quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A ÁRVORE DE NATAL!

Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando Alemanha como país de origem, a mais aceita atribui a novidade ao padre Martnho Lutero (1483 – 1546) autor da Reforma Protestante do século XVI. Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado parecendo-lhe um colar de diamantes encimando a copa das árvores. Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa. Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Arrumou em seguida papéis coloridos para enfeitá-lo mais um tanto. Era o que ele vira lá fora. Afastando-se, todos ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a árvore de Natal. Queria, assim, mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.

Entretanto a Tradição atribui a origem como germânica e data do tempo de S. Bonifácio. Foi adotada para substituir os sacrifícios do "carvalho sagrado" ao deus pagão Odim. É bom ficar bem claro que a igreja católica aproveitou uma tradição pagã para "criar" a árvore de natal. Este deus pagão, Odim ou Woden, era o deus adorado pelos vikingsI, que o consideravam chefe de todos os deuses. Os vikings acreditavam que Odim levaria para o Valhalla, o paraíso, onde poderiam fazer o que tanto gostavam, saborear o crânio de seus inimigos.

Odim era também reconhecido como "o demônio da tempestade". Foi na adoração a este deus pagão que os católicos se inspiraram na árvore de natal, a Odin era dedicado o "carvalho sagrado", a Jesus a Igreja Católica resolveu dedicr a árvore de natal.

Os católicos também usam outras árvores além do pinheiro. O azevinho, por exemplo, uma árvore de folhas agudas, dizem que ela simboliza a coroa de espinhos. Vejam só, Deus se inspirando no paganismo de Odin para simbolizar algo relativo ao Seu Filho!Esta mesma árvore, azevinho, era objeto de adoração ao deus baco. Além do azevinho, eles usam o visgo, uma planta da religião pagã dos celtas.

A verdade é que os católicos tomaram so vikings a velha forma de realizar um culo pagão. Eles reavivaram um costume cananeu de adorar seus deuses diante de árvores sempre verdes. Em Canaã os cananeus haviam estabelecido carvalhos de meonenim ou carvalho dos advinhadores.

Salomão quando tornou-se idólatra, levantou altos, ou seja, altares altos, normalmente sob árvores ( 1Rs 11.7). Acabe fez um bosque para adoração pagã( 1Rs 16.33). A adoração pagã sob árvores era popular e Acabe resolveu fazer um bosque onde havia muitas árvores, lodo muito idolatria. Estes altos e bosque sempre foram abominados pelo Senhor (1Rs 14.14,23; 2Rs 12.3; 15.4,35;16.4;18.4). Quando Israel estava para entrar na terra de Canaã, Deus recomendou:

"Totalmente destruireis todos os lugares, onde as nações que possuires serviram os seus deuses, sobre.....toda a árvore verde" (Dt 12.2).

Os profetas de Deus sempre avisaram ao povo para não realizar cultos debaixo de árvores .

"Que vos esquentais com os ídolos debaixo de toda a árvore verde..." (Is 57.5). Disse Jeremias:" Quando eu já há muito quebrava o teu jugo, e rompia as tuas ataduras, dizias tu: nunca mais transgredirei; contudo em todo o outeiro alto e debaixo de toda a árvore verde te andas encurvando e corrompendo"( Jr 2.20). "Disse mais o Senhor nos dias do rei Josias: Viste o que fez a rebelde Israel? Ela foi-se a todo o monte alto, e debaixo de toda a árvore verde, e ali andou prostituindo-se" (Jr 3.36); "...que contra o Senhor teu Deus transgrediste, e estendeste os teus caminhos aos estranhos debaixo de toda árvore verde..." (Jr 7.13); "Como também seus filhos se lembraram dos seus altares, e dos seus bosques, e das árvores verdes, sobre os altos outeiros"(Jr 17.2). Disse Ezequiel: "Então sabereis que Eu Sou o Senhor, quando estiverem os seus traspassados no meio dos seus ídolos, em redor dos seus altares, em todo o outeiro alto, em todos os cuems dos montes, debaixo de toda a árvore verde, e debaixo de todo o carvalho espesso, no lugar onde ofereciam suave perfume a todos os seus ídolos" (Ez 6.13).

Por último, nunca é demais, lembrar que Satanás é comparado a uma árvore por Ezequiel:

"Por isso se elevou a sua estatura sobre todas as árvores do campo, e se multiplicam os seus ramos, e se alongaram as suas varas, por causa das muitas águas que enviava.Todas as aves dos céus se aninhavam nos seu ramos e todos os animais do campo geravam debaixo dos seus ramos, e todos os grandes povos se assentavam a sua sombra.Assim era ele formoso na sua grandeza, na extensão dos seus ramos, porque a sua raiz estava junto às muitas águas. Os cedros não o podiam escurecer no jardim de Deus; as faias não igualavam os seus ramos, e os castanheiras não eram os seus renovos; nenhuma árvore no jardim de Deus se assemelhou a ele na sua formosura. Formoso o fiz com a multidão dos seus ramos; e todas as árvores do Éden, que estavam no jardim de Deus, tiveram inveja dele. Para que todas as árvores junto às águas não se exaltem na sua estatura, nem levantem o seu topo no meio dos ramos espessos, nem as que bebem as águas venham a confiar en si, por causa da sua altura; porque todos estão entregue à morte, até a terra mais baixa no meio dos filhos dos homens com os que descem à cova. Assim diz o Senhor Jeová: No dia em que ele desceu ao inferno, fiz eu que houvesse luto; fiz cobrir o abismo por sua causa, e retive as suas correntes, e elas detiveram-se; e cobri o líbano de preto por cusa dele, e todas as árvores do campo por causa dele desfaleceram.Ao som da sua queda fiz tremer as nações, quando o fiz descer ao inferno com os que descem a cova; e todas as árvores do Éden, a flor e o melhor do líbano, todas as que bebem águas, se consolavam na terra mais baixa. A quem pois és semelhante em glória e em grandeza entre as árvores do Éden? Todavia descerás com as árvores do Eden a terra mais baixa; no meio dos incircuncisos jazerás com os que foram transpassados a espada: este é Faraó (Satanás) e toda a sua multidão, diz o Senhor Jeová. (Ez 31.6-9;14-16,18).

Uma palavra deixo com muito temor: Não diga que isto é coisa da cabeça dos crentes, pois, é uma verdade incontest. Infelizmente nós, os crentes, andamos, muitas vezes distraídos, principalmente nestes últimos dias da igreja na Terra. Seja qual for sua opinião sobre a árvore de natal, nunca se esqueça que ela constitui-se com uma forma de idolatria,todavia, mesmo que você não a idolatre; fabricando, comprando,projetando,enfeitando, está contribuindo para a propagação de um engodo criado por Satanás que, ao longo dos anos tem invadido lares e,de certa forma, contribuído para a destruição de famílias. Mesmo que a sua árvore não seja VERDE, fuja da idolatria, sobretudo da aparência do mal!

2 comentários:

  1. Querido irmão e tio João, gostaria que voçê postasse um comentário seu sobre (Gênesis 6) que fala dos filhos de Deus que se juntaram com as filhas dos homens. Na verdade quem são estes filhos de Deus? São os filhos de Sete ou são anjos de Deus chamados de "vigilantes universais". Levando em consideração que em (Jó 1) os filhos de Deus que se apresentaram para o Senhor são literalmente anjos.
    Obrigado e estou no aguardo.
    Ricardo Vagner da Veiga lucas.

    ResponderExcluir
  2. Concordo em genero número e grau com vossos comentários...O evangelio tem se propagado de uma forma grandiosa, mas com tal propagação temos esquecido de evitar os maus habitos do mundo. Lembro-me de uma época que, nós cristãos nos portavamos de forma diferente, nos vestiamos de forma diferente e isso era um diferencial...Contudo hoje cada vez mais o certo liberanismo tem penetrado nas igrejas, de forma bem discreta acredito que que isso não provém de DEUS. Mas serve de alerta para a vinda do Eterno.Graça e Paz do Mestre.

    ResponderExcluir