sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Fé Ativa: O Segredo de congregar!

Fé Ativa

"Não deixemos de congregar-nos, como é o costume de alguns; antes façamos admoestações e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima". Hb 10.25

Philip Haille foi a pequena vila de Lé Chambon, na França, para escrever sobre pessoas que, ao contrário de outros vilarejos, esconderam os judeus dos nazistas. Ele estava curioso em saber o que os levara a arriscar suas vidas para fazer tamanho bem.

Ele entrevistou as pessoas na vila e ficou surpreso – não por suas qualidades extraordinárias, mas pelas ordinárias. Não eram elas pessoas extraordinariamente inteligentes, perspicazes ou valentes.

Haille procurou possíveis ligações entre a vida dos cidadãos para descobrir o motivo pelo qual fizeram o que nenhuma outra cidade francesa fez. No final. O autor concluiu que o fator que os única para fazer o bem era sua freqüência à sua pequena igreja.

Domingo após domingo, eles ouviam os sermões do pastor Trochme. Com o tempo, eles se tornaram pessoas que sabiam o que era certo e receberam a coragem de Deus para fazê-lo. Quando chegou o tempo de agirem ousadamente – como no dia em que os nazistas tomaram a cidade -, silenciosamente fizeram o que era certo.

Uma anciã fingiu ter um ataque cardíaco quando os nazistas vieram vasculhar sua casa. Ela descreveu para Haille sua tática dramática: "O pastor sempre nos ensinou que chega um momento na vida quando uma pessoa tem de fazer algo para Jesus. Quando chegou a minha vez, eu sabia o que precisava fazer".

Havia duas crenças muito fortes que davam aos cidadãos desta cidade essa coragem de aço. Primeiramente, eles sabiam que sua força espiritual junto com Cristo era maior do que qualquer inimigo que encarassem. Mesmo na guerra, eles não deixaram de se reunir na igreja. Segundo, eles colocaram a Palavra de Deus no coração de forma ativa – sabendo que Deus os abençoaria à medida que os princípios de sua fé se refletissem no seu comportamento.

A força e a coragem que Haille descobriu no povo de Le Chambon eram o resultado de sua obediência a Deus – nunca deixar de se reunir para adorar e ouvir a Sua Palavra. Quando as dificuldades apareciam, sua união na fé fazia parte habitual de sua vida diária.

Dê graças Deus pela igreja onde você pode receber força e coragem. Se você não freqüenta uma igreja, peça a Deus que o ajude a encontrar um grupo de crentes com quem você tenha afinidade. Eles lhe indicarão uma igreja idônea para você congregar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário