sexta-feira, 9 de abril de 2010

- “E a ciência se multiplica.....para sua própria confusão e condenação”

Novo ancestral do homem encontrado na África do Sul -

O Australopithecus sediba viveu há 2 milhões de anos e está mais próximo dos ancestrais do Homo sapiens do que qualquer outro australopiteco

Cientistas da África do Sul encontraram um novo ancestral do homem. Os fósseis são de uma fêmea com cerca de 30 anos de idade e um garoto com cerca de 13 anos. Ambos morreram o cair em um fosso de 50 metros, há dois milhões de anos.

Batizada de Australopithecus sediba, a nova espécie de hominídeo viveu em um período histórico com poucos registros fósseis e os cientistas acreditam possa ser mais um degrau na evolução, a frente do Australopithecus africanus, que viveu entre 2,5 milhões a 2,9 milhões de anos atrás e era considerado o o ancestral direto do gênero homo (Homo habilis e Homo erectus, ancestrais do Homo sapiens). A descoberta foi feita no sítio de Malapa, na África do Sul, uma região estudada desde 1935. Os cientistas Lee Berger e Paul Dirks, da Universidade Witwatersrand, em Johannesburgo, descobriram os primeiros vestígios em agosto de 2008, graças ao filho de Berger. Matthew, então com nove anos, foi quem encontrou um pedaço do fóssil, uma clavícula. (Berger, curiosamente, estudou clavículas em seu pós-doutorado.)

Tanto a fêmea quanto o adolescente têm cerca de 1,30 metro. Junto com os hominídeos cientistas encontraram fósseis de animais, roedores, coelhos, um antílope e até um tigre dente-de-sabre. "Sediba", o nome da nova espécie, é uma palavra africana para "fonte". "Consideramos apropriado para uma espécie que pode ser o ponto a partir do qual surge o gênero homo", disse Berger. Artigos sobre a descoberta serão publicados na edição de sexta-feira (9) da revista Science. Haverá um concurso na África do Sul para que estudantes escolham o nome do "ancestral adolescente". "Será parte de uma campanha de educação científica", afirmou Berger.

Até quando vamos ter de conviver com esses absurdos?!!

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI132115-15224,00-NOVO+ANCESTRAL+DO+HOMEM+ENCONTRADO+NA+AFRICA+DO+SUL.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário