quarta-feira, 24 de junho de 2009

“O PERIGO DA DESOBEDIÊNCIA" Parte 1

Sugestão de um teólogo, internauta:

 “Pr João, gostaria que fosse comentado alguma coisa sobre a desobediência do rei Saul face as prerrogativas que lhe eram inerentes.”

"A desobediência e o conseqüente fracasso de Saul” (1Sm 15.1-35)

O sucesso inicial do primeiro rei de Israel não obscureceu suas fraquezas pessoais.  Sua ascensão foi gradual; assim também seu declínio. A ousadia e atrevimento de Saul tornaram-no poderoso na batalha, o que o tornou perigosamente imprevisível no trato com seu povo, em especial com líderes religiosos e conservadores como Samuel.

O rei de Israel ocupava uma posição singular entre os dirigentes contemporâneos, tendo a responsabilidade de reconhecer pessoalmente o profeta, que era o representante de Deus. Quanto a esse particular, Saul falhou duas vezes.

Lembremos quando Samuel declarou:” Então disse Samuel a todo o povo: Vedes já a quem o SENHOR escolheu? Pois em todo o povo não há nenhum semelhante a ele. Então jubilou todo o povo, e disse: Viva o rei! E declarou Samuel ao povo o direito do reino, e escreveu-o num livro, e pô-lo perante o SENHOR; então despediu Samuel a todo o povo, cada um para sua casa.  E foi também Saul à sua casa, em Gibeá; e foram com ele do exército aqueles cujos corações Deus tocara”.1Sm 10.24-26.

De que mais precisa um líder, além daquilo que disse o Senhor, pela boca do profeta Samuel?Entretanto, pelo fato de Deus nos usar, em Sua casa, Sua obra, Seu trabalho, não significa que aprova nossos erros. De fato Ele usou uma mula, um galo, uma ursa, um peixe gigante. E por que usou? É porque não tinha algo melhor para usar.

Não nos enganemos, Deus dará tempo para o arrependimento, se Ele desejar, é claro, mas chegará o momento de nos encontrarmos com Ele face a face. E como será esse encontro? Quanto mais demorar o arrependimento, maiores cobranças virão!Primeiro, Saul esperou sete dias em Gilgal a chegada de Samuel, para que este supervisionasse o sacrifício com que os israelitas se preparariam para combater os irados filisteus (13.8ss).

Impacientemente, Saul teve o atrevimento de usurpar os direitos sacerdotais de Samuel, sacrificando ele mesmo os animais. A insensibilidade de Saul diante dos limites de seu ofício deram claros sinais a Samuel de que sua primeira experiência na monarquia estava fadada ao fracasso. Em sua vitória sobre os amalequitas ele cedeu ante a “pressão do povo”, (será?) ao invés de pôr em execução as instruções de Samuel.

Saul não deu ouvidos à ordem de exterminar todos os amalequitas, seu gado e seus bens, então, a suspeita de Samuel ficou confirmada (1Sm 15.1-3). Como Acã (Js 7.1ss), Saul não levara a sério a “guerra “santa”. Quantos não levam a sério, sua chamada, ministério e ordens dados por Deus?! Não era uma simples pilhagem para recompor suprimentos esgotados ou capturar homens para trabalho escravo.Devia ser uma “vingança” em nome de Deus.

Com Deus não pode haver meio-termo. Ou tudo, ou nada! Deus não negocia, determina, ordena!O pouco caso de Saul para com a ordem divina foi considerado rebelião por Samuel. De fato, Saul deu de ombros para com a ordem divina.O profeta inflexível permaneceu resoluto apesar dos apelos de Saul (v.24-31).A lição tinha de ficar clara, por maior que fosse o preço: para o rei ou para o plebeu, a obediência era melhor que o sacrifício (v.22).

Com essa escaldante reprimenda Samuel deixou o rei Saul entregue aos seus próprios recursos. Por causa da desobediência, Saul perdeu seu reinado.Pior ainda, pela contumaz desobediência, enveredou-se por um caminho que o conduziu ao ocultismo e por conseguinte, a um triste epitáfio, a morte!

Deus tenha misericórdia de nós!

7 comentários:

  1. Como fazer para ser bem sucedido em nosso ministério?

    ResponderExcluir
  2. Pr; e o que dizer de líderes que são verdadeiros Saul´s em suas igrejas e ministérios? Será que eles, também serão confrontados com o Deus de Samuel?

    ResponderExcluir
  3. "Anônimo", permita-me responder-lhe e, mestre João, corrija-me se estiver errada, bem como acrescente o que lhe convier.`
    À primeira pergunta, penso que, precipuamente, temos de SABER se foi Deus quem nos chamou para fazer tal e tal coisa. Caso contrário, pode até ser que não fracassemos mas, muito provavelmente, o sucesso não ocorrerá.
    Bem, uma vez cientes do nosso chamado ministerial, resta pautá-lo integralmente nos preceitos do Senhor. Como? O apóstolo Paulo disse que deveríamos ser seus imitadores, assim como ele era de Cristo. Então, basta irmos para a Palavra de Deus e observarmos as características do nosso Mestre (Jesus).
    Partindo dessa premissa, penso que estaremos agradando ao Senhor e Ele, então, irá se agradar de nós e, consequentemente, do nosso ministério.
    No tocante ao segundo tópico, SIM, todos os falsos profetas e líderes (como o foi Saul) serão, em algum tempo, confrontados por Deus. Ele é fiel e justo, e nada fica oculto aos Seus olhos!
    Sejamos, portanto, SANTOS, pois Ele é Santo!

    ResponderExcluir
  4. È irmã Tati. E quanto aqueles pastores e líderes que, mesmo sabendo que estão em desobediência, continuam de maneira arbitraria e olvidada na contra-mão da vontade de Deus?

    ResponderExcluir
  5. No tocante a essas pessoas, sinto informar, querido anônimo... serão cortados e lançados ao fogo! Não sou eu quem diz, mas a Palavra que, em Mateus 7.19, assevera: "Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo".
    E, ainda, mais adiante, no versículo 21, 22 e 23, há uma terrível advertência quanto ao tema. Vale a pena conferir mas, de antemão, já concluo dizendo que Jesus assim lhes dirá: "Nunca vos conheci"!!!

    ResponderExcluir
  6. Quero parabenizar a você, irmã Tati e ao pastor editor desse blog que tem aberto a oportunidade para todos quantos desejam aprender mais sobre a Palvra de Deus e elucidar possíveis dúvidas.
    Que Deus abençoe a vc e ao pastor que tem sido bênção para nós evangélicos.
    A Paz

    ResponderExcluir
  7. Obrigada. Eu tenho aprendido muito nesse blog e, assim como você, anônimo, agradeço ao nosso querido pastor por este rico e inovador espaço, o qual, para mim, tem sido parada obrigatória (ainda que, às vezes, para mim - devido à falta de tempo - haja um lapso de tempo grande entre uma e outra leitura).
    Valeu mestre!!!!

    ResponderExcluir