segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Os Atos Simbólicos dos Profetas x Vida dos Pastores e Líderes Evangélicos – Parte 1

Os Atos Simbólicos dos Profetas x Vida dos Pastores e Líderes Evangélicos

Com tristeza observamos o testemunho de alguns supostos pastores/ líderes evangélicos e a contramão que suas vidas impõem ao Evangelho. Eles em nada se assemelham aos verdadeiros homens de Deus, os quais, chamados para exercerem o ministério, legaram de fato suas vidas em favor da Causa do Mestre.

A palavra profética, nos tempos bíblicos, tornava-se palavra viva para os profetas. Muitas vezes, Deus os chamava para fazerem retratar mais que pregar. Ele os levava a retratar a mensagem na própria vida.

Os profetas tinham de experimentar o significado e as conseqüências da palavra de Deus para Seu povo. Assim, seus atos simbolizavam para o povo o que Deus faria a Israel. Não o que eles desejavam que fosse feito ao povo.

Como podemos ver, os atos dos modernos pastores e líderes, se submetidos ao mínimo crivo bíblico deporá contra o que pregam. E o povo: Como fica nessa história?

Ao convocar os profetas para realizarem atos simbólicos, Deus lhes dava uma tarefa nada fácil. A palavra tinha de se tornar concreta na família deles. Para Isaías, por exemplo, o nascimento dos filhos e o ato de lhe dar nome tornaram-se ocasiões de pregação para os israelitas.

Ele chamou um filho Um Resto – Volverá e o outro Rápido – DespojoPresa –Segura

(Is 7.3; 8.3).

Esses nomes estranhos faziam as pessoas refletirem quando observavam o profeta andar profeta pela rua com os filhos. Resto era um sinal de desastre na guerra ou um esperança de novo crescimento no futuro? Volverá referia-se às conseqüências da batalha ou à volta e ao arrependimento espiritual?

Este sim é um verdadeiro "Ato Profético"! Ato profético deve ter sentido de fazer o povo voltar-se para Deus e buscar corrigir-se do caminho ímpio. Muitos tem se valido desta expressão para "goela-abaixo" serem aceitos e, assim impingir na mente do povo, falácias, fábulas, enganos e mentiras com pseudo-revelações.

Quem era rápido para despojar e quem seria a presa? O povo de Deus tinha de ouvir a pregação do profeta a fim de determinar o significado, mas o nome dos filhos fazia com que ficassem suficientemente curiosos e ouvissem.

Isaías deu outro nome simbólico a uma criança mais misteriosa – Emanuel, Deus conosco (Is 7.14; 8.8,10). Isso certamente chamou a atenção dos ouvintes, quando Isaías anunciou o nascimento de outra criança importante (Is 9.6). Os cidadãos de Jerusalém sabiam que o profeta fazia mais do que agir como um louco quando andou despido pela cidade durante três anos, anunciando os atos de Deus contra os inimigos de Israel ao sul (Is 20).

2 comentários:

  1. esse é o verdadeiro evangelho e eu quero de volta, pastor eu estou cansada das pregações de hj em dia, onde se fala q Deus vai dar, vitória, e coisas do tipo, n foi por isso q eu me converti, n eh por isso q um mendigo deixa de ser mendigo e vira pastor, n é por isso q alguém abandona o pecado, mas pela Verdade. mas do jeito q estah, estah dificil, mtas x entramos desesperados, por ouvi-la, mas saimos apenas com esperanças materias.
    Quem nos ensinará o caminho q devemos andar, quem nos dirá o q darmos a Deus. Mas graças a Deus q ainda temos a bíblia, pq se dependessemos de mtas pregações de hj em dia, nos tornariamos anorexos espirituais.
    é importante sim vitoria financeira e talz, mas se n tivermos com a vida em conformidade com a palvra de nda nos adiantará ganharmos o mundo.
    vai um protesto: Que a palavra de arrependimento volte aos púptos e seja deposta a falsa profecia.

    ResponderExcluir
  2. é verdade Gisele, a situação está cada vez mais entristecendo os corações daqueles que buscam e amam a essência do evangelho.

    Creio que Deus irá mudar esse quadro.

    Começando por nós, fazendo a diferença...

    ResponderExcluir