terça-feira, 2 de junho de 2009

"OS NOMES DE DEUS" - DEUS TEM "UM" NOME?

OS NOMES DE DEUS
A reverência ao nome de Deus, Êx 20.7; Sl 8.1; 48.10; 76.1; Pv 18.10; (Am 5.27). Os nomes no Oriente tem um significado diferente dos nomes no Ocidente. No ocidente o nome serve para identificar alguém, no Oriente o nome serve para identificar o caráter de alguém.
Quando Deus criou o homem deu ordem para que ele desse nome aos animais (Gn 2.19). Porém Adão não nomeou Deus, porque o homem não conhece o caráter de Deus, Deus é que se auto-revela ou que ensina aos homens os seus “nomes”. Porque Deus não se apresentou a Adão com “nomes” como “El, Yahweh” e assim por diante. Muito simples ! Esses “nomes” de Deus foram manifestos aos homens por causa de uma determinada situação que eles estavam vivendo. Para Adão foi diferente, Adão não tinha pecado e o seu poder de compreender as coisas era muito extenso, logo não necessitava de um “nome” para que ele conhecesse essa ou aquela qualidade de Deus.
Antes de entrarmos no problema bíblico dos “nomes” de Deus, vamos observar este problema na história. No séc. III da nossa era o mestre rabínico, Aba Bar Memel, explicou assim a revelação divina a Moisés (Êx 3.13,14): “quando julgo o mundo, meu nome é Elohim (Deuses). Quando combato os que praticam o mal, meu nome é Sabaot. Quando faço os homens lembrarem-se dos seus pecados, meu nome é El-Shadai (Deus Onipotente). Quando uso de piedade com o mundo, meu nome é Yahweh (Senhor)”.
Os judeus sempre usaram muitos termos para dirigir-se a Deus, tais como :

1. Ha-Boreh - O Criador

2.El Ha-Guibor - Deus o Herói

3.Kedosh Israel - O Sagrado de Israel

4.Tsur Israel - Rocha de Israel

5.Ha Makon - O Onipresente

6.Shalom - Paz

7.Ein Sof - O Infinito

“É de se notar realmente que a ocorrência dos nomes da divindade se apresentam em agrupamento de três, sendo que alguns desses exemplos são:
1) Os três principais nomes da divindade no Antigo Testamento: Yahweh, Elohim e Adonai;
2) Os três principais compostos de Yahweh: Yahweh-Elim, Adonai Yahweh, Yahweh Shebaó;
3) Os três compostos de El: El Shadai, El Elion e El Olam;
4) As três categorias gerais de nomes divinos: O nome próprio e peculiar de Yahweh, os apelativos como Elohim e Adonai e os tipos atribuitivos ou epitéticos como Todo- Poderoso e Deus dos Exércitos;
5) O nome completo da divindade no Novo Testamento: Pai, Filho, Espírito Santo;
6) O título completo da segunda pessoa: Senhor Jesus Cristo; e
7) A distinção trinitarista: A primeira Pessoa, A segunda Pessoa e a terceira Pessoa.” (Lewis Sperry Chaffer).
Há uma grande discussão se Deus tem nome ou nomes. Diversas referências falam “no nome” de Deus: “Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão” (Êx 20.7). “...quão admirável é o Teu nome...” (Sl 8.1) “Segundo é o teu nome, ó Deus, assim é o Teu louvor...” (Sl 48.10) “...grande é o Teu nome em Israel” (Sl 76.1) “Torre forte é o nome do Senhor...” (Pv 18.10)
Esse ponto de vista cresce quando se lê as referências que dizem que Yahweh é o nome de Deus (Êx 3.15; 15.3; Is 42.8; Am 5.8; 9.6). Porém também se faz combinações do nome Yahweh, chamando-o de Yahweh dos Exércitos e diz que este é o seu nome (Is 47.4; 51.15; 54.5; Jr 10.16; 31.35; 33.2; 46.18; 48.15; 50.34; 51.19,57), ou chamando-o de Yahweh-Elohim dos Exércitos (Am 4.13). A discussão sobre Deus e seus nomes pode crescer se nós compararmos estes textos com outros paralelos. Nestes textos, Yahweh, Yahweh dos Exércitos e Yahweh-Elohim dos Exércitos, são “nomes” da divindade, porém em outros textos, Yahweh é a pessoa que precisa de um nome e é chamado, hora de Zeloso (Êx 34.14), hora de Elohim dos Exércitos (Am 5.27).
Já que alguns afirmam que Deus realmente tem nome, eu poderia afirmar que Ele tem sobrenome; pois Isaías diz isso (Is 44.5). Logo o nome completo de Deus seria : Yahweh de Israel, ou Yahweh dos Exércitos de Israel, ou ainda Yahweh-Elohim dos Exércitos de Israel.
Prefiro acreditar que estes nomes ou nome não são nomes da divindade, mas sim termos que descrevem as manifestações da divindade, e concorda que destes o principal é Yahweh. As palavras de Agur em Pv 30.3,4 nos fazem pensar duas vezes antes de estabelecer-mos um nome para Deus:
Nem aprendi a sabedoria, nem tenho o conhecimento do Santo. Quem subiu ao céu e desceu ? Quem encerrou os ventos nos seus punhos ? Quem amarrou as águas nas suas roupas ? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra ? Qual é o seu nome, e qual é o nome de seu filho se é que o sabes ?”
Quando Jacó encontrou-se com Deus no Vau de Jaboque desejou conhecer o Seu nome : “Dá-me, peço-te, a saber o teu nome” (Gn 32.29ª), porém Deus negou-se a dizer-lhe um nome : “Porque perguntas pelo meu nome ?” (Gn 32.29b). Essa resposta-pergunta de Deus significa duas coisas. Primeiro que não devemos procurar um nome de Deus porque na verdade Ele não tem nome, porém podemos identificá-lo de acordo com a manifestação. No caso de Jacó ele seria “Deus que transforma o caráter”, pois naquela manifestação transformou o caráter de Jacó. Também poderia ser chamado de “Deus da bênção” porque o abençoou (Gn 32.29c).
Jacó não foi o único que desejou conhecer o nome de Deus, o pai de Sansão, Manoá também teve este desejo : “E disse Manoá ao anjo do Senhor: Qual é o teu nome" (Jz 13.17). E Manoá teve resposta semelhante a de Jacó : “Porque perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso ?” (Jz 13.18). O termo hebraico que é traduzido por maravilhoso pode ser traduzido também por incompreensível, secreto, transcendental ou inefável. Não concordamos com a interpretação que correlaciona esse texto com Is 9.6 onde se diz que Jesus será chamado de “...Maravilhoso Conselheiro...” (V.R.I.B.B.). Em Jz 13.18 o anjo do Senhor nega-se a dar um nome pelo que interpretamos o termo “maravilhoso” como “incompreensível”.
Para deixar ainda mais claro o meu ponto de vista de que o nome descreve a manifestação da divindade, usarei a profecia de Isaías sobre o Deus encarnado. Isaías diz que seria chamado “Emanuel” (Is 7.14; Mt 1.23), e nós sabemos que ele chamou-se Jesus e não Emanuel (Mt 1.21,25). Emanuel significa “Deus conosco”, e isso fala da manifestação do Filho de Deus, ou seja a manifestação da divindade. Provavelmente, Elias pensava, quando propôs um desafio entre nomes (1Rs 18.24), que na verdade significa um desafio para ver quem se manifestaria. Elias pede claramente “manifeste-se” (1Rs 18.36), e vemos que o Deus de Elias manifestou-se (1Rs 18.38).
Para encerrar os argumentos tomemos o exemplo de Jesus e Paulo. Jesus disse que “manifestou o nome de Deus” (Jo 17.6,26), só que não vemos Jesus usando o termo Yahweh para descrever Deus, Ele usava o termo “Pai” (Jo 17.6). Em At 9.15 Deus diz que Saulo era “...um vaso escolhido, para levar o meu nome...”, só que nós não vemos Saulo usando o termo Yahweh nos seus ensinos. O que seria isso ? Será que Deus tem um nome no Antigo e outro no Novo Testamento ? Não ! Simplesmente são manifestações diferentes que estavam voltadas para as necessidades dos homens daquelas épocas, e limitadas pelas suas capacidades de compreensão.
1. El A etimologia deste termo é obscura. Na língua arcádica eles pronunciavam Ilu e em arábico Ilah ou Alah. Não era um nome exclusivo do Deus israelita. El era o nome do deus cananeu, pai de Baal. O termo é usado para designar uma imagem em Gn 35.2. Para diferenciar o El cananeu do El israelita é que se diz que o cananeu-jebuseu Melquisedeque era sacerdote do El Elyon - Deus Altíssimo (Gn 14.18-22). É interessante observar os momentos em que El aparece em paralelo a outros “nomes” de Deus:
“...Porque eu o Senhor (Yahweh) teu Deus (Elohim), sou Deus (El) zeloso...” “...o Senhor (Yahweh) Deus (El) de vossos pais, o Deus (El) de Abraão, o Deus (El) de Isaque, e o Deus (El) de Jacó...” (Êx 3.15)
1.1. Elohim Um deus pagão, Jz 11.24; 1Rs 11.5; 2Rs 1.2; Os israelitas dizem que o plural é para indicar plenitude. “E disse Deus (Elohim): Façamos o homem à nossa imagem” (Gn 1.26). “E criou Deus (Elohim) o homem à sua imagem” (Gn 1.27) “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor”
1.2. Elyon Deriva de “Alah” que significa “subir, ser elevado”, e traduz-se por Deus altíssimo. Melquisedeque, rei de Salém, era sacerdote de “Elyon” (Gn 14.18,19), e este Melquisedeque diz que “Elyon” deu vitória a Abraão sobre seus inimigos (Gn 14.20), e Abraão confirma isto dizendo: “Levantei minha mão ao Senhor (Yahweh), o Deus altíssimo (Elyon). Este termo também aparece em Nm 24.16.
1.3. El-Shadai, Êx 6.3
O Deus Onipotente (Gn 17.1; 28.3; 35.11; 48.25). 1.4. El-Olam, Gn 21.33 Deus Eterno.
1.5. El-Roi Deus que vê (Gn 16.13);
1.6. El-Yisrael Deus de Israel, Gn 33.20;
1.7. Em nome de homens · Gamaliel - Recompensa de Deus, Nm 1.10; At 5.33-40
· Samuel - Nome de Deus
· Emanuel - Deus conosco
· Ismael - Deus ouve
· Israel - Deus luta
· Daniel - Deus é meu juiz 1.8. Em nome de anjos
· Gabriel - Deus mostrou-se forte
· Miguel - Quem é como Deus ? 1.9.
Em nome de cidades
Betel – Casa de Deus, Gn 31.13; 35.7;
2.
Yahweh
Êx 3.13 - Eu sou o que sou
· Sou aquilo que sou
· Serei o que serei
· Serei o que pretendo ser
· Aquele que era que é e que será
· Sou aquele que existe Transliteração : EHYEH ASHER EHYEH
Iavé
Yahweh
Javé
Já, Sl 68.4
“A forma Jeová surgiu de um mal entendido que, por sua vez, teve origem na relutância dos judeus piedosos quanto a pronunciarem o nome divino (cerca de 300 a.C.). Para substituí-lo, diziam a palavra Adonai (meu senhor). No TM o nome divino se escrevia com as consoantes de YHWH e as vogais de Adonai, como lembrança de que esta última palavra devia ser pronunciada ao se ler este nome. O nome divino desta forma, parece ser “YEHOWAH” no TM. A forma Jeová, portanto, é uma malformação, oferecendo aquilo que é virtualmente uma transliteração de uma palavra que se acha no texto do Antigo Testamento hebraico, mas que nunca existiu na realidade como palavra.”
2.1. Yahweh-Rafá
Yahweh Sara - Êx 15.26. 2.2. Yahweh-Nissi
Yahweh é Minha Bandeira - Êx 17.8-15.
2.3. Yahweh-Shalom
Yahweh é Paz - Jz 6.24.
2.4. Yahweh-Ra'ah
Yahweh é Pastor - Sl 23.1.
2.5. Yahweh-Tsidkenu
Yahweh é Justiça - Jr 23.6.
2.6.
Yahweh-Jireh

Yahweh Proverá - Gn 22.14. 2.7. Yahweh-Shammah
Yahweh está ali - Ez 48.35.
2.8.
Yahweh-Maqor
Yahweh é Minha Fonte 2.9. Yahweh-Mekadesheen
Yahweh que Santifica, Lv 20.8
2.10. Yahweh-Eloheka
Yahweh é teu Deus, Dt 16.6.
2.11. Yahweh-Hossenu
Yahwem é nosso Deus, Sl 95.6
2.12. Yahweh-Tsebaoth
Yahweh dos Exércitos, Zc 4.6 2.13. Em nome de homens
· Yahweh-Yesua (Yahweh é salvação - Josué)
· Yahweh-Nathan (Yahweh dá - Jonata)
· Yahweh-Kun (Yahweh estabelece - Jeoaquim) 3. A
donai
Meu Senhor
Êx 23.17;
Is 10.16,33; Adon - Senhor 4.
Theos
Deus 5. Kyrios
Senhor 6.
Pater
Ele é Pai de todas as coisas por criação, (1Co 8.6; Ef 3.14,15; Hb 12.9;
Ele é o Pai de Israel por eleição (Dt 12.6; Is 63.16; Jr 3.4; Ml 1.6);
Ele é o Pai de Jesus Cristo por geração (Mt 3.17; Jo 1.14; 8.54),
Ele é o pai da Igreja por adoção (Jo 1.12).
Glórias, porém sejam dadas ao Nome que está acima de todos os nomes. O Nome de Jesus!!

Um comentário:

  1. Agradeço a Deus por sua vida amado pastor e por este estudo tão profundo.
    Que El-Olam te abençoe.
    Ev. MArcus Rodrigues (Plena Unção)

    ResponderExcluir