quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

DAR : UM GRANDE SEGREDO REVELADO

Dar para Receber

"Daí, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosidade vos darão" Lc 6.38

 

Grande parte do nosso dia é gasto com o que se pode receber. Acordamos de manhã para recebermos um bom café antes de ganharmos uma carona até o trabalho. Realizamos tarefas para recebermos o pagamento que pagará nossa viagem no fim de semana, de modo a receber um descanso que nos prepare para o começo de uma nova semana!

O Evangelho nos desafia a nos tornarmos indivíduos mais preocupados em dar do que receber. Dar soa como algo nobre, e sabemos instintivamente que é a coisa certa de se fazer, mas, na prática, dar é difícil. Dar genuinamente envolve o cuidado para com os outros e requer a demolição do orgulho e do egoísmo. Dar é um sacrifício, é desprender-nos do que acreditamos ser "nosso".

O grande mistério é que, quando damos, recebemos. Talvez o que recebamos não seja o que pretendíamos receber. Ainda assim, os generosos em dar afirmam freqüentemente que o que recebem em troca é sempre mais precioso e significativo do que aquilo que deram ou esperavam receber.

 Norman Vincent Peale disse:

"O homem que vive para si mesmo é um fracassado. Mesmo que ele ganhe grandes fortunas, posição ou poder, ele continua sendo um fracassado. O homem que vive para os outros conquista o verdadeiro sucesso. O rico que consagra sua riqueza e posição para o bem da humanidade é um sucesso. Um pobre que dá de seu serviço e demonstra simpatia para com os outros atinge grande sucesso, ainda que prosperidade material e honrarias nunca cheguem até ele"

Encontre uma maneira de dar algo a um necessitado hoje, quer seja dinheiro, tempo, talento, esforço, serviço, lágrimas, riso, idéias ou bens. Dê generosamente e voluntariamente, sem esperar uma recompensa.

A recompensa virá, mas deixe que sua chegada seja uma surpresa agradável no seu dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário