quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

O QUE ME DEIXA TRISTE QUANDO ASSISTO OU OUÇO ALGUMAS PREGAÇÕES E SERMÃO

O QUE ME DEIXA TRISTE QUANDO ASSISTO OU OUÇO ALGUMAS PREGAÇÕES

 

Este é um tipo de postagem que evito fazer, porém, me sinto tentado e o faço agora haja vista a triste situação que chegamos (e isso já vem de algum tempo atrás) em nossos púlpitos. É de lamentar, também me faz chorar, quando "pregadores", "pastores" assumem a tribuna ou púlpito de uma igreja para "pregar", "ensinar" etc., e já iniciam depreciando alguém, ou alguma atitude que ele, particularmente não concorda, seja em sua própria igreja ou em igrejas co-irmãs ou outras.

Por exemplo, abaixo, discorro algumas,caso contrário demandaria muito tempo e espaço para dissecar todo o assunto:

  1. São contra seminários. Por inúmeras vezes, e, eles insistem nisso, que o seminário tira a unção da vida do seminarista. É tamanha esta aberração, pois, esse tipo de atitude contraria em 100% as Escrituras Sagradas. Foi Jesus quem disse: "Errais não conhecendo as Escrituras e nem o poder de Deus". O próprio Jesus poderia, se Ele concordasse com estes pregadores, dizer assim: " Errais não conhecendo o PODER de Deus e nem as ESCRITURAS".Entretanto, Ele citou primeiro as Escrituras, sabendo da necessidade premente de aprendermos primeiro sobre Sua Palavra e depois sobre o Seu poder. O que corrobora para que estudemos a Palavra e, é claro, depois, busquemos o poder de Deus. Aliás, sem o poder de Deus a Palavra não teria sentido algum. Seríamos verdadeiros formalistas. Ademais, insisto em dizer que, quem assim se posiciona, tem medo que outros saibam mais que eles. Ou têm preguiça de estudar.Foi-se, há muito tempo, a idéia de que quem estudasse a Bíblia poderia encontrar nEla algo que contrariasse o que muitos pregavam. Deixar o povo sem o conhecimento sempre foi e é a desculpa escapista de alguns que pretendem manobrar, pois que, o povo é muitas vezes massa de manobra.
  2. São contra esboços. Meu Deus! Quanta ignorância! Esses pseudo-pregadores, com a pretensa e falsa humildade, chegam a dizer que abandonaram seus esboços quando, Deus lhes falou que não adianta o "papel", pois, é Ele quem dá a mensagem. Imagine se não existisse o papel. Aliás, será que eles (os pregadores) sabem que o papel foi inventado? E a escrita também? Acredito que não. O que seria de nós sem a Bíblia, a Palavra de Deus Escrita? Ainda no afã de suas calorosas e confusas explicações, tendem a fazer a platéia "delirar" com movimentos pirotecnias que em nada edificam, exceto para "encher" os espaços vazios, entre o pregador e falta de Bíblia ou do conhecimento histórico. Muitos irmãos, incautos, inocentes, até entram no movimento pirotécnico. Os peseudo-pregadores, não conhecem, talvez nunca tenham ouvido falar sobre, HERMENEUTICA (arte de interpretar corretamente as Escrituras), HOMILÉTICA ( a arte de preparar e pregar sermões), E EXGESE ( a ciência de extrair do texto o seu verdadeiro significado). Essa tríade é essencial para um pregador. Não estou dizendo que quem não conhece e/ou faz aplicação destes quesitos em suas exposições, está fadado a fracasso na mensagem. Claro que não. Dependemos de Deus e do Seu Santo Espírito para, inclusive, aqueles que fazem uso de todas as regras sermonárias. No entanto, o fato de não saber usá-las, não dá prerrogativas para condená-las ou preteri-las.São contra o esboço? Será? Procure ver se a Bíblia deles é aquela de "1900" sem qualquer anotação, referência. Procure saber se eles têm , Bíblia de Estudo, Bíblia Pentecostal; Bíblia Indutiva, Bíblia Explicada, Bíblia de Thompsom, Bíblia Dake, Bíblia Viva, Bíblia Anotada, Bíblia Vida Nova, Bíblia Scofield, Bíblia da Família, Bíblia Despertai, Bíblia de Aplicação Pessoal; Bíblia Genebra; Bíblia Plenitude; Bíblia TEB; Bíblia Jerusalém; Velha Bíblia etc. São algumas que muitos deles têm, porém ficam arquivadas em casa. Eles estudam, fazem suas anotações, decoram e depois, com a "cara" mais lavada vêm para os púlpitos condenar esboço. Existem aqueles que, mesmo condenando o esboço, têm em suas Bíblias, várias anotações e pontos. O que é isso? Não é esboço? Conheci um pregador que condenava esboço e tudo o mais. Descobrimos mais tarde que em sua casa havia inúmeros livros e Bíblias. Ele vivia decorando o que lia e depois vinha aos púlpitos pregar como se fosse coisa de sua própria cabeça e, por incrível que pareça, condenava a utilização de esboço.
  3. São contra mensagens rebuscadas. Em continuidade com o ponto anterior, esta é mais uma das muletas dos pseudo-pregadores. Dizem eles que as mensagens devem ser simples. O que será mensagem simples, para os tais? Ou será que a mensagem simples é aquela que não tem mais Graça do que a que ele pregou? Será que não é despeito? O que pensar então da vida do apóstolo Paulo? Será que ele também deve ser condenado pelo seu saber invejável e inigualável? Porque os pregadores utilizam tanto suas cartas para pregar ou ensinar? Deveriam ler então apenas as epístolas do apóstolo Pedro. Pelo que consta, o próprio Pedro escreveu em sua epístola que "os ensinos ou escritos de Paulo são de difícil interpretação". Ele não estava condenando Paulo, mas reconhecendo que Paulo gozava de uma ciência que ele não gozava, entretanto, possuíam a unção de Deus para serem o que foram. Não há demérito em Pedro e muito menos mérito em Paulo, pois, "Deus é UM em todos". E o que dizer da expressão de Paulo: "quando vieres traga contigo .... os livros e os pergaminhos"? Paulo sabia fazer a diferença e nós, sabemos? Deus rejeitou a Paulo e o seu saber? Claro que não, pelo contrário utilizou o saber de Paulo para enriquecer o Seu reino, com seus magnificos escritos.

Fica aqui meu protesto aos pseudo-pregadores que façam uso dos púlpitos para pregarem a Palavra de Deus como Ela é. E preguem a Palavra, aproveitem o tempo cedido para o sermão, e, com ou sem esboço, preguem a Palavra. Não se limitem a fazer o tempo passar com gracejos e chacotas e chocarrices que em nada edificam o povo de Deus. Também alerto aos ouvintes e os aspirantes ao seminário e desejosos de pregarem a Palavra de Deus que fiquem atentos e não aceitem estas "farofadas" que os púlpitos têm jogado "avanço", pelo contrário, esmerem-se no estudo da Santa Palavra de Deus, pois, Deus precisa, urgentemente de quem tem compromisso em PREGAR A PALAVRA DE DEUS. Teatro e circo são para fazer o povo dar gargalhada. Os púlpitos são para confrontarem nossas vidas mazelantes com o caráter que Deus quer forjar em nós.

AO Deus imortal seja a Glória para todo o sempre!

 

 

 

 

Um comentário:

  1. Que falta sinto de sermões com o binômio conhecimento/unção em nossos púlpitos. Não que não haja, mas o grande problema é com que frequência temos recebido...
    Enquanto isso, o povo, sedento, padece.
    Aqui fica, também, o meu protesto!

    ResponderExcluir