quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Batismo com fogo: O que é?

O internauta Wallace indaga:

1- Certo pastor com o qual eu caminhava, dizia que havia dois tipos de batismo, com o Espírito Santo, e o com fogo:

Mateus 3.11-12

"E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará."

Ele dizia que a palha era nossos defeitos, e o que nos impedia de receber o poder como os apóstolos receberam,de falar nas línguas de outros povos e eles entenderem,

curas, milagres de maneira abundante, seria o batismo com fogo.

Senão me engano ele mencionou até uma profecia que um vaso entregou a ele.

Isso é certo?

 

Respondendo ao internauta Wallace Amorim

Mateus 3.11-12

À luz da Hermenêutica e da Exegese, de acordo com o contexto, o fogo aqui não é o fogo de At 2.3, relacionado ao Espírito Santo, mas é o mesmo fogo dos vs. 10 e 12, o fogo do lago de fogo (Ap 20.15), onde os incrédulos sofrerão a perdição eterna. As palavras de João ditas aqui aos fariseus e saduceus significam que se eles verdadeiramente se arrependessem e cressem no Senhor, este os batizaria no Espírito Santo para terem a vida eterna; doutra sorte, o Senhor os batizará no fogo, lançando-os no lago de fogo como castigo eterno.

João Batista, não podendo sugerir uma pessoa em nome de quem batizasse o povo, apontou para o arrependimento como centro espiritual dos piedosos, e falou de outrem, que usaria outro batismo, não de água, mas como o Espírito Santo e com fogo.

O batismo de João visava somente o arrependimento, para conduzir as pessoas à fé no Senhor. O batismo do Senhor ou visa à vida eterna no Espírito Santo ou leva à perdição eterna no fogo.

O batismo do Senhor no Espírito Santo deu início ao reino dos céus, introduzindo os Seus crentes no reino dos céus, ao passo que Seu batismo no fogo porá fim ao reino dos céus, lançando os incrédulos no lago de fogo.

Portanto, o batismo do Senhor no Espírito Santo, o qual se baseia na Sua redenção, é o início do reino dos céus, enquanto Seu batismo no fogo, que se baseia no Seu juízo, é o fim desse reino.

Assim, neste versículo há três tipos de batismo: o batismo em água, o batismo no Espírito Santo e o batismo no fogo.

O batismo em água, efetuado por João, apresentou as pessoas ao reino dos céus. O batismo no Espírito Santo, efetuado pelo Senhor Jesus, iniciou e estabeleceu o reino dos céus no dia de pentecostes, e o levará até a consumação no final desta era. O batismo no fogo, a ser efetuado pelo Senhor de acordo com o julgamento no grande Trono Branco (Ap 20.11-15), concluirá o reino dos céus.

Os que são tipificados pelo trigo têm vida no seu interior. O Senhor os batizará no Espírito Santo e, pelo arrebatamento, os recolherá ao Seu celeiro nos ares. Os que são tipificados pela palha, como o joio em (Mt 13.24-30), não têm vida. O Senhor os batizará no fogo, lançando-os no lago de fogo.

A palha aqui se refere aos judeus impenitentes, enquanto o joio no capítulo 13 se refere aos cristãos nominais. O destino eterno de ambos será o mesmo: a perdição no lago de fogo (13.40-42).

Nenhum comentário:

Postar um comentário