sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

As Cinco Mentiras do Ocultismo (Gn 3.5) Parte 3 – O Panteísmo

As cinco Mentiras do Ocultismo

A Mentira do Panteísmo

O âmago do engano da serpente está nessas palavras "Vocês serão semelhantes a Deus" (Gn 3.5). A frase não é: "Vocês serão como deuses" (de acordo com algumas versões bíblicas), mas: " Vocês serão como Deus (Elohim).

Ser semelhante a Deus é um pensamento fantástico. O homem é inteligente ou suficiente para saber que não é criador dos planetas, das estrelas e das árvores. Assim, essa é outra mentira que precisa ser adaptada para o consumo público.

Só havia uma maneira de essa mentira sobreviver e seria mediante a ampliação da idéia de divindade, para incluir tudo o que existe. O argumento é algo assim: "Sim, eu sou Deus, assim como a Natureza também é... na verdade, tudo é Deus".

Panteísmo é conceito de Deus que permeia todas as religiões ocultas. O prefixo pan significa "tudo, todo" e dá a idéia de que tudo que existe é Deus; há muitos níveis diferentes de existência, que correspondem a diferentes níveis de divindade. O Panteísmo é mais facilmente lembrado como a idéia de que "Deus é tudo e tudo é Deus".

Para o panteísta, a realidade final no Universo é espiritual e, na verdade, a matéria é ilusória. Devemos negar a existência do universo material a fim de fugir para o mundo da mente, o que está em contato com o universo espiritual, que é verdadeiramente real.

Uma das implicações do panteísmo é que o homem é seu próprio salvador. Enquanto o cristianismo ensina que o homem caiu em pecado e precisa ser resgatado por Cristo, o panteísmo ensina que o homem não caiu realmente – foi Deus quem caiu! O que realmente aconteceu: houve um tempo em que a matéria e a mente estavam unidas como se fossem uma só unidade, elas eram uma força contínua e unificada, chamada Deus. Elas, contudo, separaram-se e essa brecha precisa ser reparada por nós. Salvação significa que a matéria e a mente são unidas por meio da meditação.

Pense nas palavras de Nikos Kazantizaks, autor do livro a Última Tentação de Cristo (no qual o controvertido filme foi baseado): "Não é Deus quem nos salvará – do filme é que salvaremos Deus, batalhando, criando e transmutando matéria em espíritos".

A expiação é "estar em sintonia" com a criação original. Assim, a possibilidade de salvação está totalmente em nossas mãos. Nós redimimos a Deus fazendo com que nosso "deus caído", nossa matéria, e nosso espírito estejam novamente juntos.

O panteísmo, devo acrescentar, desvaloriza a vida humana. Se eu digo que o homem é Deus, ele consideraria isso um elogio; mas tal declaração deixa de ser um elogio se digo o mesmo para as minhocas e os vermes!

Há alguns anos em uma cena de minissérie da TV, Shirley MacLaine corria por uma praia gritando: "Eu sou Deus! Eu sou Deus!" Ela expressou a opinião de muitas pessoas, que alegam ser essa a mais importante mensagem a ser transmitida para todas as pessoas do mundo.

A divindade do homem é uma mentira que será largamente aceita no final dos tempos. De fato, Paulo diz que quanto o Anticristo vier, ele operará de acordo com Satanás. Ele afirmará ser Deus e o mundo acreditará nele, porque "Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira" (2Ts 2.11).

Multidões adorarão o Anticristo, porque acreditarão ser ele Deus. E se nós todos já somos deuses, por que esse homem especial não pode ser considerado como a suprema manifestação de Deus?

E, assim, a mentira do Éden é ouvida por todo o mundo: "Vocês serão semelhantes a Deus"

Nenhum comentário:

Postar um comentário