quarta-feira, 25 de novembro de 2009

O MAL E O SOFRIMENTO

 

Desde que Adão e Eva desobedeceram no Éden, a terra foi amaldiçoada (Gn 3.17-18). Carlos e abrolhos, no sentido literal e figurado, vêm flagelando a humanidade. O mal tem sido ilimitado, e as pessoas têm sofrido. A diversidade de males e sofrimentos é mais bem vista em sete categorias.

  1. Julgamento. Alguns sofrem punição por causa da própria desobediência ou hostilidade contra Deus. Caim sofreu por matar o irmão Abel (Gn 4.13-14). Deus castigou Adoni-Bezeque pelo tratamento desumano que dispensou aos reis vencidos (Jz 1.7). Salomão executou Joabe por matar dois inocentes (1Rs 2.32).Tal retribuição alerta os outros para que evitem a violência.

     

  2. Disciplina. O propósito da disciplina é correção e arrependimento. Quando o profeta Natã anunciou o julgamento de Deus contra Davi pelo adultério com Bate – Seba e pelo assassinato de Urias (2 Sm 11-12), Davi se arrependeu (Sl 51)

     

  3. Aperfeiçoamento. O que os fiéis sofrem não está de modo algum ligado a seus fracassos. Deus envia tais sofrimentos para que cresçam e amadureçam. Às vezes isso vem por intermédio de Satanás ou por pessoas más. Jó 1-2 mostra que Jó, "irrepreensível", estava realmente nessa categoria. Sem saber nem querer, ele fora submetido a uma prova.

     

  4. Perseguição. Pela perseguição, Satanás ou os inimigos de Deus esforçam-se para destruir o povo de Deus ou a fé. A perseguição de Saul contra Davi (1 Sm 23) e a tentativa de Hamã para exterminar os judeus (Et 3.5-6) são exemplo do Antigo Testamento. A perseguição implica sofrimento de uma pessoa por sua fidelidade a Deus. Daniel e seus três amigos sofreram sob essas circunstâncias (Dn 3;6).

     

  5. Sofrimento com propósito. Às vezes o sofrimento encontra sentido em propósitos mais amplos de Deus. José compreendeu que, se os irmãos tramaram seu mal, Deus o usou para o bem , para que sua família fosse salva da fome (Gn 50.20). O Servo de Isaías 53 sofre em lugar do povo de Deus. Seu sofrimento redunda em perdão, paz e cura para o povo (Is 53.5).

     

  6. Consequências naturais. Alguns sofrimentos são a consequência natural de insensatez ou estupidez. Qualquer um que construir uma casa na areia descobrirá que o vento e a água a derrubarão (Mt 7.26-27). Provérbios está repleto de conselhos para que se evitem as conseqüências naturais de formas pecaminosas de viver.

     

  7. Catástrofe. Às vezes terremotos, furacões, vulcões, acidentes aéreos e pragas causam sofrimentos enormes. A morte chega indiscriminadamente para bons e maus. Em termos específicos, esse sofrimento é imerecido. As vítimas do colapso da torre de Siloé ou as vítimas galiléias do pelotão de morte de Pilatos não eram piores que seus vizinhos (Lc 13.1-4). Tal sofrimento destaca a incerteza da vida e nos convoca ao arrependimento enquanto ainda temos tempo.

     

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário