segunda-feira, 29 de junho de 2009

" A LUTA DE JESUS: FAZER A VONTADE DE DEUS"

A Escola Onde Jesus Aprendeu a Vontade do Pai

Aos 12 anos de idade, Jesus disse aos seus pais: .. Não sabíeis que devo estar na casa de meu Pai?" Lc 2.49. Os pais estranharam essa resposta.

Estas e outras coisas revelam que Jesus, dentro de Si, travava uma luta para estar sempre unido ao Pai e sintonizar com a sua vontade.  Pessoas, fatos, situaçõe, o próprio demônio tentavam desviá-Lo. Mas para poder manter a comunhão com O Pai, Ele não hesitou em provocar conflitos nem com as autoridades nem mesmo com os amigos e parentes.

Como jesus descobriu a vontade do Pai? Que escola frequentou? Eis alguns fatos que mostram como Jesus fazia para descobrir a vontade do Pai. Eles mostram qual foi, por assim dizer, a escola de Jesus.

Jesus descobriu a vontade do Pai:

1. Na família. Jesus "foi com seus pais para Nazará e era submisso a eles" Lc 2.51. Submisso, mas não cegamente. Basta ver a resposta que lehes deus aos 12 anos, Lc 2.49. Ele coloca a vontade do Pai acima de tudop e chega ao ponto de dizer: "Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a praticam" Lc 8.21

2.Na sua  condição de pobre. O que em geral é considerado condenação do destino, para Jesus se tornou a manifestação da vontade do pai. nasceu pobre e ficou sempre do lado dos pobres. Nunca buscou uma saída individual, não quis fazer carreira e subir na vida, como se diz. Ser pobre era para ele a expressão da vontade do Pai. Viver com os pobres  era a decisão do Filho, disposto a obedecer ao Pai até a morte e morte de cruz, Fp 2.8

3.Na Escritura. Jesus recorre à Escritura como fonte de autoridade, Lc 4.18. Seu programa de vida e ação é a profecia do Servo, Mc 1.11; cf 42.1). É na Escritura que busca as respostas contra as tentações que procuram desviá-lo do caminho do Pai, Lc 4). A história da fidelidade e obediência de Jesus foi entendida a partir"do que estava escrito na Lei de moisés, nos profetas e nos Salmos" L 24.44.

4. Nos acontecimentos. para tirar as dúvidas de João batista, Mt 11.3, Jesus manda que os discípulos contem a João o que está acontecendo, de acordo com a profecia de Isaías, Lc 7.18-23; cf Is 35.5,6.

5. Nas pessoas. Nas bodas de Caná, embora dissesse à Sua mãe que Sa hora ainda não tinha chegado, atende ao seu pedido, convertendo a água em vinho, Jo 2.4-8. O milagre revela que Ele atendeu também à vontade do Pai. No caso da mulher cananéia, começou recusando, mas diante do argumento dela exclamou: " Por causa disso que você acaba de dizer, pode voltar para casa; o demônio já saiu da sua filha" Mc 7.29. Jesus mudou de opinião. E, nas palavras da mulher, leu o que o Pai queria dEle.

6. Na natureza. É o Pai que alimenta as aves do céu e veste os lírios do campo, Mt 6.25-34.

7. Na convivência em Casa com Maria e José, na convivência com os pequeninos, cuja sensibilidade para as coisas de Deus O impressionava e O levava a louvar e agradecer ao Pai, Mt 11.25-26. Com as crianças, nas quais vê o modelo do Reino, Mc 9.35; 10.13-16. Sem falar da convivência mais íntima com os discípulos e as disípulas.

8. Na oração. É na oração, nas noites passadas em vigília que ele aprofunda a sua experi~encia de Filho e que descobre o que o Pai pede dEle, Lc 5.16; 6.12; 9.18; 28-29; 11.1). ensina a pedir: "Venha o teu Reino, seja feita a Tua vontade assim na terra como no céu" Mt 6.10.

9. No templo, onde vai com o povo e cuja profanção O enfurece porque não admite que a casa de Seu Pai seja transformada numa casa de comércio, Jo 2.14-16

10.Na agonia do Horto das Oliveira, ao sentir a proximidade da Paixão e morte.

No Evangelho de João, Deus é chamado de Pai umas 120 vezes!

Concluindo. Não havia um manual nem um roteiro pré-estabelecido para guiar Jesus na descoberta da vontade do pai. Não havia uma lista de normas para Ele se orientar. Havia, isto sim, aquela atenção permanente voltada para o pai e para o povo. " Por mim, mesmo, nada posso fazer: eu julgo segundo do que ouço" Jo 5.30. "O Filho, por Si mesmo, nada por fazer, mas só aquilo que vê O Pai fazer"  Jo 5.19. " Nada falo por Mim mesmo, mas falo como Me ensinou O pai" Jo 8.28. " Faço sempre o que lhe agrada" Jo 8.29.

Jesus era fiel à experiência que tinha do Pai. Pois a Boa Nova do Reino não era uma doutrina a ser transmitida, nem uma moral ou uma disciplina a ser imposta, nem uma cultura a ser implantada, nem um idéia nova a ser ensinada, mas era a face do Pai a ser revelada a todos, sobretudo aos pobres!

A obediência de Jesus não era disciplinar, mas profética. Por causa dela, a voz de Jesus não é a voz do Pai. Por causa da obedi~encia ao Pai, Ele desobedecia a tradição dos antigos e a criticava. 

A obediência a Deus está acima de todas as outras obediências! At 4.9

2 comentários:

  1. Jesus sempre deu exemplo pra nós em tudo o que fez. Que coisa mais maravilhosa!

    ResponderExcluir
  2. Se vivêssemos à época de Jesus, certamente aprenderíamos sua postura de obediência. O que o sr. Pr acha?

    ResponderExcluir