quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Entendo a Monarquia, Saul e Chamado de Davi - Parte 6

Davi e suas conquistas

Batalhas

Quando Davi assumiu o reino sobre as doze tribos, selecionou Jerusalém para ser sua capital política. Durante os dias em que foi tido como fora da lei, era seguido por centenas de homens. Esses foram bem organizados sob suas ordens, em Ziclaque, e, posteriormente, em Hebrom (1 Cr 11.20-12.22). Esses homens se tinham destacado de tal modo em feitos militares que foram nomeados príncipes e líderes.

Quando todo o Israel se unificou em apoio a Davi, a organização foi ampliada a fim de incluir a nação toda, tendo Jerusalém como centro (1Cr 12.23-40). Firmando um contrato com os fenícios, um magnificente palácio foi erigido para Davi, o rei (2Sm 5.11,12).

Realidades - Reflexões

Davi deu passos importantes na organização do reino: armou um exército conseguiu várias vitórias, conquistou Jerusalém onde instalou a capital, construiu um palácio (2Sm 5.6-11), criou os aparelhos do governo (2Sm 8.15-18). Faltava um templo nacional para concentrar tudo em Jerusalém. Aliás, ele já tinha transportado para Jerusalém a Arca da Aliança (2Sm 6.12-19).

A Arca da Aliança era o maior símbolo da religião de Israel, pois guardava as tábuas da Lei de Deus, entregues a Moisés no deserto (Ex 25.10-16). A Arca sempre tinha sido o símbolo itinerante da marcha de Deus com seu povo. Acompanhou-o no deserto (Nm 10.33) e na posse da terra prometida (Js 3.4m6).

Depois foi levada para o santuário de Silo, onde era guardada pelos levitas )Js 18,1;1Sm 1.3). Roubada pelos filisteus (1Sm 4.11), foi devolvida e guardada em Cariat-Iarim (1Sm 7.1) de onde veio para Jerusalém. Com o plano de construir um templo em Jerusalém para guardar a Arca, Davi pretende centralizar também a religião de Javé. Os reis e os governos sempre pretenderam manipular a religião, que é uma grande força motriz da consciência popular.

Religiosas

Ao mesmo tempo, Jerusalém tornou-se o centro religioso da nação inteira. Quando Davi tentou mudar a arca da aliança de fazê-la transportar pelos sacerdotes (Nm 4), Uzá subitamente caiu morto. Ao invés de levar a arca para Jerusalém, Davi guardou-a na casa de Obede-Edom, em Gibeá.

Quando sentiu que o Senhor estava abençoando aquele lar, imediatamente Davi transferiu a arca para Jerusalém, para que fosse abrigada em uma tenda ou tabernáculo. Uma adoração apropriada foi dessa forma restaurada a Israel, em escala nacional.

A atitude de Davi recebeu a apoio de Natã. Davi desejou construir uma casa de adoração que fosse mais permanente.. Quando expôs seu plano ao profeta, este sob "ordem divina", anunciou a Davi o relacionamento ímpar de que o rei e seus descendentes gozariam com Deus, e de que seu filho o sucederia, e de que ele mesmo não seria sujeitado a uma sorte calamitosa como aquela que sobreveio ao rei Saul.

Davi foi impedido de, ou a ele foi negado o privilégio de construir o templo, por qual razão?. Nos anos finais de seu reinado, ele tomou consciência de que fora comissionado como estadista militar, a fim de estabelecer firmemente o reino de Israel (1Cr 28.3,22.8). enquanto o reinado de Davi foi caracterizado pela guerra, Salomão desfrutou de um período de paz. Talvez a paz já viesse prevalecendo na época em que Davi exprimiu sua intenção de erigir um templo, mas não há como determinar, pelas Escrituras, de que modo as guerras subseqüentemente narradas se relacionam cronologicamente a essa mensagem de Natã.

Talvez foi somente nos estágios finais de seu reinado que Davi veio a perceber que os dias de Salomão seriam mais oportunos para a edificação do templo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário