quarta-feira, 3 de junho de 2009

"AS INSTITUIÇÕES EM ISRAEL - PARTE XI - OS SAMARITANOS"

Samaritanos. “Samaritanos” vêm a ser mais uma classe odiada pelos judeus do que propriamente uma seita. Salmanazar IV, rei da Assíria, sitiou Samaria. O cerco durou cerca de dez anos. Ele morreu e não viu Israel destruído. Seu sucessor, Sargão II, completou a obra de seu antecessor. Como já dissemos, os assírios dispersavam os povos conquistados. Foi assim que Sargão levou para a Média, Pérsia e outras regiões, os judeus do norte e para Samaria levou povo estrangeiro.
Quando os estrangeiros se acharam na terra, foram atacados Por feras, e os remanescentes samaritanos, velhos, aleijados, etc., disseram-lhes que aquilo lhes acontecia porque não temiam ao Senhor. Quando o reino do sul foi levado para a Babilônia Por Nabucodonosor, os samaritanos, esse povo misto, em raça, em religião, em costumes e em língua, tiveram certa liberdade em Jerusalém e Judéia. Essa liberdade continuou durante o período caldeu.
Os judeus não se comunicavam com os samaritanos antes do exílio babilônico, por serem eles gentios, agora no tempo de Neemias acentuou-se profundamente a rivalidade entre eles Por causa da reconstrução de Jerusalém. O ódio cresceu ainda entre os judeus e samaritanos, quando João Hircano , 130 a C., destruiu o templo de Gerizim. Herodes, o Grande, construiu-lhes novo templo, 25 a C.; não lhes agradou, nem mesmo o chegaram a usar, por não ter sido construído no monte Gerizim.
De tal maneira se acentuaram as rivalidade entre eles, que os judeus consideravam os samaritanos como cães. Os samaritanos eram imundos para os judeus. Não tinham mínimo acesso ao templo de Jerusalém. Quando os judeus do norte iam a Jerusalém, passavam através da Peréia, pois era um insulto para os samaritanos passar por seus termos um judeu que destinava a Jerusalém. A razão de ( Lucas 9.51-55) ser Jesus desprezado pelos samaritanos, foi que o “seu rosto era como o de quem ia para Jerusalém”. Na volta, porém, era lícito passar por Samaria. Jesus desfez todos os preconceitos da mulher samaritana, Jo 4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário