quarta-feira, 9 de setembro de 2009

" O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO" Parte 9

continuação 5. Habitação
Hoje, Deus habita nos corações de seus servos fiéis. Seus corpos são seu templo. Isto não significa que o Espírito Santo sussurra coisas nos ouvidos deles, ou lhes dá algum sentimento ou intuição especial; de fato, a Bíblia não diz nenhuma palavra sobre como nos sentimos quando o Espírito está em nós. Esta habitação não é alguma experiência mística na qual a pessoa sente mesmo a condução do Espírito em sua vida. Quando a pessoa segue seus próprios palpites e diz que isso é aceitar a orientação do Espírito Santo, ela realmente acha que seus próprios sentimentos sejam Deus. O verdadeiro modo pelo qual o Espírito nos guia é através de sua palavra, "a espada do Espírito. Se alguém vive em nós significa que pensamos nele todo o tempo, que temos as mesmas atitudes que ele teria, que o amamos, que respondemos prontamente ao que ele nos peça para fazer e queremos ser o que ele quiser que sejamos. Estamos tão perto do Senhor que possa ser dito verdadeiramente que o Espírito Santo habita em nós.
Podemos entender mais facilmente o Espírito Santo e sua obra distinguindo as várias coisas que ele fez e os diferentes modos pelos quais os fez. No Novo Testamento, os apóstolos e Cornélio foram batizados no Espírito para revelar a mensagem do evangelho e para demonstrar a aprovação de Deus para a conversão dos gentios. Os apóstolos impuseram suas mãos em alguns indivíduos dando-lhes dons espirituais para edificar a igreja e confirmar a palavra. Ninguém hoje recebe o Espírito Santo do mesmo modo; hoje o Espírito Santo habita nos corações dos cristãos.
B . Quem tem o Espírito Santo são os que falam em línguas?
Não, não é verdade e o demonstraremos logo mediante as Escrituras. Porém antes de tudo é necessário fazer esta premissa. Quando se ouve dizer a alguns Cristãos que quem não fala em outras línguas não tem o Espírito Santo, não se deve entender esta frase no sentido que quem não fala em outras línguas não tem minimamente o Espírito Santo ou que não está salvo, mas só que ele não recebeu ainda o batismo no Espírito Santo que é uma experiência subseqüente ao novo nascimento. Estes Cristãos não querem, pois dizer que um crente que não fala em outras línguas não está salvo ou que não é um filho de Deus, da maneira mais absoluta. Permanece, todavia verdade que eles usam uma expressão imprópria, ou melhor, errada, porque ela dá a entender que quem não fala em outras línguas não é um filho de Deus. E que muitos percebem esta expressão desta maneira, vê-se pela reação de muitos crentes que ouvindo dizer uma semelhante frase diante de si, como eles não falam em outras línguas, assim se zangam sentindo-se ofendidos. A dita expressão deve então ser rejeitada mesmo se por alguns não é usada para dizer uma coisa errada.

Há, porém outros que quando usam esta expressão querem dizer mesmo que quem ainda não fala em outras línguas não tem o Espírito Santo pelo que não é ainda de Cristo, e por isso está ainda perdido. Eu demonstrarei a falsidade desta afirmação com este sentido. Para fazer isto, porém é preciso antes de tudo explicar o que é falar em outras línguas; uma vez isso explicado será mais fácil perceber a falsidade da dita afirmação.

Ora, segundo quanto ensina a Escritura o falar em outras línguas é um fenômeno espiritual produzido pelo Espírito Santo no crente quando este é batizado (por Cristo) no Espírito Santo, em outras palavras quando o crente é cheio do Espírito Santo. Que sermos batizados com o Espírito Santo e sermos cheios com o Espírito Santo é a mesma experiência é confirmado pelo fato de Jesus antes de subir ao céu ter dito aos seus discípulos que entre não muitos dias seriam batizados com o Espírito Santo (conforme. Atos 1.5) e, poucos dias depois quando se cumpriu esta promessa de Cristo eles foram cheios do Espírito Santo conforme esta escrito: "E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem".

Ora, o que aconteceu quando eles foram cheios de Espírito Santo? Eles começaram (o que significa que antes isso não acontecia) a falar em outras línguas conforme o que o Espírito lhes concedia que falassem. Eis, pois quando apareceu pela primeira vez o falar em outras línguas na vida dos discípulos do Senhor. Estabelecido que falar em outras línguas se segue imediatamente ao enchimento de Espírito Santo, é evidente que ele é um sinal que atesta que o crente experimentou o enchimento de Espírito Santo. Se então este fenômeno espiritual falta, isso quer dizer que ainda o crente em questão não foi ainda cheio de Espírito Santo ou batizado com o Espírito Santo.

É necessário então que o peça; ‘Mas então este crente que ainda não fala em outras línguas não tem ainda o Espírito Santo porque não está cheio dele?’ Não, aqui é necessário fazer uma precisão, não é que ele não tenha o Espírito Santo, ele não está é cheio dele, o que é diferente. Façamos um exemplo; se eu digo que o meu copo não está cheio de água, não quero certamente dizer com isto que dentro dele não há uma gota de água, mas apenas que não há fartura de água no seu interior para podê-lo definir cheio. Um pouco de água há então, mas não até cima ou quase.

A mesma coisa vale para um cristão que ainda não está cheio de Espírito Santo, ele tem uma certa medida de Espírito Santo, mas não está ainda cheio dele. E que o crente que ainda não foi batizado com o Espírito Santo, ou cheio de Espírito Santo, tem uma medida de Espírito Santo nele é atestado pelo fato de ele se sentir ser de Cristo, de ser um filho de Deus e de fato chama a Deus Pai. Como pode ter esta segurança no seu interior? Em virtude do testemunho do Espírito Santo que está no seu coração. Paulo explica isto aos Romanos quando diz: "Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai.

O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados." Estando, pois assim as coisas, o crente ainda não cheio de Espírito Santo, é de Cristo, é um filho de Deus, e isso em virtude daquela medida de Espírito Santo que está nele desde o momento em que creu. Se ele não tivesse esta medida de Espírito Santo, então sim não seria de Cristo conforme o que está escrito: "Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele,mas dado que Ele a tem porque no momento em que se arrependeu dos seus pecados e creu em Cristo o Espírito Santo veio numa certa medida habitar nele, então ele é de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário