segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Os Atos Simbólicos dos Profetas x Vida dos Pastores e Líderes Evangélicos - Final


De todos os profetas, Ezequiel é o mais conhecido por seus atos simbólicos. Os primeiros capítulos de Ezequiel parecem muito com a ficção científica moderna em seus extremos mais estranhos. Ezequiel comeu um rolo (Ez 3.6).

Ele foi atado com cordas e ficou impossibilitado de falar (Ez 3.24-27). Ele desenhou um mapa de Jerusalém sobre uma placa e representou um cerco militar contra o desenho (Ez 4.1-4). Ele se deitou sobre o seu lado direito por 40 dias (Ez 4.4-7). Foi convocado a cozinhar tendo por combustível excremento humano, mas teve permissão de usar esterco de vaca quando reclamou (Ez 4.12-15). Ele cortou o cabelo e a barba e depois dividiu os fios em três partes para representar atos distintos (Ez 5.1-4). Preparou a bagagem e deixou a cidade, abrindo um buraco no muro que a circundava (Ez 12.3-8). Ele tremeu e estremeceu quando comeu com o povo (Ez 12.18).

Após o exílio, Zacarias preparou um coroa para simbolizar o messias de Deus (Zc 6.9-15).

As ações dos profetas levantavam várias questões entre as pessoas. Elas indagavam acerca da santidade mental dos profetas. Perguntavam se eles eram mágicos cujo poder garantia que os atos se concretizassem no mundo real.

Elas observavam outros profetas e levantavam dúvidas quanto ao poder dos atos simbólicos. Chegavam a parar e perguntar se Deus de fato estava falando por meio dos profetas e chamando-as à fé numa nova maneira de interpretar os caminhos de Deus para Seu povo. Vejam que não vivemos momentos diferentes. A história de repete, só mudamos de "palco" e atores, e, muitas vezes, a mensagem, se não estiver de acordo com a "nova" moda, ao tem aceitação.

Os próprios profetas sabiam que Deus havia ordenado aquelas ações, quaisquer que fosse as suspeitas e dúvidas que isso despertasse nos ouvintes. Os profetas sabiam que, sendo humanos, não tinham poderes para dar significado aos atos. Antes, os profetas dependiam de Deus para tomar-lhes os atos, cumprir a mensagem deles e conclamar o povo dar-lhes uma resposta.

Os atos simbólicos eram um método de vital importância para Deus falar a Seu povo, alertando e dando esperança. Desse modo, Deus o convidava a voltar-se para Ele e evitar o julgamento que seus atos tinham tornado inevitável.

Lamentavelmente, hoje não mais temos "profetas" que se mostram preocupados em apresentar a vontade de Deus para o povo. Temos sim, aqueles que, valendo-se da boa fé e da confiabilidade da massa, iludem preferencialmente os incautos, dando a estes uma lisonjeira mensagem e falsa esperança terrestre.

Maquiavel disse: "os homens são tão ávidos por satisfazerem suas necessidades imediatas que um enganador não terá falta de vítimas".

Graças da Deus que ainda existem aqueles que com denodo e destemor mantém-se alistados na milícia dos remidos, um exército que marcha e, mesmo no fragor da disputa, ainda que em minoria, não desistem.

Um comentário:

  1. pr, de uma olhada nos comentários do post:

    "Deus Aprova a Mentira? Como Deus poderia usar “espíritos mentirosos” para fazer Sua vontade se Ele proíbe mentira?"

    estarei enviando mais perguntas

    ResponderExcluir