sábado, 12 de dezembro de 2009

O "CAIR" DE HEBREUS VI

O CAIR DE HEBREUS VI

 

Existe apenas um pecado referido no livro aos Hebreus, a saber, o ato de um judeu do primeiro século que, tendo deixado o judaísmo e se identificado com a igreja Cristã visível, depois de haver feito profissão de fé em Cristo, agora estava em perigo de, sob a força da perseguição, renunciar a nova fé e voltar ao ritual ab-rogado do sistema levítico.

Tal pecado é descrito no capítulo 2.1, como "um desvio da verdade do Novo Testamento", como " um endurecimento do coração contra o Espírito Santo" (Hb 3.7,8), como um "cair" e um "crucificar novamente" para si mesmo o Filho de Deus (Hb 6.6), como um "pecado contra o Deus Triuno, ou seja, o "calcar aos pés o Filho de Deus", que é pecado contra o Pai que enviou o Filho, o "profanar ou considerar comum do Filho", pecado que é contra Jesus, que derramou Seu sangue, e o "ultrapassar o Espírito da graça", que é um pecado contra o Espírito Santo, que conduziu o pecador ao lugar do arrependimento ( Hb 10.26,29).

A palavra "caíram" (Hb 6.6) vem de um termo grego que literalmente significa "cair ao lado de uma pessoa ou coisa, escorregar para fora, desviar-se do caminho certo, desgarrar-se". Em manuscritos antigos encontramos duas ilustrações sobre seu emprego: "se os termos do contrato forem quebrados" e no caso em que certa pessoa se reverte à sua interpretação anterior.

Esses dois empregos se adaptam exatamente ao fundo histórico do livro e ao contexto em que a palavra é encontrada. Aqui temos o caso de alguns judeus que haviam professado fé em Cristo, que acompanhando o Espírito Santo em Sua obra de pré-salvação, haviam sido conduzidos ao lugar de arrependimento, ou seja, até o próprio limiar da salvação. Podemos dizer que haviam estabelecido um contrato com o Espírito, sendo espontaneamente levados até certo ponto por Ele. Mas agora, caso rejeitassem a fé oferecida e retornassem ao judaísmo, estariam rompendo o contrato que fizeram com o Espírito.

Além disso, em certa ocasião aderiram ao sistema de sacrifícios do Antigo Testamento. Depois abandonaram-no para abraçar a verdade do Novo Testamento. Agora, pois, caso retornassem aos sacrifícios do Templo, estariam revertendo à sua opinião anterior.

A palavra "caíram" somente pode referir-se àquele pecado referido nesse livro aos Hebreus. Era pecado que só podia ser cometido por um judeu ou por um prosélito gentio, do primeiro século de nossa era, e isso por motivo de, a partir do ano 70 A.D. as condições se tornarem tais, que resultou impossível cometer o mesmo pecado. O templo de Jerusalém foi destruído naquela data. Não existem mais sacrifícios judaicos que possam ser abandonados para novamente serem abraçados. Não obstante, aquele pecado era seríssimo. Aqueles judeus haviam sido participantes ou "companheiros" (vd Lc 5.7, a mesma palavra grega) do Espírito Santo, acompanhando-O em Suas ministrações era questão das mais sérias, pois após tal ação não pode mais haver recuperação.

 

2 comentários:

  1. Pastor. pecado contra o Espírito Santo, é quando a gente sabe q está pecando e faz?

    ResponderExcluir
  2. Convido a amada irmã a dar uma lida no post: " O que é e quando se comete pecado contra o Espírito Santo"
    Deus te abençeo querida!

    ResponderExcluir