terça-feira, 16 de junho de 2009

" DOUTRINA E BOM COSTUME"Parte 2 - É pecado....?

A Bíblia é a suprema autoridade em matéria: de fé (de doutrina), e de prática (conduta moral, costumes, usos e práticas. A Bíblia, Palavra de Deus tem o objetivo de conduzir o povo de Deus, pela fé, ensinar a esse povo como deve ele viver para Deus, para o próximo, e para nós mesmos.

Porque povo santo és ao SENHOR teu Deus; o SENHOR teu Deus te escolheu, para que lhe fosses o seu povo (especial) próprio, de todos os povos que  sobre a terra háDt 7.6

 

A expressão “povo santo” significa um povo separado para posse e uso exclusivo de Deus; um povo que pertence a Deus; um povo que vive de modo diferente do mundo, e, isso inclui os costumes desse povo.

“... um povo seu especial, zeloso de boas obras. Tt 2.14

 

“... sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver.” 1Pe 1.15

 

A Palavra de Deus escrita, deve transformar-se na Palavra de Deus viva, dentro e fora de nós, pelo Espírito Santo, inclusive em nosso testemunho, o que inclui os costumes.

O agente de Deus, a Igreja, é que devia influenciar nos padrões de vida e costumes do mundo, porque ela é “o sal da terra”, e, “ a luz do mundo” Mt 5.13,14, mas o que vemos e ocorre, é exatamente o contrário.  Tudo indica que está se cumprindo a sombria profecia de Jesus: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado” Mt 13.33

 

Um povo santo deve ter costumes bons e santos, como vemos principalmente no livro de Levítico, nos Evangelhos e nas Epístolas. O povo de Deus deve ser um povo diferente do mundo no sentido espiritual, moral e social.

 

Se tomarmos como exemplo Israel, vemos que era um povo vivendo em sua própria e exclusiva terra. Entretanto a Igreja é o povo de Deus, porém, vivendo aqui como “peregrinos e forasteiros” dentre todas as nações, a caminho da sua pátria celestial. “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros...” 1Pe 2.11

 

Como sabemos, há multidões de incrédulos que a única “Bíblia” que eles lêem é a vida do crente. E esta vida do crente, quer ele saiba, quer não, é uma série diuturna de hábitos, práticas, procedimentos e costumes.

 

As vezes, a maneira única de se falar de Cristo é através da vida, e isso inclui, caráter, porte, atos etc. Não estou me referindo ao costume legalista, pois este, sem o lastro da doutrina bíblica leva o crente ao farisaísmo, ao legalismo da salvação pelas obras, isto é, falsa santidade.

 

De outra forma, o conhecimento e o ensino da doutrina bíblica na igreja, sem a sua prática através da vida santa do crente, do seu testemunho  cristão, dos bons costumes, da conduta irrepreensível, e da honestidade, é inoperante, é infrutífero, é contraditório,e um tropeço perante o mundo.

 

É sabido que Israel foi chamado por Deus, dentre as demais nações, para ser um povo diferente dos demais, e, melhor em qualidade, e isso inclui os costumes, Êx 19.6. Entretanto, mais tarde, já em Canaã, Israel adotou os costumes, práticas pagãs e mundanos dos povos ímpios, sobre os quais Deus, ordenara explicitamente que não deveriam imitar.

Esta ocorrência teve tanta implicação que, mais tarde, Israel resolveu ser “como as demais nações”.Tal prática, teve como protesto, as mensagens dos profetas.

 

Com a Igreja de Cristo, hoje, não pode ser diferente. É claro que não estamos falando dos exageros, pois, é lastimável que algumas igrejas se pronunciem com distorções extravagantes, principalmente na área de costumes. Pratica-se o abuso, a intolerância e inversão de valores por parte de quem não tem embasamento bíblico e ministerial. Cria-se de forma exacerbada  um sistema de costumes e chamam isso de “doutrina”,e, na verdade isso é LEI.

 

Bons costumes e práticas devem ser fruto da nossa santificação a Deus, e não meio de santificação. O crente não se torna santo por praticar bons costumes; pelo contrário, ele deve praticar bons costumes porque é santo.

 

Os exagerados julgam-se mais santos do que os outros, por causa dos seus costumes, práticas e usos. Nunca chamem costumes e usos de doutrina!

 

Há também aqueles que, dizendo-se liberais, exageram de outra forma, alegando que Jesus só quer o coração.

 

Sinceramente tenho muita preocupação com essa afirmação, haja vista o padrão de sobriedade nas vestes que a Bíblia esposa para os santos.

Cuidado  com expressões como :

  • Deus só quer o coração;
  • Não tem nada a ver;
  • Não tem nada a haver;
  • Não sinto de Deus que devo ser assim;
  • Deus não me falou sobre meu porte
  • Não sinto que seja pecado;
  • Deus não quer isso.

3 comentários:

  1. pastor o que significa essa parabola?
    “O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado” Mt 13.33

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Gigi; aguarde que vou comentar!!
    A Paz do Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, muito bom!!!
    Gostei quando o senhor falou tanto dos exagerados que se julgam santos, quanto dos crentes light, os quais, conforme bem dito, adoram se utilizar das frases elencadas acima.
    É, pastor, o reino de Deus é coisa muito séria e se não soubermos lidar com o que CRISTO disse e nos ensinou, coitados de nós...

    ResponderExcluir