segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Nunca desista

"Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado, mas uma cousa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando par as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus". Fp 3.13,14

O fogo é um presente – de calor, luz, beleza e utilidade. Não há nada melhor do que o crepitar do fogo numa noite fria de inverno. Quem já não ficou contemplando a dança das chamas por alguns minutos? Todavia, o fogo pode ser um inimigo. Às vezes, ele destrói as coisas que amamos.

No dia 29 de janeiro de 1996, uma labareda tomou conta de uma das construções mais valiosas de Veneza: a casa de ópera La Fenice, de 204 anos de idade. Centenas de pessoas viram o edifício ser consumido pelas chamas.

Isto causou tristeza? Sem dúvida. Causou desespero? Não. A construção da La Fenice havia sido retardada em 1792 por causa de um incêndio. Outro incêndio, em 1836, obrigou a população a reconstruir a casa de ópera. Também, após o incêndio de 1996, os venezianos começaram a reconstruí-la.

Por coincidência, La Fenice significa "a fênix", referindo-se à ave mitologia egípcia que morreu num incêndio, mas ressurgiu das cinzas, novinha em folha. É com este espírito que os venezianos continuam a reconstruir.

Podemos restaurar o que os incêndios destroem em nossa vida? Às vezes. Se desejamos reconstruir e se realmente acreditamos ser da vontade de Deus que reconstruamos, concentremos tos os nossos esforços na tarefa. Em outra circunstâncias, o Senhor deseja que as cinzas sejam esquecidas, para que algo completamente novo seja construído. Isso não apenas ocorre no mundo físico, mas também no mundo interior de nossa alma, quando nosso interior é "provado pelo fogo".

Nestes casos, quando não conseguimos ou não podemos reconstruir, podemos lembrar de Sadraque, Mesaque e Abedenego. Eles foram lançados na fornalha do rei Nabucodonozor por se recusarem a adorar um ídolo (Dn 3). Como eles, podemos sair das chamas mais fortalecidos após sermos provados. Veremos nossa vida tocar e inspirar outros ao permanecermos firmes naquilo em que cremos.

Se você está passando por alguma calamidade hoje, a Bíblia o exorta a, rapidamente, deixar a situação para trás e começar a reconstruir ou a construir algo novo. Qualquer que seja a vontade de Deus, você sairá fortalecido e melhor do que antes, se " avançar"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário