quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Os galardões são iguais para todos, ou diferem em grau?

O internauta Wallace indaga:

3- A questão de eleição e predestinação, não entendo muito bem,sobre os "escolhidos":

"Mateus 20.16 Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos."

"Mateus 24.22

E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias."

"Mateus 24.24

Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos."

 

Respondendo em parte

Os galardões são iguais para todos, ou diferem em grau? (Mt 19.30; 20.16)

 

Jesus contou uma parábola do seu reino, na qual cada servo recebeu o mesmo pagamento, ainda que cada um tivesse trabalhado um número diferente de horas. Todavia, em outras partes, a Bíblia fala de diferentes graus de recompensa pelo trabalho no reino de Deus (cf. 1 Co 3.33-15; 2 Co 5.10; Ap 22.12)

 

Há diferentes graus de recompensa no céu, dependendo de nossa fidelidade a Cristo na terra. Jesus disse: "e eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras" (Ap 22.12) Paulo disse que a obra de cada crente vai ser provada pelo fogo e, " se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou esse receberá galardão" (1Co 3.14).

Em 2 Coríntios 5 está escrito que todos nós haveremos de aparecer perante o tribunal de Cristo, "para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito"(v.10)

Na parábola de Mateus 20, a questão não é predestinação, eleição, nem que todos os galardões serão o mesmo, mas que todas as recompensas são pela graça. É para mostrar que Deus recompensa com base na oportunidade, não simplesmente de acordo com a realização.

Nem todos os servos tiveram igual oportunidade para trabalhar para o senhor o mesmo número de horas; entretanto, todos receberam o mesmo pagamento. Deus olha para a nossa disposição assim como para as nossas ações, e nos julga segundo esses dois aspectos.

Observemos que os últimos são os trabalhadores que vieram por último, e os primeiros, os que vieram primeiro. Para trabalhar, os primeiros vêm primeiro, mas para receber o galardão, os últimos tornam-se os primeiros. É assim que o Senhor faz dos últimos primeiros e dos primeiros, últimos.

Por último, os versículos que você (Wallace) cita, nada têm com predestinação ou eleição. Estes dois últimos, em breve postarei com detalhes.

Quanto ao versículo 24 de Mateus 22, os "escolhidos" são os judeus. Este evento ocorrerá no período da Grande Tribulação, o que também é assunto para outro momento.

2 comentários:

  1. Mestre,tirei minhas dúvidas tmb.a paz do Senhor

    ResponderExcluir
  2. Muito agradecido, pastor João Luiz, esclarecedoras, no aguardo de outros posts...

    Eqto isso mais perguntas no e-mail hehe

    ResponderExcluir