quarta-feira, 21 de abril de 2010

A Psicologia e a Vida Cristã

...que o senhor me esclarecesse como a psicologia se relaciona com a vida espiritual? então... estou preciso muuuito da sua resposta!

um abraço... fica na paz...

Querida irmã. Como vai? É claro que não esqueci de sua solicitação. Estou atendendo pelo menos 50 emails por dia. Isso sem contar as postagens efetuadas junto ao blog. Evidentemente que não posso postar todas as respostas no blog, até porque poderá ser que, alguém descubra para quem estou respondendo vez que, a maioria pede sigilo absoluto. Algumas respostas coloco no blog, outras envio através de email ou pelo mural de recados. No seu caso, postarei no blog, já que constitui uma indagação de boa parte dos cristãos.

Consideremos que a Bíblia Sagrada é o maior manual de comportamento humano do mundo. Ela trata do relacionamento do homem para com Deus, seja sadio, seja doente, consigo próprio e com seu semelhante. Aristóteles resolveu postular que a sede da vida mental é o coração, e, é claro, a Bíblia se utiliza desse termo; "coração", muitas vezes, com sentido de mente. Vejamos, pois que, no sentido absoluto a palavra psicologia avém de duas palavras gregas "Psyché', que significa alma, o conjunto das funções psíquicas e dos estados de consciência do ser humano, que lhe determinam o comportamento, embora não tenha realidade física ou material; e "logos" , que significa razão, estudo.Num sentido etimológico, psicologia significa estudo da alma. Agora temos um ' problema ´: Como estudar a alma se ela existe em forma incorpórea? A mente é a sede onde ocorre a representação das vivências da consciência humana. Ela determina o nosso comportamento. Portanto a definição conotativa de psicologia pode ser a ciência que estuda o comportamento.

CPPC. É instituição cristã, interdenominacional, em que seus membros crêem na Bíblia como palavra inspirada de Deus; na igreja, como o corpo de Cristo e comunidade terapêutica; e que toda verdade científica é compatível com a verdade revelada.

Com respeito à vida mental, disse o profeta Jeremias: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações" Jr 10.9,10.

Conforme está registrado, " formou o Senhor o homem, do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente" (Gn 2.7),o primeiro constituinte do ser humano a ser feito, foi a parte corpórea, tal como - olhos, coluna vertebral, cérebro, pulmões, estômago, fígado, rins, coração e outros membros. O cérebro constitui-se como localizado na que pode caixa craniana. O ser humano passou a ter vida quando o Senhor Deus soprou em suas narinas. Adão passou a ter mente, que é a parte incorpórea do cérebro, que Freud denominou atos de Consciência, e discorreu que "tudo ser objeto de nossa percepção interna é virtual, tal qual a imagem produzida num telescópio pela passagem dos raios luminosos, que são acessíveis a nós". Foi Jung, quem postulo que a mente humana já nasce com potencialidade que impulsiona a procurar Deus.Então, somente através da mente, o ser humano se comunica com o mundo espiritual. A mente está ligada ao mundo material e ao espiritual; é a sede da personalidade; é a fonte da vida; comanda todo o corpo; é a sede da vontade, que permite ao ser humano escolher seguir a vontade Deus ou não.

Sobre o pensamento, Isaias Paim afirma que, o pensamento é a operação mental que nos permite aproveitar os conhecimentos adquiridos através da prática social e combiná-los logicamente, para alcançar uma forma superior de conhecimento.. Por exemplo, chegar a um conceito geral ou soluçai de um problema. Entre as diversas atividades fundamentais do pensamento temos; Elaboração de conceitos; formação de juízo - relação entre dois ou mais conceitos; e raciocínio – relaciona juízos, levando à formação de novos juízos.

O pensamento é o que nos faz diferente uns dos outros. Ainda, discorrendo sobre psicologia, Breton defende que os nossos pensamentos são a única coisa pela qual não podemos ser condenados – desde que não os expressemos. Podemos pensar exatamente o que nos agrada e ninguém mai precisa saber. Breton só esqueceu-se que até dos pensamentos, mais ocultos que sejam, Deus tem conhecimento. Então o cristão deverá ter cuidado até com o que imagina em sua mente. No Antigo Testamento, através da Lei, condenava-se os atos, entretanto, o Novo Testamento condena os motivos. Foi por isso que João disse que "quem odeia seu irmão é homicida".

O nosso pensamento faz com que reflitamos sobre nós mesmos descobrindo os nossos potenciais e limitações. No entanto a maneira como administramos os nossos pensamentos está intimamente relacionado com o nosso estado de saúde ou doença.

Quando uma pessoa é magoada, se ela guardar o sentimento de ter sido ofendida ou desconsiderada, ela poderá transformá-la em uma ansiedade, e esta em raiva. Por sua vez, esta raiva poderá tornar-se um sentimento de culpa, e esta culminar em depressão.

Uma das maneiras plausíveis para os nossos pensamentos possam fluir, e não nos causar transtorno mental e do comportamento, consiste em tentarmos colocar em prática o seguinte aconselhamento do Apóstolo Paulo:

"Tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é amável, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há algum louvor, nisso, pensai" . (Fp 4.8).Jesus disse que o que sai da boca do homem procede do coração. (Mt 15.18)

Minha querida irmã. Eis uma singela explicação da relação entre a psicologia e a vida cristã. Não há como separar. Uma coisa está ligada intrinsecamente a outra. Não podemos desconsiderar a contribuição da psicologia como ciência com respeito à fé cristã. Aos meus alunos, costumo dizer que psicologia, como ciência descoberta tem meio século, entretanto com princípio, ela é tão antiga quanto a criação do homem, vez que Deus é o maior psicólogo, aliás, Ele é O Psicólogo por excelência. Ele quem criou o homem e se faz como o único conhecedor da alma humana na sua totalidade.

Quem estuda psicologia tem a oportunidade de conhecer um pouco mais de si próprio, além de conhecer um pouco mais do ser humano, sobretudo, fazer uso desse expediente para ajudar no sentido terapêutico o ser humano, a família, a igreja e sociedade.

Não tenha temor algum de ser confrontada por alguns fundamentalistas que dizem que a psicologia é coisa do diabo. O diabo não tem coisa alguma. Ele pode é tentar intrometer-se nas questões para confundir, impedir, e promover questões, pois essa é a sua missão, roubar, matar e destruir. O cristão recebeu de Deus o poder de construir.

Paulo disse: "Sede imitadores de Deus...". Imitar a Deus é criar, dar vida, consolar, instruir, orientar, ser criativo, ser organizado, amar, dar a vida....etc...

Quem ataca a psicologia, primeiro é um ignorante, não conhece a psicologia como ciência. Segundo é grosseiro e mal educado, não estudo, não sabe e também não se interessa por conhecer. Terceiro é um medroso, pois tem medo de suas reações, é pessoa insegura, sobretudo, tem traumas da infância que ainda precisam restaurados e, como ' a maior defesa é o ataque' ele prefere atacar, não espaço para ser questionado.

Quem teme a Deus, dá-lhe glória e não será a psicologia ou qualquer um psicólogo que poderá mudar o curso daquilo que está cristalizado como fé em nós e impingido em nossas almas; a Fé em Deus e em Seu Filho Jesus Cristo.

Meu conselho é que, se sentir desejo e Deus confirmar em seu coração, as coisas concorrerem para tal e sentir paz, vá adiante, ingresse na carreira de psicologia, pode ser que Deus esteja te preparando para a defesa de uma causa maior: "... o próximo com a ti mesmo".

Vou segredar-lhe algo. Durante a minha caminhada, tenho conhecido pastores, líderes, antigos na fé que durante anos e anos, décadas, armazenaram em sua memória mazelas funestas. Agora, depois de tanto tempo têm colhido, de certa forma os resultados desses armazenamentos. Afirmam hoje, que não procuraram ajuda porque poderiam ser mal interpretados. Poderiam ser confundidos como pessoas fracas, sem fé em Deus. Arrependidos hoje, dizem, "como seria bom se pudéssemos aprender com os psicólogos crentes".

Como? Se eles mesmos foram os que se levantaram contra os estudantes da época. Foram eles os "inquisidores" que, na ocasião proibiam os crentes de estudarem qualquer coisa inclusive a própria Bíblia.

Estude minha querida. Seja psicologia, seja qualquer outra ciência, mas, jamais esqueça de colocar todas as ciências aos pés de Jesus Cristo e pedir a orientação e sabedoria do Espírito Santo de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário