segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Deus Aprova a Mentira? Como Deus poderia usar “espíritos mentirosos” para fazer Sua vontade se Ele proíbe mentira?

Como Deus poderia usar "espíritos mentirosos" para fazer Sua vontade ele proíbe mentira?

As Escrituras ensinam que "Deus é a verdade" (Dt 32.4 SBTB) e que "é impossível que Deus minta" (Hb 6.18). Ainda, Deus nos ordena a não mentir (Êx 20.16), e ele punirá com severidade aqueles que forem mentirosos (Ap 21.8). Contudo, apesar de tudo isso, nesta passagem Deus é representado como Aquele que recruta um espírito de mentira para seduzir o rei Acabe a selar o seu próprio destino. O texto diz: "Eis que o Senhor pôs o espírito mentiroso na boca de todos estes teus profetas" (1Rs 22.23).

Vários fatores devem ser considerados para entendermos esta situação.

Primeiro, trata-se de uma visão. Como tal, é uma visão de uma cena no céu, que procura explicar a autoridade soberana de Deus com imagens de sua posição como rei.

Segundo, toda encenação disso representa Deus com a ampla autoridade que ele possui, de forma que até mesmo os espíritos malignos aparecem como estando sujeitos ao controle final de Deus.

Terceiro, o Deus da Bíblia, em contraste com os deuses das religiões pagãs, soberanamente está no controle de todas as coisas, inclusive das forças malignas que ele usa para realizar os seus bons propósitos (cf. Jó 1-3).

Quarto, a Bíblia às vezes fala de Deus "endurecer" o coração das pessoas ou ainda de enviar-lhes a "operação do erro, para darem crédito à mentira" (2Ts 2.11). Entretanto, examinando com mais cuidados o texto, descobrimos que Deus agiu assim somente nas pessoas que por si mesmas tinham endurecido o seu coração (Êx 8.15) e que não haviam dado "crédito à verdade" (2Ts 2.12).

Para resumir, Deus não está aprovando a mentira. Ele simplesmente a está utilizando para cumprir Seus propósitos. Deus não está promovendo a mentira, mas permitindo que ela venha trazer juízo sobre o mal.

Isso significa que o Senhor, visando os Seus propósitos de justiça, permitiu que Acabe fosse enganado por um espírito maligno, por meio do qual Deus sabia, segundo a sua onisciência, que a Sua soberania e boa vontade acabaria sendo realizada.

4 comentários:

  1. A paz do Senhor moré!
    Aproveitando o ensejo, se Deus aprova ou não determinadas coisas, gostaria de fazer um pedido:
    Recebi um e-mail, a respeito de namoro cristão, onde um servo do Senhor descreve o seu posicionamento com relação ao referido assunto. Precisei colocar a minha posição, tomando por base a Bíblia Sagrada. Porém, fica aqui a minha indagação: Deus aprova o namoro? Qual é a orientação Bíblica quanto ao namoro? Quais são os riscos que o namoro pode trazer para a vida do crente? É possível casar sem namorar?
    Por gentileza, solicito uma postagem sobre este assunto, que provavelmente é dúvida de muitas pessoas que estão inseridas no nosso dia-dia e, estão sem nenhuma orientação.
    Desde já, agradeço, que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Queria saber essa do rafael tb,

    a paz de Cristo Jesus!

    ResponderExcluir
  3. quem é o pai da mentira? achei que era satanás mais vi que não!

    ResponderExcluir