quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Unção, Nova Unção, Unção dos 04 Seres Viventes, Modismos etc” Parte 2.

 

 

  • Lamento profundamente o ocorrido e culpo a nós mesmos, os pastores que não temos cuidado do rebanho da forma e maneira que Deus nos confiou. Não temos tempo ou culto para ensinar a Palavra de Deus com primazia. Nossos cultos tem e tudo menos ensino ou exposição da Palavra como ela realmente é e deve ser pregada. Tal cantora até se desculpou, entretanto, quanto prejuízo sua atitude anterior não deve ter causado no Reino.

 

 

  • Acredito e respeito aqueles que, tementes a Deus, tenham recebido uma visita do Espírito Santo, tão plena que não sabem o que esteja ocorrendo consigo mesmo, como foi o caso de uma jovem que me procurou ontem, e precisava de orientação bíblica de como proceder nesses casos. Entretanto não podemos aceitar biblicamente como sendo a suposta "unção dos quatro seres viventes".

 

  • Meu respeito a você que esteja "empolgado". Infelizmente não posso fazer vista grossa a esses modismos e, concordar com esse falso ensino.

 

 

  • Os quatro seres viventes cantam sem cessar uma única canção, uma eterna celebração de louvor: "Santo, Santo, Santo". Esse estribilho tem sido entoado nos céus desde o início do mundo e foi ouvido por Isaías há muito tempo. Os seres viventes ainda continuavam cantando quando João visitou o céu.

 

  • Deus não é egoísta a ponto de criar bajuladores para sentarem-se ao seu lado e entoar-lhe louvores. Se assim fosse, teria feito esses seres fracos e dependentes. No entanto, temos a impressão de que Deus criou esses quatro seres tão poderosos e ferozes quanto possível. Apesar disso, estão tão perto do trono de Deus, que se sentem completamente envolvidos por sua presença. Gozando eternamente de sua glória, nada lhes resta a não ser adorá-lo.

     

  • Mas o que existe em Deus capaz de envolvê-los ou dominá-los? É a sua santidade e não a sua sabedoria, poder ou glória. A santidade de sua presença é tão poderosa que aniquila os impuros que se aproximam (Êx 28.35,43;30.20,21). Talvez C.S. Lewis tenha expressado melhor essa idéia quando disse que nosso corpo mortal é demasiadamente fraco para suportar uma simples fração da presença de Deus. Certamente nos desfaríamos caso experimentássemos um pouco mais dessa presença.

     

  • Os nossos corpos não serão glorificados para que estejam protegidos do sofrimento, mas para que sejamos fortalecidos e assim possamos estar na presença de Deus.

 

 

 

  • Deus restaura, sim, a nossa unção recebida dEle, entretanto isso não significa "uma nova unção", como estão pregando, propalando e divulgando, inclusive por figuras internacionalmente conhecidas, sobretudo do Movimento Pentecostal. A unção coletiva do Espírito Santo sobre os membros do corpo de Cristo; aqueles que são regenerados pelo Espírito 2Co 1.21; 1Jo 2.20,27, é chamada de "unção do santo" 1Jo 2.20. Unção que nos separa do mal; que nos santifica para Deus e para o Seu uso. Nada de mistura com o mal, com as trevas, com o pecado ou com qualquer outra coisa que é oposto a Palavra de Deus e a Sua vontade. É unção que fica, "fica em vós", 1Jo 2.27. É unção que permanece. É unção que ensina. "A sua unção vos ensina 1Jo 2.27. "Que vos ensina todas as coisas", pois o Espírito sabe todas as coisas. É unção que não mente. "E não é mentira" 1Jo 2.27. Isto é, ela não contém engano, logro, fraude, falsidade, truque, desonestidade. Neste caso, João é claro dizendo em outras palavras que : a) Todos os crentes podem estudar e conhecer a verdade de Deus e aprender uns dos outros, mediante o mútuo ensino, exortação e instrução (Mt 28.20; Cl 3.16; Ef 3.18); b) Dessa forma, os crentes têm duas salvaguardas contra o erro doutrinário, a revelação bíblica(1Jo 2.24) e o Espírito Santo; c) O crente não precisa dos que ensinam doutrinas extrabíblicas.O termo unção, na Bíblia, remete para óleo, azeite; símbolos do Espírito Santo.Em outra palavras, os crentes devem permanecer no ensino da Unção dada por Jesus. Ainda, devemos atentar para o cuidado de que Deus é soberano e opera como, quando e por quem ele quer! Entretanto, dentro de um princípio de uma descomprometida hermenêutica, Deus nunca contradiz a sua Palavra.Enfim, a unção que dEle recebemos é unção que fica.

     

     

  • Pessoas e coisas eram ungidas no Antigo Testamento a fim de significar santidade ou separação para Deus: colunas (cf Gn 28.19; o tabernáculo e seu mobiliário9Êx 30.22 e segs.); os escudos (2Sm 1.21; Is 21.5; provavelmente a fim de consagrá-los para a 'guerra santa'. Vd Dt 23.9 e segs.); os reis (Jz 9.8; 2Sm 2.4; 1Rs 1.34); os sacerdotes (Êx 28.41); os profetas (1Rs 19.16). A importância e a solenidade da unção é demonstrada, primeiramente, pelo fato que era uma ofensa capital compor o azeite santo para qualquer propósito comum (Êx 30.32,33); em segundo lugar, pela autoridade que a unção emprestava, de tal modo que por exemplo, apesar de os colegas comandantes de Jeú terem zombado do profeta chamando-o de 'louco', não ousaram resistir as implicações de sua ação, mas aceitaram sem levantar dúvidas que aquele que fora ungido como rei certamente devia ser rei (2Rs 9.11-13); em terceiro lugar, pelo efeito produzido no ungido, quando a pessoa ou coisa ungida se tornava santa (Êx 30.22-33) e sacrossanta (1Sm 24.7, etc.).

 

 

  • Fundamentalmente, a unção era um ato de Deus (1Sm 10.1)e não de homem – que explica o respeito em que era mantida – enquanto que a palavra 'ungido' era usada até mesmo metaforicamente para significar a doação do favor divino (Sl 23.5;92.10) ou nomeação para algum lugar ou função especial do propósito de Deus (Sl 105.15; Is 45.1). Além disso, a unção simbolizava equipamento para o serviço, e é associada ao derramamento do Espírito de Deus (1Sm 10.1,9; 16.13; Is 61.1; Zc 4.1-14).

 

  • Esse emprego é levado até o Novo Testamento (At 10.38; 1Jo 2.20,27). O uso do azeite para ungir os enfermos (Tg 5.14) é algo que aponta para o Espírito Santo, o doador da Vida.

 

 

3 comentários:

  1. Meus parabéns pelo artigo meu amigo... e se não tomar-mos cuidado vai virar moda dentro de nossas Igrejas... esclarecer/ensinar, é a melhor maneira de vacinar as nossas igrejas dessas coisas... um abraço.

    Pr. Gualter

    ResponderExcluir
  2. Coisa triste mesmo... torno-me redundante em falar (já que volta e meia falo disso), mas por que será que nós, seres humanos, temos a necessidade de complicar tudo?
    Seria tão mais proveitoso vivermos um evangelho simples (e, ao mesmo tempo, grandioso), ao invés de inventarmos moda gospel (só falando assim...) de tempos em tempos...
    Que Deus tenha misericórdia de nós (e Ele tem, essa é a boa notícia!).

    ResponderExcluir
  3. Amém ! Também penso assim, mas achei importante uma publicaçao pois dentro de nossa igreja temos pessoas que concordam com as atitudes da tal cantora e isso causa uma péssima influencia para os jovens que a admiram. A Paz e obrigada pelos esclarecimentos !

    ResponderExcluir