quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A Igreja Laodiceiana – Ap 3.14-18 - Parte 3

 

Eis Como Diferenciar Uma Igreja Do Espírito Santo Do Tipo De Davi, De Uma Igreja De Laodicéia, Do Tipo De Salomão!

Em uma igreja do Espírito Santo, sempre se ouvirá um clamor visceral de arrependimento. Em verdade, você não será uma pessoa do Espírito Santo, até que possa "expelir da intimidade do seu interior" a você próprio. E isso é algo que Salomão nunca fez!

Nunca lemos de Salomão esvaziando-se diante de Deus. Em vez disto, na dedicação do templo, ele permaneceu ereto com mantos reais sobre si, e orou uma prece com graça, com majestade e altissonante. Tudo foi sincero, preciso e ordenado. Mas não foi um clamor visceral - e não penetrou nem mesmo em seu próprio coração!

Em sua oração, Salomão admoestou a congregação:"Seja perfeito o vosso coração para com o Senhor, nosso Deus, para andardes nos seus estatutos e guardardes os seus mandamentos, como hoje o fazeis" (1Rs. 8.61).

Salomão conhecia os estatutos sobre os quais falou. Dentre eles, estavam estes avisos em Deuteronômio para todo rei de Israel:

  • "Porém este não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito, para multiplicar cavalos."
  • "Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração se não desvie."
  • "Nem multiplicará muito para si prata ou ouro." (Dt 17.16-17).

 

 

Eram estatutos muito claros e diretos. Contudo Salomão violou os três, imediatamente após ter se tornado rei!

  • "Os cavalos de Salomão vinham do Egito..." (1Rs 10.28).
  • "Ora, além da filha de Faraó, amou Salomão muitas mulheres estrangeiras: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias... A estas se apegou Salomão pelo amor" (11.1-2).
  • "Fez o rei que, em Jerusalém, houvesse prata como pedras..." (10.27). "Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria" (2 Cr 9.22).

A oração de Salomão para um perfeito andar diante de Deus não teve efeito sobre sua própria vida - porque ele não tinha convencimento de pecado em seu coração: "Assim, fez Salomão o que era mau perante o Senhor e não perseverou em seguir ao Senhor, como Davi, seu pai" (1Rs 11.6).

Onde não há pregação ungida pelo Espírito Santo, não há convencimento do pecado - não há busca plena pelo Senhor!

Salomão pecou sem remorso mesmo enquanto pregava contra o pecado. Ele podia ler nas Escrituras que não deveria descer ao Egito para adquirir cavalos - e aí imediatamente, iniciava negociações para comprar mil novos cavalos e carruagens. Ele podia ouvir um profeta pregar que o rei não deveria multiplicar esposas para si próprio - e contudo, imediatamente saía para inspecionar um harém para possíveis futuras esposas.

Salomão não mostrou provas de pesar, nenhum sinal de arrependimento. Ele podia abertamente entregar-se a todo este pecado grosseiro e à imoralidade, e mesmo assim voltar para a sua câmara e redigir um outro provérbio.

Contudo, compare a indiferença de Salomão em relação ao pecado, à dor e ao quebrantamento totais de Davi por haver pecado contra Deus. A igreja de Davi não era perfeita; na verdade era uma igreja corinta. Davi cometeu adultério. Matou um homem inocente. Caminhou por um período de terríveis enganos. Porém, após Davi ter pecado, ele exprimiu esta despedaçada súplica, vinda de seu mais íntimo ser: "Lava-me completamente da minha iniqüidade e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Pequei contra ti, contra ti somente, e fiz o que é mal perante os teus olhos... Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito" (Salmos 51.2-4,11).

Davi posteriormente pecou outra vez por recensear o povo de Israel, algo que ele havia sido ordenado a não fazer. Ele havia acabado de derrotar todos os gigantes e os remanescentes de Gate. Ele havia expulsado os assírios, e toda a terra estava em paz. Naquele momento Davi deleitava-se em grande benção e vitória. E, contudo foi enganado pelo diabo!

Davi ficou tão cego por seu pecado que nenhuma conversa poderia demovê-lo. Joabe, que havia visto o engano de Davi preveniu-o: "Por que insistes em ir adiante com este pecado?" Mas Davi persistia, dizendo: "Quero saber quantos guerreiros eu possuo!"

Amados, é uma idéia compreensível que um servo justo, temente a Deus possa ser enganado pelo pecado! Davi viveu sob o erro por quase dez meses. Contudo, desta vez, nenhum profeta precisou vir a ele para lhe expor seu pecado. Foi o Espírito Santo quem o convenceu!

Logo após o recenseamento ter sido iniciado, Davi perdeu a coragem; ele nem chegou a terminar a contagem. Ele agora estava de cabelos brancos e velho, e havia se tornado sensível à voz do Espírito Santo. A Bíblia nos diz:"Sentiu Davi bater-lhe o coração..." (2 Sm 24.10).

O hebraico aqui sugere: "Ó Deus, estou ferido em meu coração por aquilo que fiz contra Ti!"

Esta é a marca da igreja do Espírito Santo, pertencente a Davi: um clamor inclinado segundo o coração! É claro, há pessoas nesta igreja que falham e vivem no engano. Mas como Davi, elas tornaram-se tão sensíveis à ação e ao movimento do Espírito Santo, que não precisam que um profeta sempre lhes diga que pecaram. Eles se arrependem antes mesmo que um profeta vá até eles - porque sentem-se feridos por seus pecados!

Davi disse a respeito do seu pecado: "Cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam. Na minha angústia, invoquei o Senhor, clamei a meu Deus; ele, do seu templo, ouviu a minha voz, e o meu clamor chegou aos seus ouvidos... do alto, me estendeu ele a mão e me tomou; tirou-me das muitas águas. Livrou-me do forte inimigo, dos que me aborreciam, porque eram mais poderosos do que eu" (2 Sm 22.6-7; 17-18).

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário