quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Devemos guardar um "sábado”? - Não é um dos 10 mandamentos?

O internauta Wallace indaga:

2- Devemos guardar um "sábado"?

Um dia em sete para dedicarmos única e exclusivamente a Deus?

Não é um dos 10 mandamentos?

Não tenho essa questão muito bem esclarecida em minha mente.

Respondendo

O sábado (Mt 12.1-8)

Santificar o sábado

Embora a guarda do sábado fosse um sinal entre Deus e os "filhos de Israel" (Êx 31.17), essa parte da lei tem preciosa instrução para nós cristãos. Ensina-nos:

  1. Que trabalhar seis dias em sete é o suficiente.
  2. Que um descanso semanal é proveitoso física, mental e espiritualmente.
  3. Que um preocupação constante com o trabalho material pode resultar em prejuízo espiritual.
  4. Que Deus compreende melhor do que nós o nosso maior proveito
  5. Que o povo de Deus, nos seus dias disponíveis, tende a ocupar-se com serviço espiritual.
  6. Que o homem precisa trabalhar seis dias para merecer o descanso no sétimo.

Um dia de descanso, conforme mencionamos era concedido a Israel como privilégio: o sinal da aliança com Jeová. Não era baseado nos eternos princípios da moralidade como os outros mandamentos; seu caráter era mais cerimonial que moral, e o privilégio do descanso semanal poderia perder-se caso fosse violada a aliança. O Senhor "expõe toda a condição do povo perante Deus, (Mt 12.1-8) mostrando que devido à sua descrença nEle, o Senhor do sábado, os judeus, rejeitando-O, perderam o direito ao sábado."

Davi, o rei ungido, mas rejeitado, tinha necessidade de pão, e a aliança, com seus privilégios e cerimônias, estava suspensa, devido à rejeição do ungido do Senhor. Por isso o pão sagrado era, num sentido, comum. Quanto mais quando o antítipo de Davi estava no mundo, mas rejeitado, e eles estavam ocupados com a santidade do dia de descanso que Deus lhes tinha dado!Como podia o sábado permanecer para aqueles que rejeitaram o Senhor do sábado?

As palavras do Senhor aqui implicam que Ele é o verdadeiro Davi. Davi, aparentemente violando a lei levítica, comeu do pão da proposição. Agora, o verdadeiro Davi e Seus seguidores foram rejeitados e os discípulos colheram espigas e comeram, aparentemente indo contra o preceito sabático. Assim como Davi e seus seguidores não foram considerados culpados, assim também Cristo e Seus discípulos não deveriam ter sido condenados.

Além do mais, as palavras do Senhor aqui implicam a transição dispensacional do sacerdócio para a realeza. Nos tempos antigos, o surgimento de Davi mudou a dispensação, da era dos sacerdotes para a dos reis, na qual os reis estavam acima dos sacerdotes. Na era dos sacerdotes, o líder do povo tinha de dar ouvidos ao sacerdote (Nm 27.21-22). Mas na era dos reis, os sacerdotes tinham de submeter-se ao rei (1Sm 2.35-26).

Portanto, o que fez o rei Davi juntamente com seus seguidores não foi ilegal. Agora, a vinda de Cristo mudou a dispensação novamente, desta vez da era da lei para a da graça, na qual Cristo está acima de tudo. O que quer que Ele faça está correto.

Como Senhor do sábado, uma transição que lhe reivindicava os direitos, Ele tinha o direito de mudar os preceitos relacionados ao sábado.

De forma mais detalhada podemos asseverar:

  1. A base para o mandamento de observar o sábado, como estabelecido em Êxodo 20.11, é que Deus descansou no sétimo dia, depois de seis dias de trabalho, e que Ele abençoou e santificou o sétimo dia. O dia de sábado foi instituído como um dia de descanso e culto. O povo de Deus deveria seguir o exemplo do próprio Deus, no seu trabalho e descanso. Entretanto, como Jesus disse, corrigindo a visão distorcida dos fariseus, "O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado" (Mc 2.27). O que Jesus quis dizer é que o sábado não foi instituído para escravizar as pessoas, mas para beneficiá-las. O espírito da observância do sábado é preservado no Novo Testamento com a observância do descanso e do culto no primeiro dia da semana.
  2. Deve-se lembrar que, de acordo com Colossenses 2.17, o sábado era uma "sombra das coisas que haviam de vir, porém o corpo é de Cristo". A observância do sábado estava associada com a redenção citada em Deuteronômio 5.15, onde Moisés determinou: "porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o senhor teu Deus te tirou dali com mão poderosa, e braço estendido: pelo que o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado". O sábado era sombra da redenção que viria com Cristo; simbolizava o descanso de nossas obras e a entrada no descanso que Deus propiciou com a sua obra consumada.

Finalmente, embora os princípios morais expressos nos mandamentos sejam reafirmados no Novo Testamento, o mandamento de separa o sábado como o dia de descanso e de culto a Deus é o único mandamento que não é repetido. Há muito boas razões para isso.

Os crentes do Novo Testamento não estão debaixo da Lei do antigo Testamento (Rm 6.24; Gl 3.24-25). Pela ressurreição de Jesus no primeiro dia da semana(Mt 28.1), por suas contínuas aparições em vários domingos (Jo 20.26), e pela descida do Espírito santo num dia de domingo (At 2.1), a igreja primitiva passou a cultuar no domingo, regularmente (At 20.7; 1Co 16.2).

O culto no domingo foi ainda consagrado pelo Senhor quando ele apareceu a João naquela última grande visão "no dia do Senhor" (Ap 1.10). É por estas razões que os cristãos cultuam no domingo, em vez de o fazerem no sábado do judeus.

3 comentários:

  1. Pastor, eu estou pensando em trabalhar no shopping esse fim de ano, será q estaria pecando nisso? pq msmo o shopping, se trablha 6 dias e tem uma folga, mas queria saber a sua opinião a respeito.
    Paz!!

    ResponderExcluir
  2. http://prjoaoluizmarquesrespondendobiblia.blogspot.com/2009/05/o-sentido-da-palavra-descansou-em.html

    aqui tbm tem um lampejo sobre o assunto acima rsrs

    a Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  3. obs: o assunto acima q eu meu refiro é o tema( Devemos guardar um "sábado”? - Não é um dos 10 mandamentos?)

    ResponderExcluir