segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pastor João, o Sr. Poderia explicar o que significa hermenêutica e exegese, pois, tenho visto e ouvido muitos pregadores usando esta expressão, mas muitos de nós não sabemos de fato o que é e como fazer uso dela na Bíblia.

Pastor João, o Sr. Poderia explicar o que significa hermenêutica e exegese, pois, tenho visto e ouvido muitos pregadores usando esta expressão, mas muitos de nós não sabemos de fato o que é e como fazer uso dela na Bíblia.

 

Ev. Soares - em Pelotas RS

 

 

O que é HERMENÊUTICA?

 

Meu querido irmão Soares.

Origem do Termo

O termo "hermenêutica" provém do verbo grego "hermēneuein" e significa "declarar", "anunciar", "interpretar", "esclarecer" e, por último, "traduzir". Significa que alguma coisa é "tornada compreensível" ou "levada à compreensão".

Filosoficamente têm-se que o termo deriva do nome de Hermes, que na mitologia grega é um deus, o deus Hermes. O certo é que este termo originalmente exprimia a compreensão e a exposição de uma sentença "dos deuses", a qual precisa de uma interpretação para ser apreendida corretamente.

Precisamos saber quem foi Hermes!

[(Hermes, mensageiro ou intérprete da vontade dos deuses, (daí o termo hermenêutica) era um deus grego correspondente ao Mercúrio romano. Era um dos 12 deuses do Olimpo. Filho de Zeus e de Maia, nasceu na Arcádia, revelando logo extraordinária inteligência. Conseguiu livrar-se das fraldas e foi à Tessália, onde roubou parte do rebanho guardado por seu irmão Apolo, escondendo o gado em uma caverna. A seguir voltou para o berço, como se nada tivesse acontecido. Quando Apolo descobriu o roubo, conduziu Hermes diante de Zeus, que o obrigou a devolver os animais. Apolo, no entanto, encantou-se com o som da lira que Hermes inventara e ofereceu em troca o gado e o caduceu. Mais tarde, Hermes inventou a siringe (flauta de ), em troca de que Apolo lhe concedeu o dom da adivinhação.Foi famoso também por ser o único filho que Zeus tivera que não era filho de Hera, que ela gostou, pois ficou impressionada pela sua intêligencia.

Divindade muito antiga, Hermes era invocado, a princípio, como deus dos pastores e protetor dos rebanhos, dos cavalos e animais selvagens; mais tarde tornou-se deus dos viajantes, e em sua homenagem foram erguidas estátuas à beira das estradas (hermas). Posteriormente, Hermes tornou-se deus do comércio e até dos ladrões; para proteger compradores e vendedores, inventou a balança. Hermes era quem guiava as almas dos heróis ou pessoas importantes até o rio Estige, lugar que ligava o reino dos vivos com o reino dos mortos. Também considerado deus da eloqüência e patrono dos esportistas, é representado como um jovem de belo rosto; normalmente nu vestido com túnica curta. Na cabeça tem um capacete com asas, calça sandálias aladas e traz na mão seu principal símbolo, o caduceu.

Pã foi fruto dos amores de Hermes com a ninfa Dríope. Ela não foi a única mortal nem a única deusa honrada pelos seus favores. Teve ainda como amantes, Acacalis, filha de Minos; Herse, filha de Cécrope; Eupolêmia; Antianira, mãe de Equion; Afrodite, a deusa do amor, com quem teve Hermafrodito; a ninfa Lara, náiade de Almon; e finalmente sua irmã, a deusa Perséfone, a quem pediu em casamento para Deméter, mãe da moça, que recusou o pedido. Mas foi Hermes quem tentou resgatar Perséfone do reino dos mortos quando ela foi seqüestrada por Hades

Tenta-se explicar desde os séculos XVII e XVIII a utilização do termo no sentido de uma interpretação correta e objetiva da Bíblia. Spinoza é um dos precursores da hermenêutica bíblica.

Há muitos defensores que, o termo "hermenêutica" derive do grego "ermēneutikē" que significa "ciência", "técnica" que tem por objeto a interpretação de textos religiosos ou filosóficos, especialmente das Sagradas Escrituras; "interpretação" do sentido das palavras dos textos; "teoria", ciência voltada à interpretação dos signos e de seu valor simbólico.

 

Conceito

A hermenêutica não visa o saber teórico, mas sim o uso prático, isto é, a práxis ou a técnica da boa interpretação de um texto falado ou escrito. Trata-se aí da "compreensão", que se tornou desde então o conceito básico e a finalidade fundamental de toda a questão hermenêutica. Schleiermacher define a hermenêutica como "reconstrução histórica e divinatória, objetiva e subjetiva, de um dado discurso".

Compreensão é apreensão de um sentido, e sentido é o que se apresenta à compreensão como conteúdo. Só podemos determinar a compreensão pelo sentido e o sentido apenas pela compreensão.

Compreensão comparativa: Apoia-se em uma multiplicidade de conhecimentos objetivos, gramaticais e históricos, deduzindo o sentido a partir do enunciado.

Compreensão divinatória: Significa uma adivinhação imediata ou apreensão imediata do sentido.

 

O que é EXEGESE?

A palavra grega exégesis, significa conduzirm, guiar, dirigir, governar, explicar pormenorizadamente, interpretar. Exegese é a exposição, a operação de interpretar. Enquanto a hermenêutica é a ciência da interpretação, a exegeses é a aplicação dessa ciência à Palavra de Deus. A hermenêutica é a ci~encia da interpretação, e a exegesese a extração dos pensamentos que assitiam ao escritor sagrado quando este redigia determinada porção da Escritura.

A exegese é a ciência da correta interpretação das Sagradas Escrituras e possui as suas próprias leis de interpretação, que devem ser entendidas e aplicadas corretamente para se desobrir o sentido exato de determinada passagem bíblica.

Para um maior esclarecimento e aprendizado, faz-se necessário estudar as duas "ciências", obedecendo suas leis e regras, sobretudo fazer exercícios práticos através de textos bíblicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário