domingo, 11 de abril de 2010

JAMAIS VI O JUSTO DESAMPARADO, NEM A SUA DESCENDÊNCIA MENDIGAR O PÃO

Paulo Neves

em 10/04/2010

Como se explica essa passagem no contexto dos países da África: Sl 37.25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão."

Prezado Paulo Neves

Não lhe enviei pessoalmente a postagem porque não recebi seu endereço eletrônico (email), tampouco consegui localizá-lo como seguidor ou inscrito no blog. Se sentir o desejo, inscreva-se, será uma honra para nós tê-lo como seguidor e um dos sugestionadores.

Deus, em Cristo, te abençoe.

Davi declara: "... jamais vi o justo desamparado, nem a sua descendência a mendigar o pão" (Sl 37.25). Mas obviamente isso não é sempre verdade. Muitos dos milhares que passam fome no mundo hoje são cristãos. Até mesmo a Bíblia falou de "um certo mendigo, chamado Lázaro" que estava no céu (Lc 16.20). A afirmação de Davi, então, parece ser falsa.

Primeiro, várias coisas devemos ter em conta com relação à a firmação de Davi. Antes de mais nada, a, a rigor esta não é uma declaração universal – é simplesmente o que Davi disse sobre sua própria experiência. Ele começa dizendo: "fui moço e já, agora, sou velho, porém jamais vi..." (v. 25).

Segundo, ele não diz que o justo nunca passa fome, mas simplesmente que ele, Davi, jamais viu o justo "mendigar o pão". Há uma diferença.

Terceiro, o contexto de sua afirmação era a economia judaica no Antigo Testamento em que ninguém precisaria passar fome, uma vez que alei permitia que o necessitado rebuscasse nos campos (cf. Lv 19,10; Dt 24.21). Com esse sistema, geralmente não havia necessidade de se "mendigar o pão"-ele podia ser respigado de graça nos campos. Na época de Davi, também hoje, muitas crianças passam fome hoje. É necessário considerar o contexto deste Salmo. Israel à época de Davi obedecia às leis do Senhor, que asseguravam que o pobre deveria ser tratado com justiça e misericórdia. A nação, quando obediente, tinha alimento suficiente para todos. Quando se esquecia de Deus, (como é o caso de várias nações hoje, sobretudo a AFRICA – lembremo-nos que quando da primeira fome no mundo, foi a África quem socorreu os necessitados) os ricos o ricos cuidavam somente de seus interesses, e os pobres muito sofriam (Am 2.6,7).

Quando deparamos com um justo sofrendo podemos considerar três situações: a) como os amigos de Jó, podemos dizer que a pessoa acarretou a situação; b) que se trata de uma prova para desenvolver a paciência e confiança da pessoa em Deus; c) podemos ajudá-la. Davi aprovaria apenas a última opção. Embora hoje muitos governos tenham programas para ajudar os necessitados, isto não é desculpa para ignorarmos o pobre e o carente que esteja próximos de nós.

Finalmente, como ocorre no livro de Provérbios, esta afirmação não é para ser tomada de forma universal, mas apenas como uma regra geral numa sociedade organizada, baseada no bem mútuo e comum de acordo com a lei de Deus, segundo a qual aqueles que vivem retamente em geral não terão necessidade de mendigar o pão.

6 comentários:

  1. N concordo com isso,pq Deus n deixa nenhum dos seus filhos desamparados,Davi disse em relação ao justo ,ou seja quem anda nos caminhos e obedece,a verdade é que Deus supre todas as necessidades,diante da vida de Davi quem era justo ele via com os seus próprios olhos a provisão de Deus

    ResponderExcluir
  2. N concordo com isso,pq Deus n deixa nenhum dos seus filhos desamparados,Davi disse em relação ao justo ,ou seja quem anda nos caminhos e obedece,a verdade é que Deus supre todas as necessidades,diante da vida de Davi quem era justo ele via com os seus próprios olhos a provisão de Deus

    ResponderExcluir
  3. A paz JCristo, Excente explanação Pastor, também é bom dizer que ainda que Lázaro passou necessidade, ele foi amparado no fim por Deus e que espiritualmente falando "os descendentes mendigarem o pão", seria não andar em conformidade com a Palavra de Deus, se contentando com as migalhas ou até mesmo comendo outra comida, onde a alma passa fome e sede e precisa se alimentar do pão verdadeiro que é Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Os que guardam a lei de Deus, está em harmonia com este Salmo, De ajudar o seu semelhante. Quem guardam os dez mandamentos honra a Deus e seus próximo e a si mesmo.

    ResponderExcluir
  5. depois duma explicação dessa, eu jamais diria que não concordo...

    ResponderExcluir
  6. Deus não desampara a ninguém, mas o homem sim. Quando o justo governa, o povo se alegra(pois opera a justiça). Mas quando os impios dominam, o povo padece (justos e injustoinjustos;Pv 29:2). O desamparo e a fome são questões de ordem politica e certamente Davi nunca viu nem permitiu, em seu reinado, que estes problemas atingissem aos que andavam em retidão;Que os justos sofressem com os injustos.

    ResponderExcluir