quarta-feira, 21 de outubro de 2009

A Igreja Laodiceiana – Ap 3.14-18 - Parte 2

Contudo tudo isto não está produzindo vida! O divórcio ainda está em crescimento, mesmo entre os pastores. A fornicação e a infidelidade são lugar comum. Adolescentes fumam, bebem e dormem fora. As vidas das pessoas não estão sendo transformadas. Por quê? É porque o conhecimento em si não é capaz de salvar ou transformar alguém - incluindo aqueles que o pregam!

Os cultos de uma igreja podem ser bem organizados, com música excelente, nova e contemporânea. O coral pode cantar mil canções novas. O pastor pode condenar o pecado e indicar claramente o caminho certo. Mas sem o Espírito Santo, tudo isto se transforma em letra que mata!

Salomão tinha uma cabeça cheia de sabedoria e uma boca cheia de cânticos. Ele podia pregar e ensinar com habilidade incríveis. Possuía uma operação bem organizada, com líderes talentosos. Tudo em relação à sua igreja parecia ser decente e estar em ordem. Mas tudo que Salomão fez acabou em Eclesiastes, com a frase: "Tudo é vaidade e desespero!"

A igreja de Salomão tem todas as respostas. Parece ótima por fora. Mas é completamente desprovida de vida! E acaba em vaidade, idolatria, sensualidade, vazio e desespero.

Compare A Igreja De Salomão Com A Igreja De Sião Pertencente A Davi!

A força motivadora por trás da igreja de Davi era a total dependência sobre o Espírito Santo. Aqui está o que distinguia Davi:"Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi..." (1 Sm 16.13).

Quando Davi estava sobre seu leito de morte, ele disse a seu filho Salomão: "Quero lhe dizer porque Deus me abençoou. Quero que você saiba o segredo do meu ministério - porque o reino está em paz e porque Deus ficou comigo em toda parte onde estive." Ouça as últimas palavras de Davi para com seu filho: "O Espírito do Senhor fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua" (2 Sm 23.2).

Davi estava dizendo: "Não confiei no meu conhecimento e sabedoria. Não confiei em nada da minha carne. Eu fui um homem fraco - mas dependi do Espírito Santo! Cada palavra que falei foi sob Sua unção. Suas palavras encheram a minha boca!"

Há trinta e cinco anos atrás, quando abrimos as portas de nosso ministério à Avenida Clinton, 416, para viciados em drogas e alcoólatras aqui na cidade de Nova Iorque, o nosso lema era: " O Espírito Santo é Quem manda aqui!". Veja, não foi uma pregação do tipo "como enfrentar" que salvou membros de quadrilhas como Nicky Cruz e Israel. Eles não dobraram-se sobre seus joelhos por que pregáramos sermões concisos, enérgicos. Eles não se convenceram devido à ilustrações feitas e histórias da natureza. Não - estes antigos viciados em drogas testificaram a seus amigos: "Também já vivi nas ruas, como vocês. Mas olhem para mim agora! O Espírito de Deus me transformou!"

Foi o poder e a demonstração do Espírito Santo que fizeram com que Nicky e Israel ajoelhassem-se diante de Deus. O Espírito veio - e aqueles criminosos endurecidos prostraram-se sobre seus rostos e clamaram a Deus por misericórdia!

Salomão falou de árvores, hissopos, animais, coisas que rastejam, peixes. Mas Davi falou da intimidade com o Senhor, do quebrantamento e contrição. Falou da "Rocha" que é Cristo. E Davi era persuadido e transformado por sua própria pregação. Ele valorizava tanto a presença do Espírito Santo em sua vida, que pediu ao Senhor que nunca tirasse de si o Seu Espírito. Davi sabia que ele não era nada sem o Espírito Santo!

Na igreja de Salomão, contudo, o pregador meramente reúne informações bíblicas, verdadeiras, e cria um sermão a partir disto. Aí, ele o lança sobre a congregação e diz a si próprio: "É a Palavra - é obrigatório que ela tenha impacto. Ela deve causar crescimento e mudança em meus ouvintes, porque é a poderosa Palavra de Deus."

Não é assim! Você pode lançar o quanto da Palavra que você quiser - sermão após sermão, ensino sobre ensino, sabedoria e conhecimento em abundância. Mas se não há unção do Espírito Santo, ela é uma palavra morta! Se um pregador não gasta tempo prostrando-se sobre o seu rosto diante de Deus, ele não terá o fogo de Deus em sua alma. E não haverá unção do Espírito Santo em sua palavra, não importa o quão sábias e intelectuais elas soem. Elas simplesmente não produzirão vida!

Paulo disse: "A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana e sim no poder de Deus." (1 Co 2.4-5).

"... falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito... Ora, o homem natural não aceita as cousas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente." (vs. 13-14).

Você nunca deveria ir à igreja sem orar: "Deus, conceda-me os ouvidos do Espírito Santo para ouvir. Ajude-me a ouvir, compreender e aplicar Tua Palavra à minha vida!" Você necessita ter audição com ouvidos do Espírito Santo, assim como o pastor necessita ter uma língua fluente do Espírito Santo!

 

2 comentários:

  1. Ah pastor se aprendessemos isso com sinceridade, aprendermos a deixar a vaidade, e a nos prostarmos perante a soberania de Deus, a humilhação voltaria para as igrejas, e novos paulos, novos Silas, novos Estevãos, iriam surgir, e poderiamos ver de novo a santidade voltar para as igrejas, e com ela milhões de pecadores arrependidos.
    Temos esquecido o poderoso valor da humilhação, e da oração sincera a Deus, tentando alcançar o céu por nossas próprias forças, como fez o povo construindo a torre de Babel.
    Que o Senhor tenha misericórdia de nós, e que nós nos lembremos de onde caimos, nos arrependamos e voltemos ao 1º amor.

    ResponderExcluir
  2. Espírito Santo de Deus, vem sobre nós

    ResponderExcluir