quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Você está Preparado para o Mundo Vindouro – Amós 4.12; 2Co 4.18

O Dever de Nos prepararmos Para o Mundo Vindouro.

Os filhos de Deus sempre têm sido estrangeiros e peregrinos sobre a terra. Embora no mundo, eles não são do mundo; tanto por sua conduta como por suas palavras, eles declaram plenamente que procuram uma outra pátria, o lar celestial.

Por isso, não caminham de acordo com o curso deste mundo, fazendo-se surdos para as suas seduções e parecem ter seus olhos fixos em objetos que o mundo não vê.

Nós olhamos não para as coisas que se vêem e são temporais, mas para as coisas que não se vêem e são eternas (2 Co 4.18). Foi assim que Moisés permaneceu inabalável, como quem vê Aquele que é invisível. Foi assim que ele deu as costas para os prazeres do pecado e os tesouros do Egito, e contemplou a recompensa do galardão a ser recebido no mundo vindouro.

Da mesma forma os patriarcas, profetas, apóstolos e mártires perpetuaram os seus nomes e até hoje deixam o seu testemunho para a humanidade de que não eram deste mundo, e seu tesouro, seus corações e o lar para onde se dirigiam estavam no céu. Este exemplos nos chamam à imitação. Se possuirmos a sabedoria e a motivação pelas quais esses heróis da fé foram impulsionados, nós também faremos com que a nossa ocupação seja preparar-nos pra o mundo vindouro.

Os preceitos da revelação nos conclamam a preparar-nos para a eternidade: "Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus" (Am 4.12); "Pensai nas coisas lá do alto" (Cl 3.2); " Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra...mas ajuntai para vós outros tesouros no céu...porque onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração" (Mt 6.19-21).

A revelação de Deus inteira clama, a uma só voz, uma voz do céu; uma voz de advertência, repreensão e intenso rogo para que deixemos de lado este mundo que perece; para que fujamos da ira vindoura; para lançar mão da vida eterna; para procurarmos uma cidade permanente; uma porção eterna no mundo do porvir.

Com referências a esse mundo vindouro é que cada dever é ordenado, cada promessa é feita e cada motivo é apresentado, na Palavra de Deus. E quem não tem seus olhos bem fixos neste mundo por vir, não tem razão alguma para esperar que a herança dos santos lhe seja assegurada.

Visto que os motivos para a santidade e a diligência na busca da mesma são derivados tão abundantemente do mundo vindouro, é de grande importância para todo homem conhecer melhor esse mundo futuro. Todo homem sabe que o tempo de sua permanência na terra é curto e incerto; e tendo sido plenamente assegurado de que deverá deixar este mundo, e que o tempo de sua partida se aproxima, se ele não faz nenhuma inquirição a respeito do mundo para onde irá, ou despreza a informação autêntica a respeito, isso é insensatez em extremo.

É sábio, portanto, estudar a doutrina concernente ao mundo vindouro, e estudá-la como um assunto de importante interesse pessoal. Não somente estudá-la, mas porfiar por preparar-se para o porvir. Deveríamos nos perguntar sempre: Como está o meu coração? Como estas verdades afetam meu coração? Estou correndo de modo que possa alcançar o galardão? Minhas expectativas são claras? Não deveria eu renovar a minha diligência e buscar mais intensamente a direção e o auxílio necessários para que possa completar a minha carreira com alegria?

Um comentário:

  1. Sábias perguntas... bem faríamos cada um de nós se as colocássemos dependuradas em um quadro, o qual estivesse bem posicionado a nossa frente, de modo que, a cada manhã, pudéssemos ler e responder a cada item, certos de que estamos correspondendo ao chamado o qual nos foi proposto neste mundo passageiro.
    Que Deus nos abençoe, nos guarde e nos capacite a continuar firmes nessa peregrinação rumo a nossa Terra Prometida!

    ResponderExcluir