sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Respeitem à Memória dos Autores da Harpa Cristã! Respeitem a Harpa Cristã! Parte 1

Um internauta, leitor do blog, não querendo identificar-se, me encaminhou um protesto com alegação de perceber certa ofensa e descaso concernente a Harpa Cristã. Sua indignação foi tanta que ele resolveu sair do culto em que estava, pois, não suportou tamanho agravo.

Resolvi postar

Não é de agora que se ouve comentário jocoso e maldoso com respeito à Harpa Cristã e seus belos hinos. Penso que, de alguma maneira, isto é uma forma de preconceito que grassa a mente de alguns modernistas. Estes sem qualquer conhecimento de fundo histórico aventam nos púlpitos (lamentavelmente eles utilizam os púlpitos) e, de posse do microfone (quando sabiamente usado é uma bênção para a comunicação) esbravejam, soltam uma enxurrada de aberrações, palavras torpes, mentiras e até blasfêmias, no frenesi de suas calorosas emoções e supostas inspiração do Espírito Santo, ofendem os ouvidos, a mente e o coração do público que, não podendo manifestar-se, é obrigado a calar-se frente à tamanha e estapafúrdia ação do orador.

Acredito que o maior empecilho ao progresso é o sucesso anterior, todavia, nunca devemos "remover os marcos antigos que fizeram nossos pais" (Pv 22.28). Marcos são cercas, cercas impõem limites. Jamais derrube uma cerca sem saber, antes, a razão de ela ter sido construída!

Nossas almas desejam hinos que a enlevem. E não só isto; que traduzam a mensagem do Evangelho genuíno como ele só. Não canções que balançam o corpo, fazem gingar, expõe sensualidade e sensualismo. Mexem com o emocional e até faz chorar, entretanto, não causa constrangimento, contrição, arrependimento. Alto lá!

Entendo que se continuar escrevendo, não pararei hoje.

RESUMO HISTÓRICO DA HARPA CRISTÃ

Eusébio de Cesaréia (260-340) é considerado, com justa razão, o pai da História da Igreja Cristã. O que poucos estudiosos sabem é que ele foi também um grande apreciador da verdadeira música sacra. Embora vivesse num período em que esta apenas ensaiava seus primeiros passos, pôde Eusébio externar-se muito emocionado:

Nós cantamos o louvor de Deus com saltério vivo. Porque mais agradável e caro a Deus do que qualquer instrumento é a harmonia da totalidade do povo cristão. Nessa cítara é a totalidade do corpo, por cujo movimento e ação a alma canta hinos adequados a Deus, e nosso salteio de dez cordas é a veneração do Espírito Santo pelos cinco sentidos do corpo e as cinco virtudes do espírito.

Nós, pentecostais, também temos o nosso saltério; a Harpa Cristã. Ao longo dessas décadas de avivamento e visitações contínuas ao cenáculo, vimos caracterizando-nos como uma fervorosa comunidade de adoração. E não foi sem motivo que os pioneiros oficiais houveram por bem denominar nosso hinário oficial de Harpa Cristã. Vejamos, pois, a natureza e a formação de nosso hinário.

I. O QUE É A HARPA CRISTÃ

A Harpa Cristã é o hinário oficial das Assembléias de Deus no Brasil. Ela foi especialmente organizada com o objetivo de enlevar o cântico congregacional e proporcionar o louvor a Deus nas diversas liturgias da igreja: culto público, santa ceia, batismo, casamento, apresentação de crianças, funeral, etc.

A sua primeira finalidade é transformar nossas igrejas e congregações em comunidades de perfeita adoração ao Único e Verdadeiro Deus. Não pode haver igreja sem louvor.

II. O INÍCIO DO CÂNTICO CONGREGACIONAL DA

ASSEMBLÉIA DEUS NO BRASIL

Em seus primórdios, a Assembléia de Deus usava os Salmos e Hinos, que também era utilizado por diversas igrejas evangélicas históricas. Mas em virtude de nossas peculiaridades doutrinárias, os pioneiros sentiram a necessidade de um hinário que também enfocasse as doutrinas pentecostais.

III. O CANTOR PENTECOSTAL

Em virtude dessa premência, foi lançado em 1921, o Cantor Pentecostal. Impresso pela tipografia Guajarina, sob a orientação editorial de Almeida Sobrinho, tinha o pequeno hinário 44 hinos e 10 corinhos.

O Cantor Pentecostal foi distribuído pela Assembléia de Deus de Belém, PA, que, naquela época, achava-se localizada na Travessa 9 de janeiro, 75.

IV. O SURGIMENTO DA HARPA CRISTÃ

Em 1922, foi lançada em Recife, PE, a primeira edição da Harpa Cristã, que viria a se tornar no hinário oficial das Assembléias de Deus. Sob a orientação editorial do Pastor Adriano Nobre, teve uma tiragem inicial de mil exemplares, e foi distribuída para todo o Brasil pelo missionário Samuel Nyström.

A segunda edição da Harpa Cristã, já como 300 hinos, foi impressa nas Oficinas Irmãos Pangeti, no Rio de Janeiro, em 1923. Já em 1932, tinha a Harpa Cristã 400 hinos.

V. A ELABORAÇÃO DOS HINOS

Na elaboração de nossos hinos, muito contribuiu o missionário Samuel Nyström. Como não tivesse perfeito conhecimento da língua portuguesa, ele traduziu, literalmente, diversas letras da riquíssima hinódia escandinava. Para que os poemas fossem adaptados às suas respectivas músicas, foi necessário que o Pastor Paulo Leivas Macalão empreendesse semelhante tarefa. Por isso, tornou-se o Pastor Macalão no principal elaborador e adaptador de nosso hinário oficial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário