terça-feira, 6 de outubro de 2009

O Novo Testamento – Significado – Nome e Conteúdo

A designação de Novo Testamento dada à segunda parte da Bíblia vem do latim Novum Testamentum que vem a ser uma tradução do grego HKAINH^AIAOHKH (Hê Kainê Diathêke, aportuguesando). Esta expressão grega era usada geralmente para designar "uma última vontade, ou testamento", como o indica a tradução latina, sendo certo, contudo, que esta tradução não dá exaustivamente todo o seu significado.

O que significava realmente era uma disposição feita por uma parte que a outra parte podia aceitar ou rejeitar mas nunca alterar; essa disposição, quando fosse recebida, obrigava pelas suas cláusulas as duas partes. Uma vez que o melhor exemplo de tal escritura é um legado, usa-se o latim testamentum que dá em português Testamento .

O termo Pacto significa um ajuste, estipulado ou contrato, que liga ambas as partes num acordo. Implica mais do que uma promessa, pois uma promessa obriga somente a pessoa que a fez, enquanto que um pacto obriga igualmente ambas as partes que nele entram.

Neste sentido aproximou-se da palavra moderna "contrato". A palavra tem significado em (Êx 24.1-8), que descreve a aceitação da lei, pelo povo de Israel, no Monte Sinai. O fato do tradutor grego do Antigo Testamento usar diatheke nesta passagem para traduzir a palavra hebraica que significa pacto, indica que diatheke pode ocasionalmente ter este sentido e esta acepção é confirmada pela linguagem de (Lc 22.14-20), onde o antigo pacto (diatheke) de (Êx 24.1-8) é posto em contraste com o novo pacto (diatheke) que Jesus fez com os Seus discípulos na última ceia.

O significado geral do termo grego é necessariamente o mesmo nos dois exemplos, como o implica o contraste de antigo e novo.

O Novo Testamento é, portanto, o livro onde está registrado o estabelecimento e o caráter das novas negociações, que o homem pode aceitar ou rejeitar, mas nunca alterar, e, quando este as aceita, tanto ele como Deus, ficam obrigados a cumprir as suas exigências. O Antigo pacto envolvia uma revelação da santidade de Deus num justo padrão de lei, que, os que a recebessem, eram solenemente admoestados a guardar. O Novo Pacto dava corpo à revelação de Deus num Filho completamente justo que dava aos que recebiam a revelação, o poder de se tornarem filhos de Deus, tornando-os justos, Jo 1.12.

2 comentários:

  1. mto bom o post pr.
    lembrando sobre a aliança, gostaria de relembra-lo da pergunta q lhe fiz um outra vez sobre o pq das bençãos do monte gerizim n terem mais efeito sobre o povo de Deus ou pelo menos n pareceram ter nos apostolos, materialmente falando, mas espiritualmente incontavelmente mais efeito tiveram. Peço q se possível faça uma explanação dessa assunto.
    obrigada
    Paz!!

    ResponderExcluir
  2. Sim minha amada irmã Gisele. em breve farei também um post sobre este assunto. Me aguarde

    ResponderExcluir