domingo, 3 de janeiro de 2010

Os “filhos de Deus” eram anjos que se casaram com mulheres?

O amado irmão, Ricardo Veiga pergunta:

 

Gênesis 6.2 - Os "filhos de Deus" eram anjos que se casaram com mulheres?

 

A expressão "filhos de Deus" no Antigo Testamento é empregada exclusivamente referindo-se a anjos (Jó 1.6;2.1;38.1). Entretanto, o Novo Testamento nos informa que os anjos "nem se casam, nem se dão em casamento" (Mt 22.30). Além disso, se os anjos se casassem com seres humanos os filhos deles seriam meio humanos, meio anjos, Mas os anjos não podem ser redimidos (Hb 2.14-16; 2Pe 2.4; Jd 6).

Várias são as interpretações possíveis, no lugar de insistir em que anjos tenham coabitado com seres humanos.

Alguns eruditos bíblicos crêem que a expressão "filhos de Deus" seja uma referência à linhagem piedosa de Sete (através da qual viria o redentor – Gn 4.26), que se entremeou com a linha ímpia de Caim. Eles alegam que: a) isso se coaduna com o contexto imediato; b) evita todo o problema decorrente da interpretação de que eram anjos; c) está de acordo com o fato de que os seres humanos também são mencionados no Antigo Testamento como "filhos de Deus" (Is 43.6).

Outros estudiosos acreditam que "filhos de Deus" seja uma referência a grandes homens, a "varões de renome na antiguidade". Apontam para o fato de que o texto refere-se a "gigantes" e "valentes" (v.4).Ainda, isso evita o problema de os anjos (espíritos) coabitarem com seres humanos.

Outros ainda combinam estas interpretações e especulam que os "filhos de Deus" eram anjos que "não guardaram o seu estado original" (Jd 6) e que na realidade possuíram seres humanos, levando-os a um cruzamento com "as filhas dos homens", produzindo assim uma raça superior, cuja semente foram os "gigantes" e os "varões de renome". Esta posição parece explicar todos os pontos, exceto o problema insuperável de os anjos, não tendo corpos (Hb 1.14) e sendo assexuados, coabitarem com seres humanos.

Em tempos mais remotos alguns pensavam que "os filhos de Deus" eram anjos caídos, mas nenhum comentador moderno de confiança adota essa idéia. É claro que havia nesse tempo duas raças distintas: a descendência de Sete e a de Caim.

O título "filhos de Deus é ligado precisamente com a Igreja de Deus, pois, segundo o uso de Paulo é o título particular dos que são uma nova criação em Cristo Jesus. Isto vemos em todas as epístolas às igrejas, especialmente em Romanos 8.

Na verdade e, por fim, em todas estas passagens: Gn 6.2,5; Jó 1.6;2.1; 38.7; Salmo 29.1; 89.6 e Daniel 3.25. Um filho de Deus é, portanto, um ser que existe por um ato criador de Deus; produzido por Ele em vez de ser produzido pelo homem.

4 comentários:

  1. Obrigado pela explicação e agradeço o comentário feito de Gn 6.

    ResponderExcluir
  2. Devemos notar que isto nos revela do porque Jesus tinha tanto gosto em se chamar de Filho do Homem, para concretizar a sua missão de nossa salvação eterna.

    ResponderExcluir
  3. Seria interessante também, pesquisar por que Jesus como Filho do Homem, não procurou se casar, tomou seus apóstolos, e levou-os ao celibato, para diferenciá-los, pela missão de Sacerdote Apostólicos.
    Até Pedro, era viúvo, naqueles dias, por isso que foi escolhido.
    Sem criticar religiões, espero que tenha valor o que estou revelando, para suas pesquisas!

    ResponderExcluir