segunda-feira, 15 de junho de 2009

" DOUTRINA E BOM COSTUME"Parte 1 - É pecado....?

Mensagem encaminhada  Para: marques_joao2004@yahoo.com.br Enviadas: Domingo, 17 de Maio de 2009 1:02:59

Assunto: Perguntas

é pecado a mulher usar calça, ou cortar o cabelo, ou alisa-lo, ou faezer as unhas, ou usar maquiagem, ou depilar-se, ou usar acessorios (colares, brincos, pulseiras, aneis) ????
Esta pergunta foi-me enviada pela irmã Gisele.
Para responder esta pergunta faz-se necessário recorrer, primeiro à Bíblia Sagrada e depois, ao bom senso.
Doutrina é o ensino bíblico normativo, final, terminante, conclusivo, oriundo das Escrituras Sagradas, recebido como regra de fé, prática e conduta para a vida e para a Igreja.  Doutrina, biblicamente falando, necessita  de expressão prática na vida do crente, e, isso inclui as práticas, usos e costumes.As doutrinas, da Bíblia, são santas, divinas, universais e imutáveis,seja qual for o local, a doutrina será inamovível.
Quanto aos costumes, eles são sociais, regionais, humanos, temporais, haja vista, ocorrerem  na esfera  humana. Normalmente são influenciados ou gerados pelas etnias, etariedade,  tradições, regiliões,  crendices, fanatismo, ignorância, humanismo etc.
  • Costume é uma forma de expressão do porte, postura e comportamento social da pessoa ou congregação, confirmando ou comprometendo a doutrina bíblica, a moral e a ética cristãs.
  • É bom que se lembre: os padrões de porte, postura e comportamento social do mundo são todos antibíblicos. O mundo jamais se portará para a gradar a Deus, uma vez que ele "está no Maligno" 1Jo 5.19.
  • É enorme o número de igrejas com um bom número de bons costumes, mas, pouco de doutrina bíblica.A Bíblia tem pelo menos 51 doutrinas esposadas. A doutrina cristã como a temos na Bíblia, uma vez ensinada e vivida na prática, pela congregação, origina nela santos e bons costumes, que por sua vez confirmam a dodutrina bíblica , Tt 2.10.
  • Na Igreja do Senhor, os costumes devem ser diferentes dos do mundo, porque a Igreja de Cristo deve ser um povo diferente em tudo do mundo.
  • Se a Igreja foi chamada por Deus, para deixar o mundo e pertencer a Ele, como será ela um povo diferente para Deus, tendo os mesmos costumes e práticas do mundo, de onde ela saiu? Razão pela qual, há muito crente enganado por aí.
  • Não tendo lastro espiritual na Palavra de Deus, muitos membros de igrejas que não ensinam a Palavra como devem, acabam por naufragar na fé com facilidade.

Existem coisas que não são pecados em si mesmas, mas são inconvenientes " Nem todas as coisas me convém" 1Co 6.12.

Há coisas que em si mesmas não são pecados, mas são moldadoras, dominadoras, controladoras. " Não me deixarei dominar por elas" 1Co 6.12

Há coisas que não são pecados em si mesmas, mas são embaraçosas. " Deixemos todo o embaraço, e o pecado..." Hb 12.2

Há coisas que não são mesmo pecado, mas dão aparência de pecado. " Abstende-vos de toda a aparência do mal" 1Ts 5.22

Pergunte-se:

Estas coisas lovuvam a Deus? Exaltam o Evangelho? Se essas coisas não forem largadas a tempo, elas por fim conduzirão a diferente formas de pecado.

Jesus ensinava a dodutrina bíblica, e, observava os bons costumes.

1. E aconteceu que concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina Mt 7.28 

2. E o que O traía, tinha-lhes dado um sinal, dizendo: "O que eu beijar é esse, prendei-O" Mt 26.48

Jesus vestia-se tão bem, que Judas para traí-lo, teve que dar um sinal, que não foi sobre roupa!

Pelo seu traje, você quer ser identificado como um servo (ou serva) de Deus, ou como um incrédulo, isto é, uma pessoa que não conhece a Deus?

O cristão deve evitar usos, costumes e práticas escandalosas, ridículas, chocantes, provocantes, sensuais, imorais, absurdas, extravagantes e tipicamente mundana

5 comentários:

  1. Excelente. A internet tem seu lado bom.

    ResponderExcluir
  2. Que possamos, sempre, utilizarmo-nos do bom senso e ética cristã (bíblica)para todo e qualquer fim.
    De nada adianta, como bem disse o pastor, estabelecermos práticas (costumes) tais e tais sem, contudo, observarmos a essência.
    A essência, esta sim, deve servir-nos de base para tudo o que pensamos ou fazemos nesta vida.
    E, como diz o David Quinlan, "A essência és TU, JESUS"...

    ResponderExcluir
  3. pastor gostei da explicação, mas ela n satisfaz plenamente a minha questão, pq na verdade pelo q eu pude entender, vai do ponto de visat de cada um, pq muitas mulheres ao usarem saias curtissimas n veem nda de mal nisso e n consideram nenhuma das condições q o senhor descreveu.
    tem algum estudo sobre isso q o Senhor possa me mandar, pode ser pro meu e-mail, que trate do assunto diretamente. gisele.padrao@hotmail.com
    A paz do Senhor Jesus!!

    ResponderExcluir
  4. Calma minha amada irmã, o assunto não findou!
    Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir