segunda-feira, 8 de junho de 2009

"O ESPÍRITO SANTO E OS DONS ESPIRITUAIS - PARTE II"

"O Mau Uso dos Dons Espirituais" - O uso dos dons na igreja deve ser regulado e equilibrado pela Palavra de Deus
A Palavra e o Espírito, combinam-se, intercambiam-se, interpetram-se em sua operação conjunta na Igreja. Visto que a Palavra é a espada do Espírito e,o Espírito interpreta e usa a Palavra, entendemos que um não "funcionará" sem a presença do outro. A supremacia ou predominância da doutrina do Senhor corrige erros, evita confusões e repara estragos.
É fato que isso só ocorrerá se for bem aplicada e observada, pois, neutraliza o fanatismo (que é zelo sem entendimento, exagero, práticas antibíblicas, emocionalismo, etc). Por outro lado, a predominância do Espírito Santo neutraliza os extremos do formalismo(que é excesso de regras, regulamentos, legalismo, rotina, formalidade, mornidão, fórmulas, ritos, etc).
Os dons espirituais não devem operar sem o fruto do Espírito conforme preceitua Gálatas 5.22; 1Coríntios 13; João 15.1-8. Quem recebe os dons, a primeira coisa a fazer é procurar conhecer o que diz a Palavra sobre o exercício deles. O problema em Corinto era que lá, havia abuso dos dons, já em Tessalônica, o problema era de carência. Como podemos, nós, os pastores, não nos importar-mos com o ensino da Bíblia que regula, orienta e ensina como fazer uso dos dons?
Quando nós nos calamos quanto ao ensino com respeito a essas manisfestações, o resultado é fanatismo, práticas antibíblicas, meninices, falsas doutrinas, confusão, escândalo e desonra para o Evangelho. Sem contar que, nos cultos, o que se percebe é uma verdadeira confusão doutrinária. Pastores e Líderes que não conhecem do assunto tentando explicar o que eles mesmo não entendem, sobretudo dando opinião pessoal ao invés de basear-se na Bíblia.
Sei de igrejas, inteiras, famílias e crentes à parte que, tem padecido muito por causa de falsas visões, revelações e sonhos da parte de visionários, às vezes fanáticos, outras vezes mentecaptos e ainda por cima trapaceiros. É necessário que, sem sufocar, abafar, o genuíno entusiasmo e fervor espiritual, ou provocar frieza na fé, os dirigentes de trabalho, através da doutrina bíblica regulem e controlem essa intensa "onda" de "visões e revelações falsas" que tanto perturbam e prejudicam sobremaneira os crentes na fé.
Todo poder sem controle é desastroso. Deus nos concede poderosos dons, mas não é responsável pelo mau uso deles, por desobediência do portador à doutrina bíblica, ou ignorância desta.
Perguntem as donas de casa! O fogo em casa é indispensável, quando sob controle do fogão, mas como incêndio é um sinistro. Da mesma maneira a eletricidade nas linhas de alta tensão é letal, mas nas subestações é domada, tornando-se apropriada ao consumo doméstico. Um carro é utilíssimo quando dotado de bons freios.
Cuidado e zelo para com os dons!

Um comentário:

  1. é importante também ressaltar q os dons servem para serem usados, com ordem e descencia mas usados, pq há muitos crentes que por temer aos homens, ou por vergonha, recebem o poder de fazer uso dos dons, mas n faz por estar sufocado pela liturgia do culto, ou por pessoas q por n terem os dons, sufocam aqueles que o tem, por medo de tomarem "seus lugares" ou pq possuem cargos acima, e n tem. é necessario lembrar q Deus n distribui os dons de acordo com o cargo dado pelos homens, mas de acordo com sua soberana vontade e de acordo com o pedir de cada um.
    Por favor pastor me corrija se isso de fato n for o q acontece atualmente.

    A Paz do Senhor Jesus!!

    ResponderExcluir