quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O que é o Natal? Final – Já postado.

Cabe a nós, como testemunhas do amor de Deus, a recuperação do verdadeiro sentido do Natal Cristão. O Menino Deus nasceu numa gruta vazia para nos trazer o verdadeiro sentido de pobreza, humildade. Sendo Ele Rei dos reis, escolheu uma singela manjedoura. A manjedoura não foi escolha; foi o jeito! Dar a luz entre animais, feno, frio e mau cheiro foi o modo que Deus encontrou para nascer igualando-Se aos mais pobres e desprezados! Ele veio nos ensinar que somente num coração despojado é que Deus pode fazer morada. Ele renasce no mundo que por Ele mesmo foi criado, para dar sentido à vida, ao tempo. Sua eternidade dá sentido ao tempo.

Na época do Natal, quando muitas pessoas mostram uma religião superficial e falam sobre um Jesus desconhecido para elas, nós devemos lembrar que é possível ser só cristãos, seguidores de Jesus. Não devemos ensinar ou defender doutrinas de homens. Temos que simplesmente seguir a Jesus e encorajar outros a fazerem a mesma coisa. Que possamos adorar a Cristo de acordo com a vontade dele!

O sentido da vida, sob o prisma filosófico, seria: por que nos esforçamos por ser belos, ter dinheiro, possuir coisas? Claro, tudo isso pode fazer sentido, mas como meio, não como fim em si mesmo. Na verdade, são na maioria dos casos "sentidos emprestados", na falta de um sentido que seja próprio. Como disse o filósofo Heráclito de Éfeso (540 - 470 a.C.) "se a felicidade estivesse nos prazeres do corpo (um pensamento grego que grassou a igreja de Corinto), diríamos felizes os bois, quando encontram ervilhas para comer". Os bois vivem o momento, para eles não existe um passado nem um futuro, pois para ter passado e futuro é preciso haver um sentido.

Então, recuperemos o sentido fraterno e solidário que Jesus Cristo veio trazer para todos os povos, raças, culturas, estruturas sociais. Nosso pedido às famílias cristãs é de congraçamento, fazendo com que uns se reconciliem com os outros, deixando morrer num abraço apertado tudo o que represente inquietude, mágoa, ressentimentos e maus ensejos.

Segundo o Vaticano, o número de Cristãos chega a 33% se os católicos forem somados às outras linhas do Cristianismo: anglicanos, ortodoxos e protestantes. Ao celebrarmos a vinda do Menino Jesus com verdadeira adoração, podemos dizer então, que é dia de Natal, pois Jesus está sendo reverenciado como Deus-Filho.

O Natal é Amor e o amor é o que dá sentido às nossas vidas, tal como a amizade, ou a arte, ou a crença em Deus. São fatores de felicidade, de paz interior, de harmonia, que suportam as nossas existências. O Natal está intimamente ligado ao sentido de vida do cristão. Daquele que é verdadeiramente cristão. "Ser cristão" significa saber perdoar, saber relevar, saber amar, acima de tudo! O cristão verdadeiro encontra a PAZ no espírito de Natal. O significado do Natal para nós cristãos é exatamente essa busca pela presença de Jesus, com uma vida de adoração contínua a Ele. O único gesto que cabe no Natal é a continuidade do compromisso de construção da civilização do amor, da justiça e da paz tão desejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário