua família.

Um comentário:

  1. nesse trecho "simplesmente o que Deus disse sobre sua própria experiência. Ele começa dizendo: " foi usado o nome de Deus, mas na verdade era p ter sido escrito Davi.

    Concordo com essa afirmativa, pois se ateh msmo o apostolo Paulo disse q teve fome, então como poderamos nós afirmar q n é de Deus tal coisa.

    ResponderExcluir