terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Caráter – Quase Em Extinção!!!

Caráter – Preservando os Traços de Caráter Ameaçados de Extinção – Bill Hybbels

Caráter – essa palavra raramente aparece na Bíblia. Os jornais e a televisão não a empregam com muita freqüência. No entanto conhecemos bem o seu significado. Quando falta caráter, percebemos de imediato.

Ao contemplar a promiscuidade excessiva entre adolescentes, ao atentar para as clínicas de aborto lotadas e para a presente epidemia de doenças sexualmente transmissíveis, pessoas que não costumavam usar a palavra caráter ficam lamentando a debandada da moralidade. E elas choram a morte da integridade ao ver governantes eleitos aceitando suborno, líderes do mundo dos negócios exigindo compensações, e investidores explorando informações privilegiadas que geram fortunas não declaradas. Também, ao lerem sobre homens que espancam esposa, cidadãos desempregados e crianças que se tornam vítimas de abuso, essas mesmas pessoas ficam a perguntar o que houve com o amor ao próximo.

Caráter, disse um sábio certa vez, é o modo como agimos quando ninguém está olhando. Caráter não é o que já fizemos, mas aquilo que somos. Com frequência, estamos ouvindo falar de falhas de caráter que chegam a ser trágicas. A descrição de sua ausência, porém, não serve para dizer o que ele é.

Traços de Caráter Ameaçados de Extinção

Um caráter íntegro se revela, diariamente, de muitas maneiras:

  • Uma mulher enfrenta o pavor de falar em público para contar à sua igreja uma miraculosa resposta de sua oração. Isso é coragem.
  • Um homem faz o propósito de levantar-se vinte minutos mais cedo, todas as manhãs, para correr em volta do quarteirão, e cumpre sua promessa. Isso é disciplina
  • Uma professora pacientemente investe num aluno desatento e descobre que ele é um escritor talentoso. Isso é visão.
  • Um universitário, já vencido pelas provas e monografia, pensa em desistir, mas decide continuar e estudar. Isso é persistência.

Esses quatro traços do caráter estão na lista dos "ameaçados de extinção". Não são atraentes, nem fáceis. Por isso, muitos procuram ignorá-los; E, no entanto, por mais estranho que pareça, o traço de caráter mais ameaçado de extinção é justamente aquele que todos nós afirmamos querer – o amor.

Muitas vezes, quando dizemos que queremos um amor marcado pelo caráter, isso significa apenas, e tão-somente que desejamos ser amados. Esperamos que as pessoas nos admirem e nos tratem com carinho. Nesse caso, procuramos também fazer o mesmo com elas. Entretanto as pessoas de caráter vão além do afeto superficial. Elas se empenham na difícil tarefa de amar. E fazem isso de várias maneiras, muitas vezes sem perceber que estão demonstrando força de caráter.

  • Uma mulher se recusa a continuar dando desculpas para as faltas de seu marido ao trabalho, por causa de constantes ressacas. Isso é amor firme.
  • Um pai percebe as lágrimas no rosto da filha e, por isso, se assenta ao lado dela, levando-a contar o que está em seu coração. Isso é amor recheado de ternura.
  • Um homem ou uma mulher recusa uma tentadora proposta de promoção no trabalho, para que os filhos possam permanecer no lugar onde já fizeram amigos e fincaram raízes. Isso é amor sacrificial.
  • Uma jovem viúva perdoa o motorista que, embriagado, atropelou e matou seu marido. Isso é amor radical.

O amor, diz o apóstolo Paulo, é o traço mais importante do caráter cristão (1 Co 13.13), e provavelmente o menos compreendido. É extremamente difícil aprender a amar, a menos que tenhamos também outros atributos do caráter: a coragem para fazer o que é preciso; a disciplina para tomar decisões e levá-las a termo; a visão para enxergar o futuro distante e perscrutar o coração das pessoas; e a persistência para continuar, a despeito do escárnio, da inquietação ou do simples tédio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário